1 / 15

Estudo Pagamentos // Junho 2014 Preparado para ACEGE

Estudo Pagamentos // Junho 2014 Preparado para ACEGE. Índice. Metodologia e Amostra | 03. Perfil da Amostra | 04. Análise de Resultados | 06. Metodologia e Amostra. Amostra A Dimensão da Amostra recolhida foi de 517 entrevistas online junto do Painel Netsonda e base de dado ACEGE. Target

kevlyn
Télécharger la présentation

Estudo Pagamentos // Junho 2014 Preparado para ACEGE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estudo Pagamentos // Junho 2014Preparado para ACEGE

  2. Índice Metodologia e Amostra | 03 Perfil da Amostra | 04 Análise de Resultados | 06

  3. Metodologia e Amostra Amostra A Dimensão da Amostra recolhida foi de 517 entrevistas online junto do Painel Netsonda e base de dado ACEGE. Target O Target foi definido como indivíduos de ambos os géneros, com mais de 18 anos. Todos os indivíduos têm de ter influência, na sua profissão, nas seguintes áreas: Gestão ou administração, Pagamento a fornecedores / recebimento de fornecedores e Gestão de clientes / área comercial Período de Recolha A recolha de informação decorreu entre os dias 20 e 26 de Junho de 2014. Margem de Erro Esta dimensão de amostra corresponde a uma Margem de Erro de +/-4,31%, para um Intervalo de Confiança de 95%. Glossário de Conceitos Média– A média aritmética é o valor que pode substituir todos os valores da variável. Ou seja, é o valor que a variável assumiria se fosse constante. Representa, por isso, o valor se apenas houvesse um indivíduo no mercado; T2B (Top 2 Box) – A soma dos 2 valores mais elevados da escala; B2B (Bottom2 Box) – A soma dos 2 valores mais baixos da escala; Testes Estatísticos x2 – O teste do qui-quadrado verifica se há diferenças estatísticas entre os grupos em análise, a um nível de significância de 95% (O sombreado mais escuro indica o valor maior relativamente ao sombreado mais claro); Testes Estatísticos t-student– Teste de hipótese para médias, que verifica se uma determinada diferença encontrada entre medidas de dois grupos é estatisticamente significativa a um nível de 95% (Isto indica que os grupos em análise têm “opiniões” diferentes).

  4. Perfil da Amostra Género Idade 57% 43% Situação perante o trabalho Áreas de envolvimento no trabalho * quotas BASE: Total de Entrevistas (n=517)

  5. Perfil da Amostra Posição na Empresa Tipo de Empresa BASE: Total de Entrevistas (n=517)

  6. AconteSer 9. Participou em alguma acção do programa AconteSer: Liderar com responsabilidade promovido pela ACEGE/CIP/IAPMEI? 10. Como classifica o interesse do programa AconteSer: Liderar com responsabilidade? 11. O programa AconteSer ajudou-o a ganhar maior atenção à importância do pagamento aos fornecedores no prazo acordado? 13% dos inquiridos participaram numa acção do programa AconteSer: Liderar com responsabilidade. Destes, 78% considera o programa interessante/muito interessante e 87% afirma que o programa ajudou-o a ganhar maior atenção à importância do pagamento aos fornecedores no prazo acordado. Interesse no programa AconteSer: Liderar com responsabilidade Utilize a escala: 1 – Nada Interessante 5 – Muito Interessante 13% participou numa acção do programa AconteSer: Liderar com responsabilidade T3B B3B Média 78% 4% 8,5 O programa AconteSer ajudou-o a ganhar maior atenção à importância do pagamento aos fornecedores no prazo acordado? BASE: Total (n=517) Quem conhece o Decreto-Lei 62/2013 teve uma maior participação no programa do que quem não conhece (18% vs. 7%). Sim 87% BASE: Inquiridos que participaram no programa (n=68)

  7. AconteSer 12. Recebeu o kit aconteSer: Liderar com responsabilidade? 13. Onde é que está o seu Kit AconteSer? 81% dos inquiridos que participaram no programa Liderar com Responsabilidade receberam o Kit. 42% tem o kit no gabinete, 20% na secretária e 18% em casa. Onde está o seu Kit AconteSer? 81% Recebeu o Kit AconteSer: Liderar com Responsabilidade BASE: Inquiridos que participaram no programa (n=68) BASE: Inquiridos que receberam o kit AconteSer (n=55)

  8. AconteSer 14. Já desenvolveu alguma das boas-práticas sugeridas pelo programa? 15. Em que áreas? 85% dos inquiridos que participaram no programa já desenvolveram alguma das boas-práticas sugeridas pelo programa. Em que áreas? 85% Já desenvolveu alguma das boas-práticas sugeridas pelo programa BASE: Inquiridos que participaram no programa (n=68) BASE: Inquiridos que já desenvolveram alguma das boas-práticas do programa (n=58)

  9. Decreto-Lei 62/2013 16. Sabe que o Decreto-Lei n. 62/2013, em vigor desde 1 de Julho de 2013, tornou obrigatório o pagamento a 60 dias aos fornecedores de empresas privadas e, entre 30 e 60 dias, aos fornecedores do Estado e empresas públicas? !|17. Acha que esta medida é importante e pode ter um efeito positivo nas PME? | 18. No último ano sentiu alguma diferença na forma como os seus clientes lhe pagaram as suas faturas? Mais de metade dos inquiridos, 59%, conhece as consequências do Decreto-Lei n. 62/2013. 92% considera esta medida importante e 25% já sentiu diferença na forma como os seus clientes lhe pagaram as suas facturas. 59% Sabe que o Decreto-Lei n. 62/2013 tornou obrigatório o pagamento a 60 dias aos fornecedores de empresas privadas e, entre 30 e 60 dias, aos fornecedores do Estado e empresas públicas Os inquiridos que participaram no programa AconteSer têm uma tendência maior para conhecer o Decreto-Lei 62/2013 do que aqueles que não participaram no programa (79% vs. 56%). Acha que esta medida é importante e pode ter um efeito positivo nas PME? No último ano sentiu alguma diferença na forma como os seus clientes lhe pagaram as suas facturas? Sim 92% Sim 25% Quem conhece o Decreto-Lei 62/2013 considera esta medida mais importante do que quem não conhece (96% vs. 88%). Quem participou no programa AconteSer também considera esta medida mais importante do que que não participou (99% vs. 92%). BASE: Total (n=517)

  10. Decreto-Lei 62/2013 19. No último ano recebeu, dos seus clientes, em média nos prazos definidos?| 20. Já cobrou juros de mora a algum cliente seu por causa do atraso nos pagamentos? | 21. Tem relações comerciais com o estado? | 22. No último ano sentiu alguma diferença na forma como o Estado lhe pagou as suas facturas? 47% dos inquiridos afirma que no último ano recebeu, dos seus clientes, nos prazos definidos. Dos que não receberam no prazo definido, 21% cobrou juros de mora. No último ano recebeu, dos seus clientes, em média nos prazos definidos? Já cobrou juros de mora a algum cliente seu por causa do atraso nos pagamentos? Sim 47% Sim 21% BASE: Total (n=517) BASE: Inquiridos que não receberam nos prazos definidos (n=273) Tem relações comerciais com o estado? No último ano sentiu alguma diferença na forma como os seus clientes lhe pagaram as suas faturas? Sim 42% Sim 27% BASE: Total (n=517) BASE: Inquiridos que têm relações comerciais com o estado (n=217)

  11. Decreto-Lei 62/2013 23. No último ano alterou algum dos procedimentos de pagamentos na sua empresa para se adaptar a esta nova legislação? | 24. No último ano conseguiu cumprir os prazos de pagamento aos seus fornecedores? | 25. Quais as razões para não ter conseguido? 21% dos inquiridos alteraram algum dos procedimentos de pagamento para se adaptarem à nova legislação.69% dos inquiridos, no último ano, cumpriram os prazos de pagamento aos seus fornecedores. Os que não cumpriram apontam como principais razões o atraso de pagamentos dos seus clientes e a debilidade geral do negócio da empresa. No último ano alterou algum dos procedimentos de pagamentos na sua empresa para se adaptar a esta nova legislação? Os inquiridos que participaram no programa AconteSer alteraram mais os procedimentos de pagamentos do que quem não participou (32% vs. 20%). Sim 21% BASE: Total (n=517) No último ano conseguiu cumprir os prazos de pagamento aos seus fornecedores? Quais as razões para não ter conseguido? Sim Não Ns/Nr 69% 18% 13% Quem sabe das consequências do Decreto-Lei 62/2013 tem mais tendência para cumprir os prazos de pagamento aos fornecedores do que quem não sabe das consequências (74% vs. 62%) BASE: Inquiridos não conseguiram cumprir os prazos de pagamento a fornecedores (n=94) BASE: Total (n=517)

  12. Decreto-Lei 62/2013 26. Na sua opinião, que medida adicional deveria ser criada para tornar esta medida mais forte? Nota: Escolha apenas 1 opção. Cerca de 1/3 dos inquiridos afirma que autoridade para a Concorrência deveria multar as empresas que não cumprem com a lei, uma vez que ao não pagarem atempadamente, estão a deturpar as boas práticas de concorrência entre empresas. Medida Adicional a ser criada BASE: Total (n=517)

  13. ACEGE 27. Conhece o programa de pagamentos pontuais da ACEGE? 28. Subscreveria um compromisso público no qual a sua empresa afirmasse o pagamento no prazo acordado com os fornecedores? 19% conhece o programa de pagamentos pontuais da ACEGE e 42% subscrevia um compromisso público no qual a sua empresa afirmasse o pagamento no prazo acordado com os fornecedores. Conhece o programa de pagamentos pontuais da ACEGE? Os inquiridos que participaram no programa AconteSer têm uma tendência muito maior para conhecer o programa de pagamentos pontuais da ACEGE do que aqueles que não participaram (53% vs. 14%). Quem tem conhecimento das causas do Decreto-Lei 62/2013 também conhece melhor o programa de pagamentos do que quem não tem conhecimento (29% vs. 6%). Sim 19% Subscreveria um compromisso público no qual a sua empresa afirmasse o pagamento no prazo acordado com os fornecedores? Os inquiridos que participaram no programa AconteSer têm uma tendência muito maior para subscrever um compromisso público do que aqueles que não participaram (53% vs. 14%). Quem tem conhecimento das causas do Decreto-Lei 62/2013 também subscrevia mais facilmente um compromisso público do que quem não tem conhecimento (71% vs. 52%). Sim 42% BASE: Total (n=517)

  14. País 30. Como define o seu estado de espirito em relação ao país? Estado de Espírito em relação ao País BASE: Total (n=517)

More Related