1 / 34

A Beleza da Mensagem de Saúde

A Beleza da Mensagem de Saúde. Nosso Criador fez todas as coisas belas, perfeitas e com o propósito de nos abençoar e nos fazer feliz.

eli
Télécharger la présentation

A Beleza da Mensagem de Saúde

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Beleza da Mensagem de Saúde

  2. Nosso Criador fez todas as coisas belas, perfeitas e com o propósito de nos abençoar e nos fazer feliz.

  3. A beleza da mensagem de saúde que Deus deu ao seu povo, principalmente para os nossos dias, tem sido manchada por muitos mitos e tabus inventados pelo enganador a fim de enfraquecer a nossa mente para não compreendermos as verdades da Palavra de Deus. Veremos agora alguns destes mitos que tentam macular a beleza dessa mensagem.

  4. MITO 1 “Saúde não tem nada haver com religião.” “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (III João 2). O texto bíblico diz que Deus se preocupa tanto com nossa saúde física como a espiritual, uma depende da outra.

  5. “A verdadeira religião e as leis da saúde andam de mãos dadas”(CSS, 445).

  6. Talvez um dos grandes desafios da mensagem de saúde seja a falta de equilíbrio por boa parte daqueles que a praticam e pregam. Nós temos uma tendência natural de pender para o lado do fanatismo ou do liberalismo.

  7. A palavra temperança dá uma ideia de temperar, e o sal, principal ingrediente do tempero não pode ser demais nem de menos, tem que ser na medida certa para dar sabor aos alimentos. Assim também deve ser a mensagem de saúde, precisa ser vivida e pregada com equilíbrio para desfrutarmos de sua beleza e sabor.

  8. Um desses extremos é achar que a nossa saúde física não afeta nosso relacionamento com Deus, e vivermos uma vida sem se importar muito com um estilo de vida saudável. Nós adventistas, rejeitamos a separação grega do corpo e da alma. A filosofia de saúde da igreja compreende a natureza do homem como uma unidade.

  9. “Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima” (CSS, 616).

  10. “Tudo quanto prejudica a saúde não somente diminui o vigor físico, como tende a enfraquecer as faculdades mentais e morais. A condescendência com qualquer prática nociva à saúde torna mais difícil a uma pessoa o discernir entre o bem e o mal, e daí mais difícil resistir ao mal. Aumenta o perigo de fracasso e derrota.”(CBV, 128).

  11. “Se os nossos hábitos físicos não forem corretos, nossas energias mentais e morais não podem ser fortes;” (CSS, 105).

  12. “Tudo quanto prejudica a saúde não somente diminui o vigor físico, como tende a enfraquecer as faculdades mentais e morais. A condescendência com qualquer prática nociva à saúde torna mais difícil a uma pessoa o discernir entre o bem e o mal, e daí mais difícil resistir ao mal. Aumenta o perigo de fracasso e derrota.”(CBV, 128).

  13. MITO 2 “Ter um estilo de vida saudável é garantia de salvação.” “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Romanos 3:28).

  14. Outro extremo é praticar os princípios de saúde por motivos legalistas; ou seja, achar que obedecer às leis de saúde me garante a salvação. É claro que ninguém faz isso de maneira intencional, mas mesmo de forma involuntária, deixamos isso transparecer muitas vezes.

  15. Pior ainda quando alguns vegetarianos se colocam numa posição como se fossem mais “santos” que os outros; melhores que aqueles que não o são.

  16. Essa postura de alguns bloqueia e ofusca a beleza da mensagem de saúde. Alguns ardorosos reformadores de saúde bem intencionados procuram promover a bela mensagem de saúde, mas, infelizmente, de uma maneira antipática e inflexível, e assim tem “transformado a reforma de saúde numa deformação de saúde” (EGW, CSRA, 202).

  17. Não devemos procurar ter uma boa saúde com o objetivo de assegurar a salvação, e sim para ter uma mente mais clara para compreender as verdades da Palavra de Deus, o máximo de percepção para ouvir a voz de Jesus Cristo, e maior vigor físico para cooperar com o Espírito Santo como instrumentos na salvação de outros.

  18. Lembremos que a beleza da mensagem de saúde depende, e muito, da maneira como a transmitimos. Ao invés de unicamente atacar hábitos errôneos, tentar corrigir as pessoas e usar somente textos proibitivos, devemos mostrar a beleza e os benefícios que a mensagem de saúde nos proporciona.

  19. MITO 3 “O regime vegetariano nos deixa mais fracos fisicamente.” Este é mais um mito com que o “Sujo” tenta manchar a beleza da mensagem de saúde. Veja o exemplo de Daniel e seus companheiros:

  20. “... a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei... Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino”. (Daniel 1:15 e 20).

  21. Ou seja, o regime que Deus nos recomenda, nos torna mais bonitos, mais fortes e mais inteligentes.

  22. No entanto, ao migrar para um regime totalmente vegetariano, o corpo pode sentir provisoriamente a falta do estímulo proporcionado pelos alimentos de origem animal; é como parar de fumar ou de beber café de repente, de uma hora para outra. O corpo pode levar um tempinho para superar esta dependência. ( Dr. Rogério Frossard, Médico Nutrólogo, especialista em medicina desportiva.)

  23. “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”. (Gênesis 1:29).

  24. Se esse regime não fosse o melhor e o mais completo Deus não havia recomendado. É bom lembrar que a beleza da mensagem de saúde não se resume apenas no regime alimentar. Um dos maiores erros que um adventista pode cometer é acreditar que a alimentação é a solução para tudo.

  25. A beleza da mensagem de saúde só é desfrutada com o uso harmônico e equilibrado dos oito remédios naturais de Deus (O exercício físico, a água pura, o ar puro, o descanso do corpo, o alimento saudável, abstinência daquilo que prejudica a saúde, a exposição adequada à luz solar e a comunhão com Deus). Existe uma interdependência e harmonia entre os oito remédios da natureza.

  26. MITO 4 “A comida saudável não é saborosa.” O paladar é um dos cinco sentidos que o Criador nos concedeu para que através do sabor prazeroso dos alimentos possamos manter-nos vivos. Além deste motivo, Deus criou o paladar para que através do gosto agradável de um alimento possamos identificá-lo como ideal para consumo humano.

  27. Exemplo: Uma vaca ao comer grama ela faz isso com prazer porque condiz com seu paladar, se o homem for comer grama não vai sentir a mesma sensação; pois não combina com o paladar que Deus deixou para ele. Portanto, é no sabor dos alimentos em seu estado natural que identificamos aqueles que são próprios para o nosso consumo (cereais, frutas, nozes, sementes etc.).

  28. O que fez satanás então: bem, como o primeiro gosto que sentimos em nossa língua é o doce e o salgado, ele teve a ideia de usar o açúcar e o sal refinados e misturar em grande escala com uma diversidade de substâncias para fazer o nosso cérebro acreditar que tais alimentos são nutritivos, pois possuem as características doce e salgada que fomos feitos para apreciar.

  29. Quando na realidade, tais alimentos trazem prejuízos incalculáveis a nossa saúde. Estes alimentos industrializados composto de bastante sal, açúcar, compostos químicos e tóxicos são os principais responsáveis pela perversão de nosso paladar.

  30. É preciso ter paciência e perseverança para voltar a sentir o sabor natural dos alimentos.

  31. CONCLUSÃO Deus nos ama e quer a nossa felicidade. Ao nos criar, Ele nos agraciou com as fontes primárias de saúde (Os Oito Remédios da Natureza) que nos trazem alegria, prazer e satisfação.

  32. A sua mensagem é bela como todas as coisas que Ele criou. Tente praticar os seus ensinamentos com sabedoria e equilíbrio e você experimentará uma vida plena de saúde física, mental e espiritual. Confie n’Aquele que te ama e quer o seu melhor e desfrutarás das bênçãos que Ele tem reservado para você.

  33. E lembre-se que o comportamento saudável do cristão é o fruto natural da salvação e está fundamentado naquilo que Cristo realizou por nós no Calvário.

  34. As nossas boas escolhas de saúde são fruto de uma conformidade diária com seus ensinos de acordo com o que é revelado através do estudo da Bíblia e da oração – uma vida centralizada em Jesus Cristo.

More Related