1 / 17

Progressão e Conclusões

Progressão e Conclusões. CASDVest 2014. ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

farica
Télécharger la présentation

Progressão e Conclusões

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Progressão e Conclusões CASDVest 2014

  2. ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”? Metade das mortes em acidentes de trânsito, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. A Lei Seca (Lei 11.705/2008) surgiu com a enorme missão de alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção. Coube ao Governo Federal a proposta da nova legislação e a aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. (...) Disponível em: www.dprf.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013. Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado).

  3. ENEM 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Repulsão magnética a beber e dirigir Ímãs foram inseridos, por uma agência de comunicação de BH, em descansos utilizados para copos de cerveja em um bar de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, copos de chope também receberam pequenos ímãs escondidos em suas bases. Ao se tentar descansar um copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs fazem o descanso fugir do copo; se o lado com o desenho de um táxi estiver para cima, o descanso rapidamente gruda na base do copo. Como gerar impacto máximo na aplicação da lei seca? Problema:

  4. ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

  5. ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

  6. ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

  7. ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. A educação sobre responsabilidade no trânsito também deve ser transmitida para todos os setores da sociedade: os danos de se dirigir alcoolizado devem ser mostrados, com fins de conscientização tanto nas escolas de ensino fundamental e médio (em que estudam futuros motoristas), quanto nas escolas de formação de condutores (em que se podem atingir motoristas em formação).

  8. ENEM – Proposta de Intervenção Social Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

  9. ENEM – Proposta de Intervenção Social Se a lei Seca está em vigor e a punição por seu descumprimento é severa, mas se o problema não foi erradicado, a execução dessa lei possui lacunas. Pesquisas de opinião apontam que quase toda a população do Brasil aprova a Lei Seca, de forma que a disparidade entre teoria e a prática na aplicação da lei Seca provavelmente se deve ao egocentrismo humano, que leva pessoas a quebrarem regras que querem que os outros sigam. Por isso ser comum, a desobediência à lei seca se configura não como uma exceção, mas como uma um tendência predominante, e o trânsito se enche de motoristas alcoolizados. Somados, o descumprimento individual da Lei Seca e o falho sistema de fiscalização impedem uma maximização de resultados. Para os efeitos esperados serem vistos na realidade é necessário corrigir essas duas lacunas maiores. O número de aparelhos etilômetros, assim como o número de policiais nas ruas, principalmente em pontos estratégicos, deve aumentar. E deve haver também uma ampliação no efeito moral que a lei trouxe. É preciso começar a agir como se espera que todos ajam. Se isso fizer efeito nas mentes, a Lei Seca fará efeito nas ruas.

  10. FUVEST UNESP • Previdência Social, idosos, velhice • Felicidade e consumismo • Participação política: indispensável ou superada? • O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo? • Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira? • Escrever: o trabalho e a inspiração. • A bajulação: virtude ou defeito? • Graffiti: entre o vandalismo e a arte

  11. FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. O historiador Nicolau Sevcenko, ao caracterizar o processo de globalização comparou o sujeito inserido neste processo e uma pessoa em uma viagem de montanha russa, mais especificamente no loop de uma. Para Sevcenko, a perda de referências sofrida no loop de uma montanha russa é semelhante à sofrida na constante corrida de avanço tecnológico e progresso da sociedade contemporânea. Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

  12. FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. O historiador Nicolau Sevcenko, ao caracterizar o processo de globalização comparou o sujeito inserido neste processo e uma pessoa em uma viagem de montanha russa, mais especificamente no loop de uma. Para Sevcenko, a perda de referências sofrida no loop de uma montanha russa é semelhante à sofrida na constante corrida de avanço tecnológico e progresso da sociedade contemporânea. Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

  13. FUVEST Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. porque Seja na arte ou nas relações sociais, o sujeito globalizado parece estar sozinho, desorientado e à procura de algo. Esta procura muitas vezes se traduz na compra e apologia de mercadorias, o consumismo.

  14. FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Ideologia, no seu sentido marxista, é uma ideia que tem como objetivo ofuscar a visão da realidade. Utilizando este conceito, é possível situar o Shopping Center como ferramenta de uma ideologia dominante. No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a mais importante engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que, por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

  15. FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Porque No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a mais importante engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que, por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. Portanto É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

  16. FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Porque No estágio em que o capitalismo se encontra hoje, de progresso pelo progresso e reprodução não produtiva do capital, a mais importante engrenagem que mantém o sistema de produção é o consumismo, que, por sua vez é mantido por anúncios veiculados na mídia. Portanto É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

  17. FUVEST A perda de referências e o consumo na globalização O shopping center talvez seja, hoje em dia, o maior símbolo da globalização. Em qualquer lugar do mundo, o interior de um shopping é praticamente o mesmo. Este símbolo apenas, é um grande exemplo de dois dos mais importantes aspectos da globalização: a perda de referências e o consumo. Portanto É preciso desacelerar a montanha russa da globalização, ou perdemos todas as nossas referências e nos tornamos apenas consumidores.

More Related