1 / 103

"O Quarteto Fantástico

"O Quarteto Fantástico. e o cientista prateado". André A. Luiz. Josiele P. Pastre. Mariana A. D. de Souza. Paulo H. C. Rosa. Ricardo R. B. Parra. 3000 a.C. ANTES DOS STONEHENGES SEREM CONSTRUÍDOS. STONEHENGE, (INGLATERRA). STONEHENGE, (EGITO). Círculo de Goseck. 4900 a.C.

jereni
Télécharger la présentation

"O Quarteto Fantástico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. "O Quarteto Fantástico e o cientista prateado" André A. Luiz Josiele P. Pastre Mariana A. D. de Souza Paulo H. C. Rosa Ricardo R. B. Parra

  2. 3000 a.C.

  3. ANTES DOS STONEHENGES SEREM CONSTRUÍDOS... STONEHENGE, (INGLATERRA) STONEHENGE, (EGITO)

  4. Círculo de Goseck 4900 a.C.

  5. 1700 a 2100 a.C. Disco de Nebra

  6. Máquina de Anticítera 1 87 a.C.

  7. ... E ANTES MESMO DO PLANALTO DE NASCA SER CONSTRUÍDO TAMBÉM...

  8. E ANTES DA INVENÇÃO DE INSTRUMENTOS APROPRIADOS... ... O HOMEM OBSERVAVA O CÉU!

  9. Lua S l Mundo na Antigüidade Estrelas (6000) Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno

  10. Os movimentos do céu ESTRELAS

  11. Os movimentos do céu todos os astros  diariamente Sol  anual Lua  mensal Estrelas  anual Planetas  complicado

  12. Os movimentos do céu A VALSA DOS PLANETAS

  13. voltando um pouco no tempo... • séc. II d.C. – Claudius Ptolemaeus (Ptolomeu) • surgimento da astrologia popular moderna • para aperfeiçoar a astrologia houve a necessidade da astronomia • tentou compreender o movimento retrógrado dos planetas

  14. Movimento aparente não “perfeito” Oeste Leste “Laçada” ?

  15. Sistema Geocêntrico

  16. Sistema Geocêntrico( Ptolomeu, séc. II ) Mer Vên Lua Sol Ter Mar Júp Sat Esfera das estrelas fixas 2

  17. Sistema de Epiciclos( Apolônio, séc. III a .C. ) Epiciclo E Planeta Terra Deferente

  18. Sistema Complexo de Epiciclos Epiciclo Planeta E Terra Deferente

  19. Sistema de Epiciclos 3

  20. Vênus após o pôr-do-sol Oeste Vênus antes do nascer do Sol Leste Posição de Mercúrio ou de Vênus em relação ao Sol 4

  21. Filósofos e Astrônomos Antigos Famosos Pitágoras Heráclides Aristóteles Aristarco Eratóstenes Ulugh Beg Hiparcos Ptolomeu 0 400 200 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 Copérnico Tycho Brahe Galileu Kepler Newton

  22. Nicolau Copérnico

  23. Nasceu em Thorn (Polônia), a 19 de fevereiro de 1473. Com a morte do pai, um rico comerciante, em 1483, foi viver juntamente com a mãe e os irmãos na residência do tio materno Lucas Watzelrode, cônego de Wloclawek. Em 1491, entrou para a Universidade de Cracóvia, onde estudou medicina.

  24. Em 1497 fez sua primeira observação astronômica, a ocultação da Estrela Aldebarã pela Lua. Em 1506 começou a desenvolver um sistema astronômico com base em suas observações dos corpos celestes e logo constatou que a hipótese geocêntrica não era compatível com a realidade. De 1510 a 1514 compôs um pequeno trabalho intitulado Commentariolus (Pequeno comentário).

  25. Heliocentrismo

  26. Copérnico sabia das dificuldades de aceitação do heliocentrismo: • A Bíblia colocava a Terra e o homem como centro do Universo • - Antes de sua teoria, os homens consideravam como verdadeira a tese de Ptolomeu, que defendia a idéia de que a Terra era o centro do universo • A igreja tornou-se extremamente sensível a tudo o que pudesse parecer heresia. Mesmo assim Copérnico continua suas pesquisas em silêncio.

  27. Sistema Heliocêntrico( Copérnico, séc. XVI )

  28. Sistema Heliocêntrico - movimento dos planetas

  29. “ Partindo daí, comecei a considerar a mobilidade da Terra; e, embora a idéia parecesse absurda, como eu soubesse que antes de mim fora concedida a liberdade de imaginarem toda sorte de pequenos círculos para explicar os fenômenos das estrelas, pareceu-me talvez me fosso permitido, pela suposição de que a Terra fosse dotada de algum movimento, tentar alcançar conclusões mais fundamentais que as de meus antecessores com respeito as revoluções dos corpos celestes”

  30. Sistema Heliocêntrico

  31. Teorema de Copérnico No interior de uma circunferência imóvel roda sem deslizar outra circunferência de raio duas vezes menor. Que linha descreve, durante o movimento, o ponto arbitrário K da circunferência menor? A resposta é surpreendentemente simples: o ponto K move-se em linha reta, mais precisamente, sobre um diâmetro da circunferência fixa.

  32. Por volta de 1530 divulgou o artigo Commentarioulus, apresentando resumidamente o Sistema Heliocêntrico. Ele retardou o quanto pôde a publicação completa de seus trabalhos astrônomicos até que em 1540, autorizou a edição de seu célebre tratado, De Revolutionibus Orbium Coelestium ( Sobre a as Revoluções das Órbitas Celestes), com a precaução de dedicá-lo ao papa.

  33. Doente , em seu leito recebe a primeira cópia do livro na manhã de 24 de maio de 1543 e morreu na tarde do mesmo dia.

  34. "A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil." 5

  35. O UNIVERSO PLATÔNICO DE KEPLER (O último astrólogo científico, o primeiro astrofísico) 1571 - 1630

  36. Johannes Kepler: 27/12/1571 - Weil der Stadt - atual Alemanha. (região da Swabia - Württemberg ) 15/11/1630 - Regensburg. Astrônomo matemático.

  37. grandes contribuições: • descrição do movimento planetário através 3 leis • propôs que as leis físicas que governam a Terra, são as mesmas que governa os céus • trabalhos em ótica (lentes e olho humano) • descreveu a lei do inverso do quadrado para refração da luz, reflexão em espelhos planos e curvos e o princípio da câmera escura • analisou a supernova de 1604 • descreveu a passagem do cometa Halley em 1607 • Logaritmos e volumes de sólidos

  38. O COMETA DE HALLEY

  39. A vida de Kepler... • - Na infância: • enviado a um seminário protestante em Maulbronn • curiosidade supera o temor de Deus • obsessão de entender o mundo • estudou grego, latim, música e matemática • Em 1589, deixou Maulbronn para estudar na grande Universidade de Tübingen • adotou com fervor o modelo heliocêntrico de Copérnico • Nomeado para Graz, Áustria, como professor de matemática • vendia almanaques astronômicos e meteorológicos e horóscopos • momento de epifania, descoberta a estrutura de sustentação dos planetas

  40. a Guerra dos Trinta Anos atinge Praga • perde mulher e filho em epidemia • excomungado pela igreja luterana e deposto de seu padrão real • Katharina Kepler foi acusada de feitiçaria e aprisionada em Württemberg • livro Somnium (O Sonho), tenta divulgação científica

  41. 1628 - Tabelas Rudolfinas

  42. Astrologia

  43. “Alguns desses panfletos (de previsões astrológicas) se revelarão verdadeiros, mas a maioria o tempo e a experiência mostrarão sem significado e inúteis. A última parte será esquecida (literalmente: escrita nos ventos), enquanto a anterior entrará cuidadosamente nas memórias das pessoas, como é comum com o povo. Kepler,Sobre as fundações mais corretas da astrologia (Praga, 1602).

  44. 1597 - “Mistério Cosmográfico” Mysterium Cosmographicum Exposição da teoria de Copérnico. Força produzida pelo Sol rege os movimentos planetários. Distâncias dos planetas ao Sol justificadas por meio de analogia com os 5 poliedros regulares.

More Related