1 / 12

Os novos caminhos da Ciência

Os novos caminhos da Ciência. Revolução das ciências físicas. O século XX ficou marcado por profundas alterações que se verificam nas várias ciências. Tal deveu-se ao constante progresso técnico-científico iniciado no século anterior.

nitesh
Télécharger la présentation

Os novos caminhos da Ciência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os novos caminhos da Ciência

  2. Revolução das ciências físicas • O século XX ficou marcado por profundas alterações que se verificam nas várias ciências. Tal deveu-se ao constante progresso técnico-científico iniciado no século anterior. • No entanto, consciencialização da complexidade da natureza que nos rodeia, obrigando a uma revisão de todo o conhecimento cientifico.

  3. Positivismo • O positivismo foi posto em consideração perante a relatividade provada dos vários campos de conhecimento, no entanto, o homem aceitou a impossibilidade de controlar o todo o saber caminhando para a especialização numa só área. • Positivismo - Sistema filosófico que fundamenta o conhecimento na observação e analise rigorosa dos factos.

  4. Cientistas que se se destacaram Einstein – Nasceu em Ulm, na Alemanha a 14 de Março de 1879 e morreu a 18 de Abril de 1955. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correcta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atómica, apesar de não prever tal possibilidade. Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

  5. Sigmund Freud Sigismund Schlomo Freud(6 de Maio de 1856 — 23 de Setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise. Freud nasceu em Freiberg, na época pertencente ao Império Austríaco; actualmente a região é denominada Příbor, na República Tcheca. Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica.

  6. Madame Curie Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioactividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio.

  7. BigBang • O BigBang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "BigBang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído actual e continua em expansão actualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.

  8. Teoria do CAOS • Teoria do caos, para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a interacção de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de factores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.

  9. Teoria da Relatividade A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral. A Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de 4 dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.

  10. Teoria Quântica • A teoria quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atómica, tais como moléculas, átomos, electrões, protões e de outras partículas sub-atómicas, muito embora também possa descrever fenómenos macroscópicos em diversos casos. A Teoria Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação, também fornece descrições precisas para muitos fenómenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Teoria Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenómenos macroscópicos como a super fluidez e a supercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenómeno, é a chamada constante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de acção.

  11. Penicilina • A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicilliumchrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso. • O nome penicilina é usado também para outros antibióticos relacionados.

  12. Trabalho realizado por: • Bruno Fernandes nº4 9º4 • Ah e Diogo Sousa nº6 • E o Tiago Correia nº 23

More Related