1 / 17

REP Ú BLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

REP Ú BLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE Secretaria de Estado Para a Politica da Formação Profissional e Emprego SEPFOPE – Encontro sub-regional tripartido sobre Trabalho Infantil para os países lusófonos São Tomé e Príncipe, de 3 a 6 de Dezembro de 2012.

lucus
Télécharger la présentation

REP Ú BLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE Secretaria de Estado Para a Politica da Formação Profissional e Emprego SEPFOPE – Encontro sub-regional tripartido sobre Trabalho Infantil para os países lusófonos São Tomé e Príncipe, de 3 a 6 de Dezembro de 2012

  2. PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE TRABALHO INFANTIL EM TIMOR-LESTE

  3. BREVE INFORMAÇÃO SOBRE O PAÍS A 28 de Novembro de 1975, após uma curta guerra civil, a República Democrática de Timor-Leste foi proclamada independente; Apenas uns dias depois, a 7 de Dezembro de 1975, a nova nação foi invadida pela Indonésia que a ocupou durante os 24 anos seguintes; Em 30 de Agosto de 1999, os timorenses votaram por esmagadora maioria pela independência; Em 20 de Maio de 2002 a independência de Timor-Leste foi restaurada. POPULAÇÃO ResultadosPreliminares do CensosPopulacional e Habitacional de 2010:  -População total: 1,066,582/ (em 2004: 923,198) Homens: 541,147 Mulheres: 525,435 Aumentodesde 2004: 15.5% (143,384 pessoas) Taxaanual do crescimentopopulacional: 2.41%

  4. Uma Pesquisa realizada pela OIT, apontou que: Mais meninos do que meninas são encontrados em Trabalho Infantil, sendo que dos meninos entrevistados 49,1% estavam envolvidos em Trabalho Doméstico; (Maioria adoptados) A maioria das crianças começam a trabalhar antes dos 12 anos; Cerca de 70% das crianças tentam conciliar o trabalho com a escola e a maioria admite que o trabalho atrapalha o desempenho escolar, sendo que apenas cerca de 30% dos que já abandonaram a escola desejam retornar aos estudos;

  5. d)Crianças em Trabalho Doméstico ou vendedores de rua trabalham muitas horas por dia e praticamente o ano todo; e) Embora trabalhem menos horas, as crianças que trabalham na agricultura são mais vulneráveis a doenças e acidentes no trabalho do que as que estão envolvidas em trabalho doméstico ou os que vendem na rua; f) A maioria dos pais das crianças em Trabalho Infantil trabalham no mercado informal e ganham menos de USD 60,00 por mês;

  6. h) A maioria das crianças em trabalho doméstico não são remunerados, porém recebem benefícios tais como apoio para estudarem. g) A Maioria dos pais compreendem a necessidade dos filhos estudarem, porém, a situação económica da Família faz com que os mesmos não vejam como negativo os filhos trabalharem ao invés de irem para a escola.

  7. Grafíco statístico trabalhadores infantís 2007 - 2009

  8. O que já foi Feito após a restauraçãoda independência? Timor-Leste ratificou a Convenção 182 da ILO, sobre as PioresFormas de TrabalhoInfantilatravésdaResolução do ParlamentoNacional no. 09/2009, de 08 de Abril. A Convençãofoidepositada e Registadajuntoao Director Geralda OIT emGenebra, em 16 de Junho de 2009. Nova Lei do Trabalho (Lei 4/2012) entroen vigor no 22 Junho de 2012. FoitambémaprovadopeloCdM o EstatutodaInspecçãoGeral do Trabalhoem 15 de Setembro de 2010 e foienviadoao PR para a promulgação.

  9. Desafiosparacumprir Como visto, a RatificaçãodaConvenção 182 trazconsigoalgumasresponsabilidades a seremcumpridaspeloGovernosendoelas: A Criação de Mecanismos de CombateàsPioresFormas de TrabalhoInfantil; b) A Definição de umalistasobre as formas de trabalhoconsideradaperigosasparacrianças; e c) A Elaboração de um Plano de Acçãopara a sensibilização e implementaçãoefectivadaConvenção no CombateaoTrabalhoInfantil.

  10. No sentido de cumprir as obrigaçõesprevistasnaConvenção o Governo, atravésda SEPFOPE, com base no Artigo 8º da C.182, solicitou, formalmente, em 2 de Junho de 2009, o apoioda ILO/IPEC no sentido de mediar as negociações com o GovernoBrasileiropara o desenvolvimento de um Programapara a Eliminação das PioresFormas do TrabalhoInfantil, no âmbitodaCooperaçãoSul-Sul

  11. O Programa de Cooperação entre Brasil, OIT e Timor-Leste para a implementaçãodaConvenção 182 começou a ser desenhadoemJulho de 2009, e foi assinado no final de Outubro de 2009.

  12. O Programa de Cooperação entre Brasil, ILO e Timor-Leste fui o primeiropassopara a Sensibilizaçãosobre o Temaem Timor-Leste e servirácomoalicerceparaacçõesfuturasrelacionadas com o TrabalhoInfantil. O Programatevecomoobjetivosprincipais: Apoiar na Sensibilização e na criação de uma Comissão de Trabalho Infantil tripartida, capaz de fortalecer o mecanismo do diálogo social e aprimorar o processo de consulta na implementação de políticas de trabalho infantil.

  13. b) Apoiar na elaboração uma lista dos tipos de trabalho com probabilidade de prejudicar a saúde, a segurança ou a moral da criança, a fim de adoptá-la como lista nacional de trabalhos perigosos proibidos para crianças menores de 18 anos. Projeto alcanço a: Os termos da referência da Comissão Nacional Contra o Trabalho Infantil, 1º. Esboço da Lista de Trabalhos Perigosos a ser proibido para as crianças de baixo de 18 anos. Nova Lei do Trabalho que inclui artigos “60-70” sobre a proteção minores Trabalho Infantil conforme a Convenção 182. Código Penal da RDTL artigo 152 “ sobre maus tratos para os menores” Estabelecer um Grupo de Trabalho Tripartido Finalizar os termos de referencia para a Comissão Nacional contra o Trabalho Infantil (CNTI)

  14. Os próximos passos para a implementação deste Programa

  15. Estabelecimento da comissão que vai institucionalizar oficialmente a lista e monitorizar a implementação da convenção Capacitar a CNTI Desenvolver um Plano de Açao Nacional contra o Trabalho Infantil.

  16. Timor-LesteUma visão, um sonho e uma realidade… Boas Festas do Santo Natal 2012 e Feliz o Ano Novo 2013 Boas Festas ba Santu Natal 2012 no Kmanek ba Tinan Foun 2013 Muito Obrigado! Obrigadu Wain

More Related