1 / 6

Química Forense

Química Forense. Uma apresentação a essa fascinante ciência. Paula Senna Ciências Farmacêuticas Cachoeira - Ba. História. Em 1960, a hipótese de que Napoleão teria morrido envenenado ganhou força devido a uma análise química.

Télécharger la présentation

Química Forense

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Química Forense Uma apresentação a essa fascinante ciência. Paula Senna Ciências Farmacêuticas Cachoeira - Ba

  2. História Em 1960, a hipótese de que Napoleão teria morrido envenenado ganhou força devido a uma análise química. Havia uma quantidade anormal de arsênio em um fio de cabelo, o único vestígio passível de investigação que restara. O arsênio não é tóxico na sua forma elementar, entretanto, o óxido de arsênio (As²O³), sim. É um composto sólido, branco e solúvel em água.

  3. História Ele produz soluções incolores, é insípido e difícil de ser encontrado por análises químicas simples (vantagens para o assassinato perfeito). Nos anos 90, surgiu outra teoria: o envenenamento por arsênio teria sido acidental. Um simples papel de parede da cor verde. O adereço de um dos aposentos era dessa cor graças ao uso de um composto de arsênio – o arsenatode cobre (CuHAsO4).

  4. História O clima úmido teria propiciado a formação de mofo no papel de parede e os microorganismos converteram a substância em trimetil arsênio (CH³)³As, altamente volátil. Dessa maneira a substância teria sido facilmente inalada por Napoleão em grande quantidade. Fonte: FARIAS, Robson Fernandes de. Introdução à Química Forense, Ed. Átomo. pg39

  5. O que é Química Forense? Pode ser definida como a parte da ciência que aplica os conhecimentos da química e áreas afins aos problemas de natureza forense utilizando-se de métodos analíticos. O material biológico coletado pelo médico legista, as drogas apreendidas pela polícia, os resíduos extraídos da “cena do crime” e até a extração de DNA são elementos que compõem o trabalho do perito.

  6. Considerações Finais Para se tornar um perito forense, ser ‘expert’ em química analítica não é suficiente. No Brasil, é preciso passar primeiro por concursos públicos. A atividade é restrita às polícias civil e federal. Entretanto, o prognóstico feito por acadêmicos é animador: há espaço para mais profissionais e cursos na área.

More Related