1 / 15

NACE Núcleo de Artes, CULTURA E EVENTOS

NACE Núcleo de Artes, CULTURA E EVENTOS. Coral Luzia Simões Bartolini e alunos de Técnica Vocal e Instrumento durante apresentação Artística sob a regência da professora Angélica Lacerda.

johnna
Télécharger la présentation

NACE Núcleo de Artes, CULTURA E EVENTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NACENúcleo de Artes, CULTURA E EVENTOS

  2. Coral Luzia Simões Bartolini e alunos de Técnica Vocal e Instrumento durante apresentação Artística sob a regência da professora Angélica Lacerda O NACE, com o objetivo de difundir a arte entre os alunos do IFPB e a comunidade em geral, vem realizando, ao longo de sua existência, inúmeros cursos, oficinas, palestras, exposições, festivais e eventos artísticos, por entender que é através da arte e da cultura que se forma o cidadão. Além de todas estas atividades, inseridos no NACE estão também os cursos Técnico Integrado em Instrumento Musical e Técnico Subseqüente em Instrumento Musical, que vêm formando jovens músicos e capacitando-os para o mercado de trabalho, enquanto instrumentista , e para a vida enquanto ser humano Camerata do IFPB junto aos alunos de Instrumento em apresentaçãoartística sob a regência da Professora Marina Tavares

  3. O Nace dispõe para comunidade externa e/ou interna, inúmeras oficinas, cursos e grupos artísticos. São elas: - Oficina violão e guitarra; - Oficina de sax e clarinete; - Oficina de acordeom, piano e teclado; - Oficina de bateria - Oficina de Técnica Vocal; - Coral Jovem; - Coral Da Melhor Idade; - Orquestra de Câmara;- Regional do IFPB- Grupo de Teatro - Grupo de Sax.

  4. GRUPO REGIONAL • Formado pela professora de acordeom e técnica vocal do IFPB, a educadora Angélica Lacerda, além de alunos de vários instrumentos do Curso Técnico em Instrumento Musical, compõe o grupo também aluguns alunos de extensão do NACE. O grupo Regional do IFPB nasceu em maio de 2010 para a prática de conjunto dos alunos, apresentando um repertório de baiões, forrós, xotes, marchinhas, sambas de roda e muito mais do vasto cancioneiro nordestino, trabalhando o ensino da música e primando pelas raízes da nossa música sob as influências de grandes ícones da música popular brasileira como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gordurinha, Carmélia Alves, Antônio Barros e Cecéu, João do Vale, Maria Bethânia, Clara Nunes etc. O grupo é formado por dois acordeões, percussão, zabumba, guitarra/violão e contra baixo. Todos alunos de música do IFPB além da professora supra mencionada.

  5. CORAL BEM VIVER O Coral Bem Viver nasceu em 2001, Hoje, sob a regência da maestrina Marinalva Firmino Ferreira, é composto por 38 jovens senhoras que mostram dedicação e alegria em um repertório eclético que abrange músicas sacras, populares, eruditas e folclóricas. Estas coralistas explicitam de forma ímpar a alegria de bem viver na terceira idade. Formado por pessoas da comunidade em geral, o coral Bem Viver já realizou diversas apresentações na cidade de João Pessoa e em algumas cidades brasileiras, tendo participado de vários festivais, representando o IFPB com alegria e beleza, ajudando na formação de jovens e na propagação da arte através do canto coral. O projeto Bem Viver trabalha com pessoas da terceira idade e classes sociais diversas, difundindo o canto coral e melhorando o relacionamento humano, dando noções de técnica vocal, percepção, musicalização, ética, cidadania, além de elevar a auto estima dos coralistas através das apresentações em importantes eventos musicais, melhorando a qualidade de vida de todos os participantes e acima de tudo, levando alegria a platéias que podem perceber que a felicidade é um estado de espírito presente por toda vida, independente da faixa etária e dos problemas relacionados a este período da vida. O Objetivo geral do coral é difundir a arte do canto-coral junto a toda população, além de contribuir na formação cidadã e na formação musical de forma geral, através de noções de musicalização, percepção, técnica vocal e estética musical. Por outro lado, o Coral Bem Viver proporciona uma melhor qualidade de vida a seus coralistas, através do convívio social, do relacionamento entre todos e das apresentações.

  6. CORAL LUZIA SIMÕES BARTOLINNI • O Coral Luzia Simões Bartolinni nasceu em 1968, pelas mãos da então Coordenadora da área da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, professora Luzia Simões Bartolinni. Hoje, sob a coordenação das maestrina Marinalva Firmino Ferreira e a regência da professora Angélica Lacerda, o coral é composto por 20 pessoas e traz um repertório que abrange músicas sacras, populares, eruditas e folclóricas. • Formado por alunos e ex-alunos da Instituição, além de pessoas da comunidade em geral, o coral já realizou diversas apresentações na cidade de João pessoa e em inúmeras cidades brasileiras, tendo participado de vários festivais, representando o IFPB com alegria e beleza, ajudando na formação de jovens e na propagação da arte através do canto coral. • O Objetivo geral do coral é difundir a arte do canto-coral junto a toda população, além de contribuir na formação cidadã e na formação musical de forma geral, através de noções de musicalização, percepção, técnica vocal e estética musical, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos coralistas através do convívio social, do relacionamento entre todos e das apresentações. • O Coral Luzia Simões Bartolinni nasceu em 1968, pelas mãos da então Coordenadora da área da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, professora Luzia Simões Bartolinni. Hoje, sob a coordenação da maestrina Marinalva Firmino Ferreira e a regência auxiliar da professora Angélica Lacerda, o coral é composto por 30 pessoas e traz um repertório que abrange músicas sacras, populares, eruditas e folclóricas. • Formado por alunos e ex-alunos da Instituição, além de pessoas da comunidade em geral, o coral já realizou diversas apresentações na cidade de João pessoa e em inúmeras cidades brasileiras, tendo participado de vários festivais, representando o IFPB com alegria e beleza, ajudando na formação de jovens e na propagação da arte através docanto coral. • O Objetivo geral do coral é difundir a arte do canto-coral junto a toda população, além de contribuir na formação cidadã e na formação musical de forma geral, através de noções de musicalização, percepção, técnica vocal e estética musical, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos coralistas através do convívio social, do relacionamento entre todos e das apresentações.

  7. NOSSA EQUIPE: Acordeom e Técnica Vocal - Profª: Angélica Lacerda Contra baixo elétrico e acústico e Cello - Profº. Adriano Ismael Sax e clarinete - Profº. Draylton Siqueira Percussão e Bateria - Profº. Bruno Torres Canto Coral - Professores Marinalva Firmino Ferreira e Angélica Lacerda Teatro – Palmira Palhano Violino e Viola – Professores Marina Zenaide e Elias Carneiro - Coordenação do Curso técnico de Música: Prof. Francisco Barbosa (Bebé) - Coordenação do Núcleo de Artes, Cultura e Eventos - NACE: Regina Coeli Araújo Negreiros

  8. O Curso Técnico em Instrumento Musical

  9. Através da arte manifestamos significados, sensibilidades, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura. Todo cidadão tem o direito de se comunicar através de suas potencialidades criadoras, e o ensino da arte ministrada com qualidade nas escolas públicas torna-se uma das formas de oportunizar este direito. Dentre as linguagens da arte, a música, encontra-se indiscutivelmente presente na vida da sociedade contemporânea, que se caracteriza como um período social de mudanças. Nessa sociedade a música se encontra como um dos meios eficazes para a manifestação da cultura e uma possibilidade para a expressão e comunicação humana. A música que se ouve, no teatro, no cinema, na rádio, na televisão; em eventos, manifestações públicas, política, esportiva; nas apresentações profissionais, empresariais, no âmbito da religião, ou nos atos de cunho cívico, através de hinos pátrios é sempre composta e interpretada por alguém. É impossível pensar separadamente o elemento humano da criação e execução da música. Se a música está intensamente presente no cotidiano da sociedade atual sob várias formas, ocorre uma pressão de demanda por profissionais bem preparados e que estejam sintonizados com o intenso movimento de evolução tecnológica verificado no campo musical comercial.

  10. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO TÉCNICO EM MÚSICA A produção artístico-musical caracteriza-se pela aquisição e interpretação como também pela preservação e utilização da linguagem musical. Esta se destina a informar e a promover a cultura e o lazer. O Técnico de Música em Músico Instrumentista deverá apresentar um perfil de conclusão que compreenda atividades de criação, desenvolvimento, produção e difusão da linguagem musical. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos o egresso do Curso Técnico de Música em (Músico Instrumentista), desenvolve atividades de performance instrumental (concertos, recitais, shows, eventos, programas de rádio e televisão, gravações). Colabora em atividades de ensino de música e artes cênicas. Também poderá atuar em bandas, orquestras, conjuntos de música popular e folclórica, grupos de câmara, estúdios de gravação, rádio, televisão, multimídia e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura. Esclarecemos que esse curso assume linha de formação distinta de acordo com o(s) instrumento(s) eleito(s) para a formação.

  11. PECULIARIDADES DO NACE E DO CURSO DE MÚSICA: Um diferencial nos cursos oferecidos é o trabalho voltado para a música brasileira e em especial a nordestina. É nesse contexto que oferecemos aos discentes o curso de acordeom (sanfona), pioneiro enquanto curso oficial dentro da rede federal de ensino no Brasil. Além desse instrumento também é oferecido o curso de guitarra, contrabaixo elétrico e bateria, instrumentos da música popular incomuns em estabelecimentos oficiais de ensino. Outrossim, inseridas no currículo do curso de Instrumento musical estão, além das disciplinas comuns a qualquer curso de música, as disciplinas de música brasileira, música nordestina e paraibana

  12. Apresentações Artísticas Inesquecíveis

More Related