1 / 32

Visite nosso site ! latitude23.br

- Soluções em Geoprocessamento. - Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. Teoria. Vetores e Bancos de Dados Externos.

kamran
Télécharger la présentation

Visite nosso site ! latitude23.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. - Soluções em Geoprocessamento - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br Visite nosso site !www.latitude23.com.br

  2. Teoria Vetores e Bancos de Dados Externos Dados associados à vetores podem ser armazenados em bancos de dados como Excel, Access, Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, DBASE, etc... TNTmips liga dinamicamente seu banco de dados externos aos seus vetores. Uma ligação dinâmica permite a manipulação dos dados no formato nativo (em nosso exemplo Access) com alteração automática dos dados manipulados em TNTmips. Atenção! O tutorial tem que ser feito com a versão de 32-bit de TNTmips Free, que roda também em computadores de 64-bit. Vetor Banco de Dados Tabela Externa

  3. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor No nosso exemplo, os dados de uma análise de solo encontram-se no formato Access. TNTmips permite a ligação dinâmica de bancos de dados externos aos vetores de TNTmips. Clique em “Importar...” para começar o processo de ligar a tabela de Access aos polígonos de amostragem.

  4. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Segundo Passo: Clique no botão “Selecionar Arquivos” para selecionar o arquivo a ser importado. Primeiro Passo: Escreva a extensão do arquivo a ser importado; neste exemplo importaremos um arquivo Access com a extensão “mdb”.

  5. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Navegue até a pasta “Análise Vetorial” . Clique 2x no arquivo “Análise Solo” para que o arquivo seja transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK” .

  6. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique na caixa “Apenas Ligar” para criar um link dinâmico entre a tabela de Access e os polígonos de TNTmips. Um link dinâmico permite a manipulação dos dados em Access com atualização automática das informações ligadas aos polígonos. Escolhe codificação de texto “UTF8” que é compatível com a língua portuguesa A seguir, clique em “Importar” Primeiro, clique em “Próximo”

  7. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Primeiro, navegue até o arquivo “Análise Vetorial.rvc” e entra nele, clicando 2x. A seguir, clique 2x no vetor “Fazenda CC” para ligar a tabela Access a este vetor.

  8. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Os objetos a esquerda representam os subobjetos do vetor .Clique 2x em “PolígonoBancodeDados” para entrar na categoria das tabelas ligadas à polígonos.

  9. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Aceita o nome e a descrição sugerida e clique em “OK”.

  10. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique em “OK”. Parabéns! Você acabou de importar a tabela Access para o vetor “Fazenda CC”. Clique em “Sair” para encerrar o processo de importação.

  11. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor A tabela de Access foi ligada ao vetor “Fazenda CC”. Porém, para saber qual registro da tabela se refere à qual polígono, precisa-se estabelecer uma relação entre um campo (coluna) da tabela Access e o campo chave “ID” da tabela “Fazenda Barreiro Rico”, que criamos no tutorial anterior. Clique em “Exibição...”

  12. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique no ícone “Novo”.

  13. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique no ícone “Novo” e a seguir em “Exibição em 2D...”

  14. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Navegue até o arquivo de projeto “Análise Vetorial.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Fazenda CC” para que o vetor seja transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”

  15. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique no símbolo “+” para visualizar os diferentes elementos do vetor.

  16. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique em “Editar Relações...”.

  17. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique no ícone “Relacionar” A tabela Access “Análise Solo” foi associada ao vetor “Fazenda CC”, porém os determinados registros dentro desta tabela ainda não são associados aos referentes polígonos do vetor. Por meio de um campo chave é possível de relacionar os registros aos seus determinados polígonos.

  18. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Puxe de “Análise Solo” para “Fazenda Barreiro Rico” uma linha, pressionando o botão esquerdo do mouse

  19. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Escolhe o campo “ID” da tabela Access “Análise Solo” e o campo chave “ID” da tabela “Fazenda Barreiro Rico” para serem relecionados. Importante! Os 2 campos tem que ter os mesmos valores exclusivos! Os polígonos do vetor são associados ao campo “ID” da tabela “Fazenda Barreiro Rico” e se associam por meio do campo “ID” da tabela Access “Análise Solo” às informações restantes desta tabela. O conceito é chamado de banco de dados relacional. Clique em “OK”.

  20. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor A tabela Access “Análise Solo” foi associada aos polígonos (tabela “Internal”).

  21. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Feche a janela para encerrar o processo.

  22. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Vamos testar a ligação entre a tabela Accesse e os polígonos do vetor. Clique no símbolo “+” para entrar na estrutura das tabelas ligadas aos polígonos.

  23. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique na caixa da tabela “Análise Solo” para abri-la.

  24. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor A tabela “Análise Solo” abre. As informações associadas à tabela não estão visíveis, pois o modo de exibição é “Mostrar Registros de Elementos Selecionados”.

  25. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique no ícone “Mostrar Todos os Registros” para visualizar todos os registros.

  26. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor A seguir, clique na caixa indicada do registro “T-01”.

  27. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor A seguir, clique no ícone “Exclusivo” ou no ícone “Selecionar Elementos”.

  28. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor O polígono destacado foi selecionado por meio da tabela. O registro com a cor destacada é ligado ao polígono selecionado.

  29. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Parabéns! A tabela externa de Access está corretamente ligada aos polígonos do vetor. Para encerrar o processo, clique em “Exibir”

  30. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor A seguir, clique em “Sair”

  31. Prática 5. Ligar Bancos de Dados Externos ao Vetor Clique em “Sim” para encerrar a exibição .

  32. Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Distribuidor autorizado da MicroImages

More Related