1 / 14

EDUCAÇÃO: CAMPO TEMÁTICO DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR

EDUCAÇÃO: CAMPO TEMÁTICO DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR. A interdisciplinaridade surge no século XX como um esforço de superar o movimento de especialização da ciência e superar a fragmentação do conhecimento em diversas áreas de estudo e pesquisa. OBJETIVOS DESTA UNIDADE.

Télécharger la présentation

EDUCAÇÃO: CAMPO TEMÁTICO DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDUCAÇÃO: CAMPO TEMÁTICO DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR A interdisciplinaridade surge no século XX como um esforço de superar o movimento de especialização da ciência e superar a fragmentação do conhecimento em diversas áreas de estudo e pesquisa.

  2. OBJETIVOS DESTA UNIDADE 1) Analisar o estatuto epistemológico da Pedagogia e das demais ciências humanas e sociais. Isto significa discutir a neutralidade e a objetividade das ciências humanas e suas consequências para o campo da educação.

  3. Para isso, recordar os estudos feitos nos períodos anteriores, envolvendo a evolução histórica do conhecimento, da ciência e da educação. Desde o século XV a ciência passou por uma grande mudança em toda a sua estrutura, o que resultou numa explosão de novos conhecimentos, novas práticas e técnicas de pesquisa. Isso tem início com o renascimento e com a perda, por parte da igreja, do poder que exercia sobre o homem e a sociedade. Pesquisas até então condenadas e censuradas começavam a ser feitas, por exemplo pesquisa da anatomia humana através da dissecação de cadáveres. Surgem grandes inovações e ideias que alterariam o pensamento humano, fazendo com que a ciência e a pesquisa cientifica tomem lugar entre a teologia e a filosofia, com a missão de apresentar a razão em oposição a fé e a pesquisa em oposição ao discurso.

  4. 2) Compreender a educação como um campo temático de natureza interdisciplinar. A EDUCAÇÃO se faz e se estuda compreendendo, a princípio, os limites das Ciências Humanas e Sociais e, ao mesmo tempo, aplicando nas práticas e nas teorias, as contribuições trazidas por essas mesmas ciências.

  5. 3) Distinguir os limites das aplicações das Ciências Sociais e Humanas para a compreensão do fenômeno educativo. Isto exige nosso avanço para uma integração com as ciências chamadas “exatas”, especialmente a partir de contribuições da Medicina, da Biologia, das Neurociências, etc.

  6. Porém, o mais importante, hoje, é compreender que existe algo que constitui uma CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. De acordo com Mazzotti, a Pedagogia tem sido tomada ora como tecnologia, ora como ciência, ora como filosofia aplicada e raramente como ciência autônoma que examinaria as práticas pedagógicas. Isto porque não se aceita que uma prática possa dar origem a uma ciência ou ser uma ciência.

  7. Riccardo Massa afirma que enquanto a Pedagogia se prender a valores e ideologias, ela se reduz à Filosofia; e quando se refere apenas a técnicas e relações, reduz-se à Didática ou à Psicologia. A Pedagogia, como Ciência da Educação, distingue-se radicalmente da atividade educativa em si, por ser o conjunto de estudos sobre a educação e pela reflexão sistemática sobre a prática.

  8. O objeto do campo da Pedagogia define-se como o ato pedagógico em determinada situação.

  9. Por isso, faz sentido se fazer PESQUISA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO (PPE). Mesmo para quem não pretende “ser pesquisador”. Por isso, você deve ir pensando, desde já, numa situação que permita identificar um OBJETO para estudo, que será a finalização do nosso curso.

  10. Para a próxima aula Leitura do Texto 10 – Ciência e Arte de Educar, de Anísio Teixeira. Leitura do Texto 9 – A pedagogia e a educação infantil, de Eloisa AciresCandal Rocha. Da página 27 à página 30, parágrafo que termina pela frase ...transformação, típicos de um fenômeno que se caracteriza como prática social histórica.

  11. Assistir aos vídeos no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=5etqyAaYvBA http://www.youtube.com/watch?v=BreEWQNqdBw

More Related