1 / 20

SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG

SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG. CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 Colaboração: Aline Almada. COMENTÁRIOS DO ARQUITETO:. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG. CONCURSO Belo Horizonte MG

lou
Télécharger la présentation

SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 Colaboração: Aline A\lmada COMENTÁRIOS DO ARQUITETO: ...

  2. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 M E M O R I A L D E S C R I T I V O ANÁLISE DO TERRENO E SEU ENTORNO - VISADA A-IMPRATICÁVEL – TERRENO VIZINHO / FAVELA. - VISADA B - IMPRATICÁVEL – ATRAVÉS DO TERRENO VIZINHO – ROMÂNTICA VISTA DE PARTE DO BAIRRO DE SANTA TEREZA COM SUA IGREJA. NÃO PODE SER EXPLORADA : SEGURAMENTE SERÁ TOTALMENTE INVALIDADA POR FUTURAS CONSTRUÇÕES. VISADA C - DESINTERESSANTE, POR CONTA DA POLUIÇÃO URBANA DE FAVELAS E PRÉDIOS DETERIORADOS. - VISADA D - FRONDOSAS MANGUEIRAS NA RUA PACÍFICO MASCARENHAS FAZEM DESTA AÚNICA VISTA DE INTERRESSE. -RUAS DO TERRENO – MUITO ESTREITAS. DIRETRIZES CONCEITUAIS DO TERMO DE REFERÊNCIA - AMPLIAR A VISIBILIDADE E PRESENÇA DO CONSELHO NA VIDA DA CIDADE COM UM PRÉDIO QUE O INDIVIDUALIZE NA CENA URBANA; QUE ESSA IDENTIDADE VISUAL REFLITA O CARÁTER PÚBLICO DA INSTITUIÇÃO; EXPRESSAR SUA ABERTURA À COMUNIDADE COM ESPAÇOS E FORMAS QUE SIGNIFIQUEM CONVITE E ACOLHHIMENTO AOS CIDADÃOS; SER EXEMPLAR, COM RELAÇÃO À ACESSIBILIDADE E CIRCULAÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, À CLIMATIZAÇÃO, ISOLAMENTO ACÚSTICO E ILUMINAÇÃO NATURAIS. O PROJETO AS RAZÕES SUPRACITADAS CHAMAMOS FILOSOFIA DO HOMEM. A SOLUÇÃO A SER PROPOSTA CHAMAMOS FILOSOFIA DA ARQUITETURA. COMO DEVERIA SER O PROJETO? NÃO NO SEU ESPAÇO ORGANIZADO, NA SUA FORMA, MAS NA SUA CONCEITUAÇÃO FUNDAMENTAL? ENTENDEMOS QUE A ARQUITETURA NÃO FALA ATRAVÉS DE DISCURSOS, PALAVRAS, MAS PELOS ARGUMENTOS DE SEUS ESPAÇOS, SUA LINGUAGEM, DAS EMOÇÕES QUE PASSA. E ISSO NOS PROPOMOS FAZER.

  3. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 QUE O PRÉDIO SEJA LIMPO, EQUILIBRADO, TRANSPARENTE, ÉTICO, NUM NÍTIDO RECADO DAS SUAS ATIVIDADES INTERNAS. QUE SEJA DESPROVIDO DO SUPÉRFLUO, DOS APLIQUES, DOS MODISMOS E DOS APELOS FORMAIS INCONSISTENTES – PASSAGEIROS – NA BUSCA DO ORIGINAL. ( A ORIGINALIDADE NÃO PRESTA, SE NÃO SE APÓIA NO INTRÍNSECO, NA VERDADEIRA FISIOLOGIA DO CONTEÚDO ). QUEREMOS QUE A ORIGINALIDADE, NO CASO, SE DEVA AO NATURAL SURGIMENTO DA ALMADA ARQUITETURA EM SIMBIOSE COM O LUGAR : LÍMPIDA E SERENA, CERCADA DE DIGNIDADE. QUE OS VALORES DA ARQUITETURA ESTEJAM MUITO ACIMA DE QUALQUER RECURSO DE PERSUASÃO – QUE SUA FORÇA EXPRESSIVA RESSALTE A SUA ESSÊNCIA. SÓBRIA SE MANTÉM A BOA ARQUITETURA, QUE NÃO AGRIDE, NÃO INSULTA, NÃO SE CORROMPE E NÃO CORROMPE ...INSTIGA. O ARQUITETO DEVE TRABALHAR, DE FATO, PARA AS PESSOAS, PARA AS SUAS VIDAS. DEVEMOS TOMAR A ARQUITETURA COMO UMA OBRA QUE SE NOS APRESENTA PARA OLHARMOS, RECEBERMOS, COMPREENDERMOS. ( DEPOIS NOS DAMOS CONTA DE QUE NÃO SOMOS MAIS OS MESMOS ... ) EIS A ESSÊNCIA DA BOA ARQUITETURA, QUE SE AFIRMA COM O TEMPO E QUE A TORNA IMORTAL. BUSCA CONCEITUAL : A “PRAÇA DO CONSELHO” DO ENTENDIMENTO DO PROGRAMA, SEU CRONOGRAMA E SUAS POSSÍVEIS SETORIZAÇÕES, E ATRELADOS AOS PRESSUPOSTOS DAS DIRETRIZES CONCEITUAIS, FICAMOS INCITADOS A UM DESAFIO : A CONQUISTA DE UM GRANDE ESPAÇO PÚBLICO, A “PRAÇA DO CONSELHO”. SERIA UM ESPAÇO LIVRE, COADJUVANTE INSEPARÁVEL DO PROJETO. ATRAVÉS DELA, O ACESSO PRINCIPAL. IRIA AREJAR AS ACANHADAS RUAS QUE FAZEM A ESQUINA DO TERRENO. EMPRESTARIA DISTÂNCIA FÍSICA PARA UM PODER DE SÍNTESE NA APREENSÃO DA ARQUITETURA PROPOSTA E SUA MENSAGEM SIMBÓLICA. SERIA, PORTANTO, UM ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO IMPRESCINDÍVEL À LEITURA DO PRÉDIO NA CENA URBANA. PARA A CIDADE ACONTECERIA UM ATO DE GENTILEZA URBANA, POR PARTE DO CONSELHO.

  4. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 O PARTIDO DA ASSOCIAÇÃO SIMULTÂNEA DESSAS VÁRIAS COMPONENTES MATERIAIS E ESPIRITUAIS TRANSCENDENDO O SIMPLES SOMATÓRIO DAS PEÇAS DO PROGRAMA, NUMA RESULTANTE SINERGÉTICA NASCE O PROJETO ARQUITETÔNICO ESTRUTURADO MENTALMENTE. FORMA, FUNÇÃO E ESTRUTURA INTERAGIRAM A UM SÓ TEMPO, DENTRO DE UMA COERÊNCIA INTRÍNSECA, INCLUSIVE SETORIZANDO TODO O COMPLEXO, INTERRELACIONANDO AS PARTES E O TODO : IMPLANTAÇÃO NUM ATO INSTINTIVO, CAPTAMOS UM GRANDE GESTO DIAGONAL LIGANDO OS PONTOS NO ALINHAMENTO DAS DUAS DIVISAS ( DA RUA PROF.OTAVIANO DE ALMEIDA E RUA PACÍFICO MASCARENHAS ), DIVIDINDO O TERRENO EM DUAS GRANDES ÁREAS TRIANGULARES : A DA ESQUINA SERIA LIVRE PARA A “PRAÇA DO CONSELHO”; NA OUTRA ACONTECERIA O BLOCO VERTICAL DAS SALAS, QUE, PELA SUA EXTENSÃO ( ATÉ OS LIMITES LEGAIS DOS AFASTAMENTOS FRONTAIS NAS RUAS ), IRIA PRESERVAR A PRAÇA DA PRESENÇA VISUAL NÃO CONVENIENTE DOS FUTUROS PRÉDIOS VIZINHOS QUE IRIAM ROUBAR A SUA INDIVIDUALIDADE COMO PANO DE FUNDO DA PRAÇA. LEVANDO EM CONTA O DESNÍVEL DO TERRENO, O CENTRO DE CONVENÇÕES, RESTAURANTE ( CAFETERIA ) E GARAGEM FICARIAM NO SUBSOLO. O BLOCO VERTICAL FOI DESENVOLVIDO O MAIS LONGO POSSÍVEL, COM SUA PEÇAS PRINCIPAIS ENVIDRAÇADAS VOLTADAS PARA A PRAÇA E CONSEQUENTEMENTE PARA A “VISADA D” DAS MANGUEIRAS. PARALELAMENTE ÀS DIVISAS, TERÍAMOS EMPENAS CEGAS COM OS ELEVADORES, AS ESCADAS E OS BANHEIROS. NA FACE POSTERIOR, MENOR, TAMBÉM ENVIDRAÇADA COMPLETARÍAMOS O PROGRAMA. O VIDRO TRARIA TAMBÉM A TRANSPARÊNCIA SIMBÓLICA DAS ATIVIDADES DO CONSELHO, SEMPRE DE INTERESSE PÚBLICO. O INTERESSANTE É QUE TODO O PROGRAMA SE COMPARTIMENTOU, NO ZONEAMENTO VERTICAL, DE MANEIRA CORRETA ATENDENDO O ORGANOGRAMA FORNECIDO, E EM APENAS SEIS PAVIMENTOS. ISTO TAMBÉM VEIO FACILITAR A VIDA INTERNA DO PRÉDIO NAS SUAS RELAÇÕES FUNCIONAIS.

  5. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 ESSE BLOCO “ESTICADO“ E BAIXO GANHA UMA PROPORÇÃO VOLUMÉTRICA MUITO AGRADÁVEL, LEVANDO QUALIDADE ESTÉTICA AO NOVO ESPAÇO URBANO CONQUISTADO, A PRAÇA DO CONSELHO. A GRANDE TRELIÇA, PEÇA MARCANTE DA LINGUAGEM DO PRÉDIO, TRAZ IMPLÍCITA A SUSTENTAÇÃO ATIRANTADA DO TETO DO AUDITÓRIO – PISO DA PRAÇA. MAIS UMA VEZ AFIRMA A EXPECTATIVA DE MANTER A ESSÊNCIA, NA REALIDADE ESTRUTURAL, FISIOLÓGICAMENTE. ISTO CORROBORA A MENSAGEM DE ÉTICA. ACESSOS PELA “PRAÇA DO CONSELHO” ACESSO PRINCIPAL COM RECEPÇÃO E TRIAGEM BÁSICA : ( UMA MARQUISE SINUOSA EM AÇO E VIDRO CONFERE UM TOQUE POÉTICO NO CAMINHO DAS PESSOAS ). HALL DE ELEVADORES DA DIREITA - PÚBLICO INTERNO TAMBÉM P/ O CENTRO DE CONVENÇÕES E CAFETERIA. HALL DE ELEVADORES DA ESQUERDA – PÚBLICO EXTERNO TAMBÉM P/ O CENTRO DE CONVENÇÕES E CAFETERIA. OBS : OS DEFICIENTES FÍSICOS CIRCULAM DE NÍVEL. PELA RUA PACÍFICO MASCARENHAS ( PARTE BAIXA ) - CENTRO DE CONVENÇÕES OBS: ESCADA COM DESNÍVEL DE 1,70 METROS. RESTAURANTE ( CAFETERIA ) OBS : OS DEFICIENTES FÍSICOS CIRCULAM DE NÍVEL. - GARAGEM PELA RUA PROF. OTAVIANO DE ALMEIDA - HALL DE SERVIÇO - COZINHA, DEPÓSITOS E FUNCIONÁRIOS DE SERVIÇO. ASPECTOS TÉCNICOS DO PARTIDO TETO DO AUDITÓRIO / ESTRUTURA - A TRELIÇA PROPOSTA ATIRANTA UMA VIGA PRINCIPAL, QUE REDUZ ALTURA DAS OUTRAS TRANSVERSAIS QUE NELA SE APÓIAM. TAMBÉM SERVE DE APOIO ( TRANSIÇÃO ) PARA ALGUNS PILARES DOS QUATRO PAVIMENTOS ACIMA. SUBSOLO

  6. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2 - O REBAIXAMENTO, HOJE, DO NÍVEL DE ÁGUA DO LENÇOL FREÁTICO JÁ SE FAZ EM BELO HORIZONTE (COMO FOI FEITO RECENTEMENTE NA OBRA NOVA DO HOSPITAL MATER-DEI ) PELO EFICIENTE MÉTODO “ JET-GROUND “, O MAIS USADO NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS DESDE 1983. E O IMPORTANTE É QUE FICA EM MÉDIA 20% MAIS ECÔNOMICO DO QUE AS TRADICIONAIS ( E DEFICIENTES ) LAJES À SUB-PRESSÃO, AINDA MUITO USADAS AQUI. - TORRES DE ARREFECIMENTO NAS PRUMADAS DE CIRCULAÇÃO VERTICAL, SOBRE AS ESCADAS. OS FAN-COILS SE DISTRIBUEM PELOS SETORES SOLICITADOS. DIVISÓRIAS MÓVEIS ENTRE OS AUDITÓRIOS APÓIAM-SE EM ROLDANAS / TRILHOS DETALHADAS ATRAVÉS DE UMA FRESTA CONTÍNUA NA LAJE / TETO DA GARAGEM, TENDO FACILITADA A SUA MANUTENÇÃO. - VIDROS PARA OS PANOS DE VIDRO, PENSAMOS NO SISTEMA “SCREEN-LINE”, EM QUE MICRO-PERSIANAS FICAM SELADAS ENTRE OS VIDROS; OFERECE PROTEÇÃO SOLAR, ACÚSTICA E TÉRMICA DOS AMBIENTES. ADMITE O ACIONAMENTO MANUAL E MOTORIZADO. A OBRA SE CONTRUÍDA, INEVITÀVELMENTE SERIA MAIS UMA OBRA ( COMO TODAS ) IMPOSTA À COMUNIDADE, OBRIGADA ENTÃO A COM ELA CONVIVER VIDA AFORA. MAS POR TODO O DITO E FEITO, SE DE FATO CONSTRUÍDA, ACREDITAMOS NÃO VIRÁ A SER UM ESTORVO: COERENTE NOS SEUS ASPECTOS ARTÍSTICOS, FUNCIONAIS E TÉCNICOS. ESTRUTUIRALMENTE LÓGICA. MOSTRA-SE AUTÊNTICAMENTE ARQUITETURA, COM SEUS VALORES E SIMBOLOGIAS. REINVENTA O ESPAÇO URBANO E DELE PARTICIPA VIVAMENTE COM DIGNIDADE.

  7. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  8. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  9. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  10. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  11. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  12. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  13. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  14. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  15. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  16. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  17. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  18. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  19. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

  20. SEDE CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA / MG CONCURSO Belo Horizonte MG 2004 garagem / auditório / restaurante / térreo / mezanino / 4 pavimentos Área 8.740,00 m2

More Related