1 / 28

Fiscalização de Projetos em Obras

Fiscalização de Projetos em Obras. Ana Margarida Barreira Nascimento. SUMÁRIO. 1 – Normas 2 – Etapas do Projeto de Arquitetura 3 – Lugares do Arquiteto 4 – Coordenação de Projetos 5 – Pós-entrega de Projetos 6 – Fiscalização de Projetos na Obra

giza
Télécharger la présentation

Fiscalização de Projetos em Obras

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fiscalização de Projetos em Obras Ana Margarida Barreira Nascimento

  2. SUMÁRIO 1 – Normas 2 – Etapas do Projeto de Arquitetura 3 – Lugares do Arquiteto 4 – Coordenação de Projetos 5 – Pós-entrega de Projetos 6 – Fiscalização de Projetos na Obra 7 - Roteiro de Fiscalização e/ou Acompanhamento

  3. NORMAS 1 ABNT NBR 13532, nov 1995 - Elaboração de projetos de edificação Fixa condições exigíveis para elaboração de projetos de arquitetura para construção de edificações. ABNT NBR 13531, nov 1995 – Elaboração de projetos de edificações – Atividades técnicas Fixa as atividades técnicas de projeto de arquitetura e engenharia exigíveis para a construção de edificações. São aplicáveis : a todas as categorias tipológicas funcionais ou formais de quaisquer ambientes construídos ou artificiais; aos serviços técnicos de obras, conforme classes de intervenções: edificações novas e edificações existentes.

  4. Etapas do Projeto de Arquitetura 2 LV–ARQ - levantamento de dados PN–ARQ- programa de necessidades EV–ARQ- estudo de viabilidade EP–ARQ - estudo preliminar AP–ARQ- anteprojeto PL–ARQ- projeto legal PB–ARQ- projeto básico (opcional) PE–ARQ- projeto para execução (projeto executivo)

  5. Lugares do Arquiteto 3 Concepção e Projeto Fiscalização Coordenação Projeto Projeto na obra

  6. Coordenação de Projetos 4 DEFINIÇÃO: Atividade de suporte ao desenvolvimento do processo de projeto, voltada á integração dos requisitos e das decisões de projeto. Deve ser exercida durante todo o processo de projeto. OBJETIVO: Fomentar a interatividade entre membros da equipe de projetos e melhorar a qualidade dos mesmos. TAREFAS: Garantir que as soluções técnicas desenvolvidas pelos projetistas de diferentes especialidades sejam congruentes com as necessidades e objetivos dos clientes, compatíveis entre sí e com a cultura construtiva das empresas.

  7. Coordenação de Projetos 4 PERFIL: Engenheiro ou Arquiteto; Habilidades administrativas e de liderança, facilidade de comunicação e disciplina para sistematizar e documentar reuniões com projetistas e trocas de informações; Atenção aos detalhes e capacidade de avaliar a qualidade e a compatibilidade entre soluções de projeto; Amplo conhecimento relativo às diversas especialidades de projeto e às técnicas construtivas; Possuir experiência quanto á execução de obras.

  8. Coordenação de Projetos 4 CONHECIMENTOS: Técnicas e processos de projetos pertinentes às várias disciplinas envolvidas; Normas técnicas, legislação, códigos de construção e padrões de concessionárias locais; Tecnologia construtiva em curso e inovações tecnológicas; Técnicas de planejamento, programação e controle de projetos; Informática e gestão de informática.

  9. COORDENAÇÃO Coordenação de Projetos 4 DIRETRIZES E PARÂMETROS TÉCNICOS INTERFACES TÉCNICAS ANÁLISE DAS SOLUÇÕES TÉCNICAS FLUXO DE INFORMAÇÕES TOMADA DE DECISÕES

  10. Pós-entrega de projetos 5 Visa garantir a plena compreensão e utilização das informações de projeto, bem como sua aplicação correta nos trabalhos de campo.

  11. Pós-entrega de projetos 5 Serviços Essenciais: Coordenação da apresentação dos projetos à equipe de execução da obra; Acompanhamento e avaliação da qualidade dos projetos na obra; Coordenação da elaboração de projetos as built; Análise crítica e validação do manual do proprietário. Serviços específicos: Avaliação desempenho dos serviços dos projetos contratados; Coordenação de alteração de projeto.

  12. Fiscalização de Projetos na Obra 6 DEFINIÇÃO: É o acompanhamento e verificação da execução do Projeto Executivo em cada etapa dos serviços, zelando pelo cumprimento dos padrões de qualidade fixados nos diversos projetos e especificações. OBJETIVO: Garantir a execução das obras, nos padrões de qualidade requeridos, assegurando a execução dos serviços de acordo com os projetos elaborados. TAREFAS: Acompanhamento e avaliação da qualidade dos projetos na obra; Discussão do projeto com a equipe de obras; Assessoria nos momentos e fases da obra em que o projeto precisa ser discutido com a equipe de execução.

  13. Fiscalização de Projetos na Obra 6 PERFIL: Formação na especialidade do projeto; Atenção aos detalhes e capacidade de avaliar a qualidade e a compatibilidade entre soluções de projeto e a execução do serviço; Amplo conhecimento à sua especialidade de projeto e às técnicas construtivas; Possuir experiência quanto à execução de obras na sua especialidade.

  14. Fiscalização de Projetos na Obra 6 AÇÕES: Atendimento para orientação às características necessárias à execução da obra, segundo as necessidades do projeto; Atendimento para as soluções de não-conformidades de projeto, envolvendo cada projeto em separado e as interfaces técnicas; Atendimento para alterações de mudanças de decisões do Contratante; Atendimento para alterações em função de alterações dos demais projetos.

  15. Fiscalização de Projetos na Obra 6 AÇÕES: Análise técnica e/ou de custos de soluções alternativas que venham a ser propostas para os demais sistemas e/ou detalhes arquitetônicos; Visitas a fornecedores para validação de materiais, cores e sistemas propostos; Compatibilização e relatórios comparativos de materiais e especificações dos fornecedores; Realização de visitas de acompanhamento e fiscalização da execução, conforme eventos pré-determinados; Participação em reuniões técnicas visando o esclarecimento de dúvidas.

  16. Fiscalização de Projetos na Obra 6 EQUIPE: Arquiteto – em todas as fases da obra; Especialista – a depender do porte e complexidade da obra. Desenhista/Cadista – para execução de correções, novos detalhamentos e as built. Obra de grande porte – abrange até 30 projetos de especialidades diferentes: estrutura, hidráulica, elétrica, telefonia, lógica, incêndio, ar condicionado, automação, impermeabilização, alvenarias, fachadas, esquadrias, paisagismo, decoração de interiores, entre outros.

  17. Fiscalização de Projetos na Obra 6 CONTRATANTE FORNECEDORES FISCALIZAÇÃO ENGENHEIRO RESPONSÁVEL PROJETISTAS CONSTRUTORA

  18. Fiscalização de Projetos na Obra 6

  19. Fiscalização de Projetos na Obra 6

  20. Fiscalização de Projetos na Obra 6

  21. Fiscalização de Projetos na Obra 6

  22. Roteiro de Fiscalização e/ou Acompanhamento 7 OBJETIVO: Estabelecer diretrizes para a efetiva participação do projetista na execução da obra e retroalimentação do processo, a partir desse acompanhamento. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA: Formulário de registro de observação em obra. RESPONSABILIDADES: Identificar os aspectos que serão observados nas obras, previamente à ida ao canteiro; Fiscalização/acompanhamento pelos respectivos profissionais de projeto em momentos significativos.

  23. Roteiro de Fiscalização e/ou Acompanhamento 7 VISITAS PARA ARQUITETURA: Na locação da obra; Após a desforma dos pavimentos; Durante a execução das alvenarias e vedações; Fase de revestimento/acabamentos internos e externos; Antes da entrega ao usuário final – check list.

  24. Roteiro de Fiscalização e/ou Acompanhamento 7 VISITAS PARA ESTRUTURAS: Na locação da obra; Fundações; Formas e concretagem dos pavimentos; Desforma dos pavimentos; Forma e concretagem da cobertura; Início da alvenaria, antes do início dos revestimentos.

  25. Roteiro de Fiscalização e/ou Acompanhamento 7 VISITAS PARA INSTALAÇÕES: Locação e instalação das prumadas; Execução de ramais; Locação e instalação de centros de medição; Instalação de aparelhos; Término da obra.

  26. Modelo para Acompanhamento da Obra pelo Projetista 7 Fonte: SILVA e SOUZA, 2003, p. 165

  27. ROTEIRO PARA ACOMPANHAMENTO DA OBRA PELO PROJETISTA DE ARQUITETURA Modelo para Acompanhamento da Obra pelo Projetista de Arquitetura 7 Fonte: Baseado em SILVA e SOUZA, 2003, p. 165

  28. Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13531: Elaboração de projetos de edificações. Rio de Janeiro, nov. 1995. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura. Rio de Janeiro, nov. 1995. SILVA, M.A.C; SOUZA, R. Gestão do Processo de Projeto de Edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2003. CAMBIAGHI, H; AMÁ, R. Manual e Escopo de Projetos e Serviços de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: ASBEA, [200?]. AGENCIA REGULADORA DE SERVIÇOS DE SANTA CATARINA (AGESC). Manual e Escopo de Serviços para Coordenação de Projetos. Florianópolis: [s.n.], [200?]. MELHADO, S. et Al. Escopo de serviços para coordenação de projetos. In: Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, IV, 2004. Disponível em: http://www.gerenciamento.ufba.br/MBA%20Disciplinas%20Arquivos/Coordena%C3%A7%C3%A3o%20Projetos/Escopo.pdf. Acesso em: novembro 2010. MELHADO, Silvio. Coordenação de Projetos – atribuições e responsabilidades. Disponível em: http://www.aecweb.com.br/artigo/gerenciamento-de-obra/402/silvio-melhado/coordenacao-de-projetos-atribuicoes-e-responsabilidades.html. Acesso em: novembro 2010. SHIMBO, L.Z. Os lugares do arquiteto: padronização, terceirização e fiscalização na produção residencial em escala. In: Workshop Brasileiro, VIII, São Paulo: [s.n.], 2008.

More Related