1 / 14

1) SMS/CONTAGEM 1999. Assinale a alternativa INCORRETA:

1) SMS/CONTAGEM 1999. Assinale a alternativa INCORRETA: a)Endemia é a ocorrência coletiva de determinada doença em determinado grupo humano, distribuído em espaço delimitado, com incidência constante, permitidas flutuações de valores.

eliza
Télécharger la présentation

1) SMS/CONTAGEM 1999. Assinale a alternativa INCORRETA:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1) SMS/CONTAGEM 1999. Assinale a alternativa INCORRETA: a)Endemia é a ocorrência coletiva de determinada doença em determinado grupo humano, distribuído em espaço delimitado, com incidência constante, permitidas flutuações de valores. b) Epidemia é a ocorrência de doença em grande número de pessoas ao mesmo tempo. c) O surto epidêmico é uma ocorrência epidêmica restrita a um espaço extremamente delimitado: colégio, bairro, quartel, edifício de apartamento, etc. d) Pandemia é a ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, atingindo várias nações. e) A Vigilância Epidemiológica tem como propósito somente a identificação da ocorrência de doenças e agravos.

  2. 2) Sobre os indicadores epidemiológicos de mortalidade, NÃO é correto afirmar: a) O coeficiente de mortalidade infantil mostra o risco de morte para crianças menores de 1 ano. b) A mortalidade infantil não pode avaliar o nível de vida da comunidade. c)A razão de mortalidade proporcional (RMP) é definida como a proporção de óbitos que ocorrem acima dos 50 anos de idade. d)Quanto maior o valor de mortalidade proporcional, melhores as condições de saúde de uma determinada população. e)A “esperança de vida” não deve ser confundida com a “duração máxima de vida”, que constitui um limite biológico inerente à espécie.

  3. 3) Uma fábrica de cerâmica realiza, através do serviço de saúde do trabalhador, um “check-up” dos empregados a cada 5 anos de atuação na empresa. A avaliação dos resultados durante 10 anos de implantação dessa rotina revelou que, dos 500 empregados examinados ao Raio X, 100 tinham lesões suspeitas de silicose. A medida acima se trata de um coeficiente de: a)incidência. b)prevalência. c)letalidade. d)tendência.

  4. 4) São doenças de notificação compulsória em todo o território nacional: a)Febre reumática, febre amarela, sarampo, difteria, tétano. b)Escabiose, febre amarela, hanseníase, doença de Chagas. c)Febre amarela, tuberculose, hanseníase, difteria, raiva humana. d)Poliomielite, coqueluche, malária, amidalite estreptocócica

  5. 5) O número de óbitos ocorridos na primeira semana de vida deve estar incluído no numerador ao se calcular o coeficiente de: a)Natimortalidade. b)Mortalidade materna. c)Mortalidade perinatal. d)Mortalidade neonatal tardia

  6. 6) Uma doença de alta letalidade é aquela em que: a)tem maior probabilidade de produzir complicações. b)o risco de morrer entre os doentes é grande. c)a taxa de mortalidade é grande. d)a taxa de morbidade é grande.

  7. 7) São fatos ou acontecimentos importantes que nos dão a idéia do nível de saúde de uma comunidade e, quando mensuráveis, são expressos em números ou percentuais. O texto se refere ao conceito de: a)Notificações compulsórias. b)Indicadores de saúde. c)Doenças prevalentes. d)Doenças específicas

  8. 8) Constituem ações dos serviços de Vigilância Epidemiológica: I- Avaliar as situações epidemiológicas e definir ações específicas para cada realidade. II- Fomentar a busca ativa de causadores de agravos e doenças. III- Implantar e estimular a notificação compulsória de agravos e doenças. IV- Promover a qualificação de recursos humanos para a Vigilância Epidemiológica. São CORRETAS as afirmativas: a) I, II e III somente. b) I, II e IV somente. c) II, III e IV somente. d) I, II, III e IV.

  9. 9) Assinale a alternativa FALSA: a) A epidemiologia lida com as variáveis populacionais vinculadas no campo dos assuntos sanitários, sendo de seu interesse apenas o fenômeno individual. b) O objetivo final da epidemiologia é colocar à disposição do homem conhecimentos e tecnologia que possam promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. c) Os transplantes são agrupados no nível terciário de prevenção. d) Os coeficientes mais utilizados em saúde são os de mortalidade. e) A epidemiologia estuda doenças infecciosas, não infecciosas e agravos à integridade física.

  10. 10) Assinale a alternativa FALSA: a) Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as freqüências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer. b) Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios mais diversos tais como sexo, idade ou estado civil. c) O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado. d) O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença. e) A letalidade da raiva é de 100%,

  11. 11) A vigilância epidemiológica se aplica: I. Às doenças transmissíveis. II. Às doenças não transmissíveis. III. Às anomalias congênitas. IV. Aos acidentes e violências. Assinale • Se apenas os itens I e III estiverem corretos. • Se apenas os itens I e IV estiverem corretos. • Se apenas os itens II e III estiverem corretos. • Se apenas os itens II e IV estiverem corretos. • Se os itens I, II, III e IV estiverem corretos.

  12. 12) Numa cidade X foram diagnosticados 54 casos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de setembro de 1985. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 372. A população era de 225.000 habitantes. O coeficiente de prevalência de 30 de setembro de 1985 é de: a) 145,9 casos de tuberculose por 100.000 habitantes. b) 165,0 casos de tuberculose por 100.000 habitantes. c) 124,7 casos de tuberculose por 100.000 habitantes. d) 232,5 casos de tuberculose por 100.000 habitantes. e) 185,3 casos de tuberculose por 100.000 habitantes

  13. 14) Considerando-se a mesma população da questão anterior, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes é de: a) 23,5 casos novos por 100.000 habitantes. b) 16,7 casos novos por 100.000 habitantes. c) 21,1 casos novos por 100.000 habitantes. d) 24,0 casos novos por 100.000 habitantes. e) 15,5 casos novos por 100.000 habitantes.

  14. 13) Com relação ao Índice de Swaroop & Uemura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) O índice de Swaroop & Uemura é um excelente indicador do nível de vida. b) Significa a porcentagem de pessoas que morreram com 70 anos ou mais. c) Nas regiões subdesenvolvidas, esse índice só atinge 20% ou menos. d) Nos países desenvolvidos, este índice apresenta valores entre 70 e 80%. e) Quanto mais elevado esse índice, tanto melhores serão as condições de saúde e outras condições sociais e econômicas da região estudada.

More Related