1 / 34

sistemas de informação em saúde e enfermagem

sistemas de informação em saúde e enfermagem . UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem. Fonte:. http://www.unifesp.br/denf/NIEn/sie/intro.htm. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem.

mora
Télécharger la présentation

sistemas de informação em saúde e enfermagem

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. sistemas de informação em saúde e enfermagem

  2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Fonte: http://www.unifesp.br/denf/NIEn/sie/intro.htm

  3. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem • Definição • Histórico • Aplicações • Desenvolvimento

  4. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Definições

  5. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem SIE são sistemas de computadores que coletam, armazenam, processam, recuperam, mostram e comunicam a informação necessária em tempo real, para que se possa administrar os serviços e os recursos facilitadores, gerenciar padrões de informações sobre o paciente para a prestação de cuidados e unir os recursos de pesquisa e as aplicações educacionais à prática de enfermagem. (1986)

  6. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem SIE é um software que automatiza o processo de enfermagem, auxiliando desde o levantamento inicial das necessidades do paciente até a avaliação do cuidado prestado, incluindo toda a documentação feita no período. Também inclui o gerenciamento dos dados necessários para prestação da assistência. (Classificação do grau de dependência do paciente, a equipe necessária para atender, os esquemas de plantões para as unidades, custos dos tratamentos e dos cuidados.) (1994)

  7. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem SIE é a integração da enfermagem, sua informação, gerenciamento da informação com processamento e tecnologia de informação para o apoio à saúde da população. (1994)

  8. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem SIEé o uso das ciências da enfermagem, da computação e da informação na elaboração do processo de Enfermagem para cuidar do paciente/cliente, que fornece dados, informações e conhecimentos para o indivíduo e para a organização, de modo a melhorar o nível de saúde de todos. (1992)

  9. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem SIE é o uso das ciências da Enfermagem, da Computação e da Informação na elaboração do processo de Enfermagem.

  10. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Histórico

  11. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1960: • Aumento dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Enfermagem. • Desenvolvimento de aplicações específicas de computadores nos hospitais.

  12. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1970: • Maior número de enfermeiras com pós-graduação. • Introdução dos sistemas de informação hospitalar.

  13. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1980: • Enfermeiras aptas a analisar e interpretar dados. • Mais informação disponível sobre prática de enfermagem.

  14. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1990: Surgimento dos sistemas de Informação em Enfermagem, a partir do Arquivo Mínimo de Dados de Enfermagem (Nursing Minimum Data Set).

  15. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Benefícios: • Melhor compreensão das necessidades de informação das enfermeiras. • Melhor compreensão das tomadas de decisão. • Maior repertório de intervenções de enfermagem. • MELHOR CUIDADO AO PACIENTE

  16. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Aplicações

  17. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Para Wiederhold e Perreault (1990), são 3 as categorias de necessidades de informação dentro de um hospital:

  18. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1. Suporte para a atividade diária 2. Suporte para o planejamento 3. Suporte na documentação

  19. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1. Suporte para a atividade diária Armazenamento de dados, registro dos pacientes, exames a que foram submetidos, cirurgias realizadas, avaliação clínica de profissionais.

  20. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 2. Suporte para o planejamento Atividades desenvolvidas devem ser planejadas visando tomadas de decisões eficazes, tanto em relação à administração quanto à assistência.

  21. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Suporte na documentação A informação documentada pode facilitar a realização de análises e pesquisas científicas e, conse-quentemente, mudar o rumo das decisões.

  22. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Em um sistema computadorizado, a informação é organizada de forma a possibilitar o gerenciamento dos profissionais e das atividades que estes realizam, de forma efetiva e com qualidade, visando a satisfação do cliente.

  23. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem Desenvolvimento

  24. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1. Pré-requisitos 2. Vantagens 3. Etapas do desenvolvimento

  25. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 1. Pré-requisitos • Deve efetivamente auxiliar os enfermeiros a tomarem as melhores decisões. • Facilitar a documentação, trazendo vantagens sobre o método de registro manual previamente existente.

  26. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 2. Vantagens • Diminuir o tempo gasto em atividades burocráticas. • Permitir que o enfermeiro se ocupe mais diretamente do paciente. • Auxíliar a elaboração do diagnóstico de Enfermagem.

  27. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 2. Vantagens • Auxíliar a administração e o geren-ciamento das unidades com relação a recursos humanos e materiais. • Realização de auditorias. • Maior precisão da informação.

  28. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 2. Vantagens • Maior confiabilidade no registro e exatidão da informação. • Padronização no registro e na coleta do dado, para fins de avaliação e pesquisa (métodos de tratamento mais eficientes e, possivelmente, com menor custo).

  29. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Etapas do desenvolvimento 1. Suporte para a atividade diária 2. Análise 3. Desenvolvimento 4. Implantação 5. Manutenção

  30. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Etapas do desenvolvimento Planejamento: - O que se quer informatizar? - Como se quer? - Em que prazo de tempo? - Trará benefícios? - É viável ?

  31. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Etapas do desenvolvimento Análise: - Identificar, descrever, quanti-ficar e analisar as atividades do sistema. - Levantar falhas, o que pode ser melhorado.

  32. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Etapas do desenvolvimento • Desenvolvimento: - Considerar o envolvimento do serviço de enfermagem com todos os outros serviços do hospital e os recursos que ele disponibiliza

  33. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Etapas do desenvolvimento Implantação: - Realizar testes-pilotos para minimizar os riscos de falhas.

  34. Sistemas de Informação em Saúde e Enfermagem 3. Etapas do desenvolvimento • Manutenção: - Alterações periódicas para garantir a funcionalidade e diminuir a chance de obsolescência.

More Related