1 / 9

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É?

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É?.

emmet
Télécharger la présentation

PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETOS DESCENTRALIZADOS O QUE É? Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo escolar, criou-se o Programa denominado:“Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental, Finais e de Ensino Médio” para dar suporte a essa metodologia de trabalho, operacionalizada sob a forma de projetos. Nesse contexto, o papel do educador/professor torna-se um fator determinante para o sucesso do projeto, uma vez que ele atua como mediador entre o aluno e o conteúdo em estudo, fazendo a gestão do espaço pedagógico.

  2. COMO FAZER E ACOMPANHAR? Para cadastro, a UE deverá usar senha própria para acessar e preencher o formulário eletrônico. A UE deve usar como login e senha as letras "ESC-“ acrescidos do código CIE da escolaPor exemplo:Na Escola – Login: ESC-000000 e Senha: ESC-000000 (com seis dígitos)

  3. PARÂMETROS Os parâmetros básicos que devem ser contemplados pelas escolas na elaboração dos projetos são:Contemplar conteúdos escolares previstos no Plano de Ensino do Professor; Estar fundamentados nos diagnósticos/indicadores do desempenho escolar e/ou outros indicadores e necessidades; Contemplar os seguintes itens: título, identificação do proponente, objetivos, população-alvo, metas, procedimentos, período de realização, cronograma de execução, recursos materiais e humanos necessários, planilha de custo, avaliação e referência bibliográfica.

  4. Critérios Justificativas Redija seu texto com justificativas para a elaboração do projeto pelos participantes da escola. Os argumentos podem ser baseados em indicadores das necessidades. É importante que os projetos elaborados estejam de acordo com o Currículo da CEGB SEE-SP e se integrem a Proposta Pedagógica da Escola, ao Plano de Ensino da disciplina ou da área de conhecimento. Vale ressaltar também que os projetos devem ser desenvolvidos a partir das dificuldades e necessidades dos alunos/classes, ou podem, ainda, propor a divulgação de experiências bem-sucedidas.

  5. Objetivos Descreva em seu texto o que a escola pretende com o desenvolvimento do projeto, ou seja, deixe claro quais são os objetivos das ações para a “Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares”, como tais ações levarão os alunos ao enriquecimento, à ampliação, ao aprofundamento dos conteúdos escolares, ao desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à disciplina ou à área de estudos; se asseguram a aprendizagem significativa e o envolvimento do coletivo da escola e da comunidade. Não se esqueça de que os objetivos devem estar coerentes com as justificativas apresentadas.

  6. Metas Escreva a quantidade numérica que defina claramente o universo a ser atingido. É importante discutir se a quantidade mencionada pode ser medida e alcançada no projeto.

  7. Procedimentos metodológicos Descreva quais serão os passos trilhados para a elaboração e a execução do projeto. Nesse aspecto, verifique se o projeto prevê atividades que permitam o desenvolvimento das competências e habilidades; se essas atividades estão relacionadas e articuladas com o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula; se estimulam o processo de letramento e atividades de pesquisa; se propõem o uso do laboratório e/ou de outros espaços pedagógicos existentes na escola, como sala de leitura, sala ambiente, sala de informática, sala multimeios, anfiteatro, biblioteca, quadra esportiva, jardim etc.; se propõem pesquisas de campo ou atividades ligadas ao estudo do meio ambiente; se tratam os conteúdos numa perspectiva contextualizada e se garantem uma abordagem interdisciplinar.

  8. Além disso, verifique se o projeto possibilita a execução de atividades diversificadas, tais como: a utilização de internet, vídeos, fotografias, visitas, leitura de artigos de revistas, jornais etc.; se leva em consideração os materiais didáticos já disponíveis na escola e se estimula a sua utilização; se promove o desenvolvimento da formação da cidadania; se contém planos de acompanhamento e avaliação e, caso haja envolvimento de parceria(s), verifique se suas funções estão claramente definidas.

More Related