1 / 18

FERORMÔNIOS

O que são e para que servem Componentes: Ana Carolina P. Maciel Catarina Gonçalves Dias Netto Erika Mayumi Shimabukuro Ivana Giovannetti Castilho Sílvia Massae Oide Serikawa. FERORMÔNIOS.

nenet
Télécharger la présentation

FERORMÔNIOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que são e para que servem Componentes: Ana Carolina P. Maciel Catarina Gonçalves Dias Netto Erika MayumiShimabukuro Ivana Giovannetti Castilho Sílvia MassaeOideSerikawa FERORMÔNIOS

  2. Definição: Do grego "pherein" (féro) = carregar, transportar e "horman"(órmon) = excitar, estimular.- Substância química A. Hormônios - no próprio indivíduoSemioquímicos(sinais)B. Ferormônios - em outro indivíduo de mesma espécieC. Aleloquímicos - em outro indivíduo de espécie diferente O QUE SÃO FERORMÔNIOS?

  3. Tipos de ferormônios A. Natureza químicaÁlcoois, hidrocarbonetos, ácidos graxos,acetatos, etc.Geralmente são simples, leves, voláteis e eliminados em pequena quantidade B. AçãoSexual, defesa, agregação, dispersão, reconhecimento, demarcação de território, etc.

  4. Ferormôniosexual Exemplo: mosca doméstica

  5. Para que servem os ferormônios? Comunicação! Seres Vivos se comunicam através de cores, formas, ferormônios, etc.Ex.: Periplaneta americana  e ferormônioPeriplanona-B- Pequenas quantidades- Agrupamento

  6. Produção de ferormônios nos insetos • Local de produção: variação muito ampla, de acordo com o sexo e a ordem dos insetos. • Em muitos insetos ainda é desconhecido o local de produção. • Mais comumente os órgãos produtores são glândulas na região abdominal apical de fêmeas e em pêlos e escamas localizados no tórax, abdome e até asas dos machos.

  7. Formigas cortadeiras • A organização da vida das formigas em sociedade somente foi possível com a utilização dos feromônios, possibilitando o reconhecimento individual e a cooperação na execução das múltiplas atividades da colônia. • Ferormônio de alarme: comportamento de defesa da colônia, produzido e armazenado nas glândulas mandibulares. • Ferormônio de reconhecimento: odores impregnados sobre a cutícula das formigas, sua composição depende da espécie e da colônia, variando de acordo com as características genéticas e alimentares da especie. • Ferormônio de reconhecimento de trilhas: é produzido nas glândulas de veneno, através do ferrão é depositada nas superfícies, tem alto grau de especificidade.

  8. Ferormônios e controle de pragas Dois métodos de aplicação na agricultura: • Através da construção de armadilhas para captura dos insetos (indicam a quantidade desses animais na lavoura e o seu crescimento). • Através da liberação na atmosfera que causará a interrupção dos acasalamentos (machos não acham os rastros normais de ferormônios das suas parceiras). Vantagem: escolher o método mais adequado para o controle da praga evitando a utilização indiscriminada de agrotóxicos.

  9. Receptores Gustativos Cerdas, Pêlos Olfativos Antenas PERCEPÇÃO DE FEROMÔNIOS EM INVERTEBRADOS

  10. Órgão vomeronasal (OVN) ou órgão de Jacobson PERCEPÇÃO DE FEROMÔNIOS EM VERTEBRADOS

  11. Órgão vomeronasal

  12. No homem • Olfato (atração ou repulsão) • Detecção inconsciente

  13. Uso na indústria?

  14. Outros animais...

  15. Outros animais...

  16. Outros animais...

  17. Comportamento sexual dos camundongos OVN perdeu sua conexão com o cérebro nos humanos Estrutura regride conforme o desenvolvimento do feto em humanos, cetáceos e alguns morcegos. Humanos não precisariam de marcadores primitivos para explicitar atração sexual com o desenvolvimento da visão No entanto, a possibilidade não é descartada – sincronia do ciclo menstrual EVOLUÇÃO

  18. FIM

More Related