1 / 31

Planilhas Eletrônicas, softwares educacionais, Excel e Calc

Planilhas Eletrônicas, softwares educacionais, Excel e Calc. Franciele Buss Frescki Kestring Medianeira-PR. Softwares Educacionais. Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas e executadas pelo computador.

lewis
Télécharger la présentation

Planilhas Eletrônicas, softwares educacionais, Excel e Calc

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Planilhas Eletrônicas, softwares educacionais, Excel e Calc Franciele Buss Frescki Kestring Medianeira-PR

  2. Softwares Educacionais • Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas e executadas pelo computador. • Existem dois tipos principais de softwares: os sistemas operacionais (softwares básicos que controlam o funcionamento físico e lógico do computador) e os softwares aplicativos (executam os comandos solicitados pelo usuário, como os processadores de texto e planilhas eletrônicas).

  3. Dois outros tipos de softwares que contém elementos dos softwares básicos e dos softwares aplicativos, mas que são tipos distintos, são: os softwares de rede, que permitem a comunicação dos computadores entre si, e as linguagens de programação, que fornecem aos desenvolvedores de softwares as ferramentas necessárias para escrever programas.

  4. Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. • O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino.

  5. Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para mediar a aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem.

  6. Enfoque da aprendizagem • Quanto ao enfoque dado à aprendizagem, um software educacional pode direcionar para uma aprendizagem algorítmica ou heurística. Em um software de aprendizagem algorítmica a ênfase está na transmissão de conhecimentos, na direção que vai do sujeito que domina o saber para aquele que quer aprender.

  7. No modelo algorítmico o desenvolvedor de software tem o papel de programar uma seqüência de instruções planejadas para levar o educando ao conhecimento. • Já em um software orientado pelo modelo de aprendizagem heurística predominam as atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno as explore e construa conhecimentos por si mesmo.

  8. Desenvolvimento de software educacional • Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo, uma das etapas primordiais de sua produção é definir a concepção pedagógica daqueles que estão envolvidos no seu desenvolvimento e implementação.

  9. E para isso, ter um ou vários pedagogos na equipe de projeto é indispensável, o acaba ocorrendo é que grande parte das equipes de desenvolvimento de software educativo não possuem pedagogos ou então os pedagogos tem um papel meramente teórico.

  10. No Brasil • O atual Ministro da Educação já encontrou a solução para a falta de professores em algumas regiões:

  11. http://odia.ig.com.br/portal/educacao/aula-gravada-em-computador-no-lugar-de-professor-1.438117http://odia.ig.com.br/portal/educacao/aula-gravada-em-computador-no-lugar-de-professor-1.438117 •  Na falta de professores de Ensino Médio para disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, o Ministério da Educação (MEC) pretende solucionar o déficit, no segundo semestre, com aulas gravadas e transmitidas pelo computador. 07/05/2012

  12. Planilha eletrônica • Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. • Por exemplo, o Excel e o Calc.

  13. Calc é um software desenvolvido para a criação e manipulação de tabelas de cálculos, normalmente chamadas de planilhas eletrônicas, que possibilitam calcular, analisar informações e administrar dados através de suas ferramentas. • Esse aplicativo é muito utilizado nas diversas finalidades, principalmente as que envolvam aplicações matemáticas e a criação e incorporação de gráficos. Podendo ser usado desde um simples controle de gastos pessoais ao mais completo planejamento orçamentário de um grande empresa.

  14. História • As planilhas, realizadas em papel, existem há muito tempo, porém foi Dan Bricklin que inventou a primeira planilha eletrônica, o Visicalc. • Dan Bricklin (Filadélfia, 16 de julho de 1951) é um cientista estadunidense, hoje com 60 anos.

  15. Atividades iniciais para Excel ou Calc • Boa parte das funções básicas do Excel são existentes também no BrOffice.Org Calc, e vice-versa. • Porém, alguma maneira de trabalho será distinta.

  16. Abrindo a planilha Br.Office.Org Calc • Para abrir a planilha no Linux Educacional 2.0 siga o seguinte caminho: Menu -> Escritório -> BR. Ofice.Org Calc. Se a versão for Linux Educacional 3.0 siga o seguinte caminho: Iniciar -> Ferramentas de Produtividade -> BR. Ofice.Org Calc.

  17. A tela do Calc

  18. Área de Formatação • Se divide na barra de Menu e na barra de Ferramentas. • A barra de menu: contém os menus nos quais se encontram todos os comandos do Calc. • A barra de Ferramentas: é onde encontra-se os botões de atalhos dos comandos mais utilizados do Calc.

  19. Caixa de Endereço e Barra de Fórmulas • A caixa de endereço indica a posição da célula na planilha e a barra de fórmulas é onde inserimos uma determinada fórmula a uma ou mais células.

  20. Planilha • É toda a área quadriculada. Cada quadrado destes recebe o nome de célula.

  21. Guias de planilha • Indica a quantidade de planilhas existentes e em qual estamos trabalhando no momento.

  22. Barra de Menus • A Barra de Menus é composta por 9 menus, que são: Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar, Ferramentas, Dados, Janela e Ajuda. Onde encontra-se todos os comandos do Calc.

  23. Para quem quiser uma apostila para o básico e intermediário • http://www.inf.unioeste.br/guardamirim/apostilas/calc.pdf • Apostila de curso promovido pela Unioeste.

  24. Operadores aritméticos

  25. Calc como calculadora • Para fazer cálculos ou digitar uma fórmula na planilha eletrônica Calc é preciso clicar dentro de uma célula, digitar o símbolo “=” e em seguida digitar a expressão que se deseja calcular acionando a tecla Enter para obter o resultado. • Exemplo

  26. Expressões numéricas • O Calc, bem como o Excel, segue a hierarquia correta para realização de cálculos. Desse modo, ao procurar o resultado numérico de uma expressão numérica, será necessário utilizar parenteses. O software utiliza apenas parenteses para indicar prioridade de operação, ou associatividade. Não se usam colchetes nem chaves.

  27. Exemplo • Por exemplo, para obter o resultado de 4-{ 23-[2 + 4 x 5 + (3+2)3–24]} no Calc digita-se do seguinte modo:

  28. Exercícios no Calc ou Excel

  29. Investigando Funções no Calc

  30. Função de 1º grau • Nosso objetivo é o de entender a função mais geral , observando que seu gráfico pode ser obtido a partir do gráfico de se consideramos as operações realizadas como transformações no plano. Dessa forma, ao final, teremos uma visão de qual o significado dos parâmetros a e b envolvidos na expressão da função.

  31. Exercícios Instrua o programa a desenhar o gráfico de dispersão somente com marcadores. Formate os marcadores em Opções de Marcador para Sem marcador. Exclua as linhas de grade horizontais e a legenda da série. Coloque o título "Gráfico da função exponencial". Dê nomes x e y aos eixos. • 5. Adicione a linha de tendência para função exponencial. Exiba a equação no gráfico. Coloque setas no final dos eixos. • 6. Varie a para 1, 2 e 3. O que você observa? • 7. Observe o ponto em que o gráfico atravessa o eixo y em cada caso anterior. O que você conclui?

More Related