1 / 16

Pol ticas P blicas

T

kamilia
Télécharger la présentation

Pol ticas P blicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Políticas Públicas Informática na Educação Denise S D Bernini

    2. Tópicos Evolução histórica da informática educativa (Maria Cândida), Exemplos dos 3 projetos (outro texto) Políticas públicas atuais (apresentações que vou enviar) Paradigmas de ensino (ensino DA e PELA informática) texto que ela entregou. Mestres na área e suas opiniões sobre o uso, reforçando o uso PELA informática. Diferente pensamento sobre a informática, critica e realidades.

    3. Primeiros passos Década de 70 ? uso de computadores no ensino da física; Busca da construção de uma base real para o uso da informática; Meados da década de 70: medidas protecionistas, com a justificativa de desenvolver uma industria própria. Criada uma política nacional de informática.

    4. Precursores UFRJ ? Uso do computador para ensino de cálculo cientifico; UFRGS ? Software para ensino de física; UNICAMP ? Primeiro documento sobre informática nas escolas de segundo grau; Uso da linguagem logo, pela UFRGS, para trabalhar o raciocínio lógico matemático.

    5. Primeiros Subsídios Primeiro seminário de informática na educação (1981); Origem do projeto EDUCOM Segundo seminário de informática na educação (1982); Recomendação do computador como recurso; Propôs o uso nas séries iniciais não só no 2º grau.

    6. Primeiros Subsídios A partir de março/84 MEC assume o Projeto EDUCOM; A parti de 1985 Problemas políticos levaram a uma diminuição da ajuda financeira ao projeto; Em 1987 a secretaria de informática do MEC volta a ter recursos para conduzir o projeto EDUCOM; Neste período foi implementado o projeto FORMAR: Cursos de especialização em Informática; Criação do CIEd Criação do PRONINFE

    7. Principais projetos EDUCOM Centros-piloto; Pesquisas e formação de recursos humanos nas universidades; FORMAR Destinado a capacitação de professores da rede pública; Centros de informática educativa para atender escolas de 1º e 2º gruas da rede públidas e as escolas técnicas federais; Criação de CIEd

    8. Principais projetos PRONINFE (1989) Desenvolver a informática no Brasil; Projetos e atividades com fundamentação pedagógica; Assegurar unidade política, técnica e científica; Abrangendo 1º, 2º, 3º e educação especial; Criação de núcleos distribuídos geograficamente pelo país; Envolvimento das três esferas do poder público.

    9. Principais projetos PROINFO (1997) Praticamente uma releitura do PRONINFE; Teve mais apoio financeiro; Maior abrangência; Capacita professores da rede pública; Trabalha com computadores distribuídos em escolas publicas estaduais e municipais; Uso da internet como recurso de comunicação.

    10. O passado contribuindo para o presente

    11. Base Legal da Informática na Educação Leia a lei na íntegra http://www.proinfo.gov.br/ Portaria de criação

    12. PROINFO O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria N. 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

    14. No Brasil REGIÃO e número de NTEs CENTRO-OESTE 41 NORDESTE 95 NORTE 31 SUDESTE 146 SUL 81    Total: 394

    15. No ES Qtd de NTES no estado: 5 Qtd de escolas atendidas pelo Programa do Estado:125 Qtd de micros distribuídos para o Estado:5.619 Qtd de Alunos atendidos pelo Programa no Estado:1.642.549 Qtd de Professores capacitados pelo Programa:1.579 Qtd de Técnicos de Suporte capacitados pelo Programa no Estado:8 Qtd de Alunos Monitores capacitados pelo Programa no Estado:377 Qtd de Multiplicadores formados pelo Programa no Estado:27 Qtd de Escolas estaduais atendidas:88 Qtd de micros em escolas estaduais:1.177 Qtd de professores atendidos nas escolas estaduais:5.426 Qtd de alunos de ensino médio, atendidos em escolas estaduais:59.946 Qtd de alunos de ensino fundamental, atendidos em escolas estaduais:38.235 Qtd de Escolas municipais atendidas:37 Qtd de micros em escolas municipais:470 Qtd de professores atendidos nas escolas municipais:1.184 Qtd de alunos de ensino médio, atendidos em escolas municipais:349 Qtd de alunos de ensino fundamental, atendidos em escolas municipais:24.555

    16. Bibliografia ALMEIDA, Maria Elizabete. Informática e Formação de Professores. Vol 1 e 2. Brasília: PROINFO, Série de Estudos: Ed. à distância, MEC, Secretaria de Educação a distância. 2000. ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. CYRANEK, G. A visão da Unesco sobre a sociedade da informação. Informática Pública, maio 2001.  DOWBOR, Ladislau. Tecnologias Do Conhecimento: Os Desafios Da Educação. http://www.dowbor.org em Março De 2001. acessado em 15/08/2003 FERREIRA, Jairo. em http://penta.ufrgs.br/~jairo/1instru1.htm acessado em 26/08/2003 José Armando Valente - Mudanças na Sociedade, Mudanças na Educação: o Fazer e o Compreender MORAN, José Manoel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias http://www.batina.com/moran/uber.htm acessado em 13/08/2003. Revista TiMaster, Crise de identidade, 3 de maio de 2001. SANCHO, Juana M. (Org.). Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre; Artmed, 1998. TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. TOFFLER, ALVIN - A TERCEIRA ONDA. São Paulo, Editora Record, 1995, 21a. edição, http://www.proinfo.gov.br/

More Related