1 / 20

Construindo números Decimais com o material dourado

Construindo números Decimais com o material dourado. Professor marcelo oliveira Universidade severino sombra Vassouras – rj Pós-graduando novas tecnologias no ensino da matemática - uff. O Material Dourado Montessori.

pauline
Télécharger la présentation

Construindo números Decimais com o material dourado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Construindo números Decimais com o material dourado Professor marcelo oliveira Universidade severino sombra Vassouras – rj Pós-graduando novas tecnologias no ensino da matemática - uff

  2. O Material Dourado Montessori • O Material Dourado Montessori é destinado a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos). O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.

  3. Quem foi Maria Montessori Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Formou-se em medicina, iniciando um trabalho com crianças excepcionais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem problemas, os procedimentos usados na educação dos excepcionais.

  4. A pedagogia Montessoriana relaciona-se a normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.

  5. Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori. O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

  6. Atividades com os alunos VAMOS FAZER UM TREM? O professor combina com os alunos: _ Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras. 2 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 ... Como formaremos o 20?

  7. Esta atividade leva à formação da idéia de sucessor. Fica claro para a criança o "mais um", na seqüência dos números. Ela contribui também para a melhor compreensão do valor posicional dos algarismos na escrita dos números.

  8. Conhecendo o material dourado • O material dourado é composto de 611 peças, sendo elas: 1 cubo 10 placas 100 barras 500 cubinhos 1 milhar ou 10 centenas ou 100 dezenas ou 1000 unidades 1 centenas ou 10 dezenas ou 100 unidades 1 dezenas ou 10 unidades 1 unidade

  9. Familiarizando-se com o material dourado Como é formado o cubo? Como é formada a placa? 10 barras 10 placas Como é formada a barra? 10 cubinhos

  10. 2. MONTAGEM Objetivo: perceber as relações que há entre as peças. O professor sugere as seguintes montagens:- uma barra;- uma placa feita de barras;- uma placa feita de cubinhos;O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:- Quantos cubinhos vão formar uma barra?- E quantos formarão uma placa?Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:- Vamos ver quem consegue montar uma barra com 8 cubinhos? É possível?- E com 27? É possível formar uma placa?

  11. 3. Atividade Objetivo:relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico. O professor mostra, um de cada vez, cartões com números. As crianças devem mostrar as peças correspondentes, utilizando a menor quantidade delas. 10 20 30 101 1020

  12. Como podemos formar o número 567? 6 x 10 = 60 7 x 1 = 7 5 x 100 = 500 500 + 60 + 7= 567

  13. Vimos como é formado um cubo grande, não é? Ele é formado por 10 placas! O cubinho representa a unidade, não é? Mas como será que ele é formado???

  14. Vamos assistir esse pequeno vídeo... Com o auxílio da lupa vemos agora o cubinho de uma outra perspectiva, onde ele não deixa de ser a unidade, mas agora “ampliado” podemos perceber que o cubinho é formado de 10 plaquinhas “ampliadas”. Como o cubo ampliado vale 1 unidade, a placa valerá 0,1 do cubo, a barra ampliada valerá 0,01 do cubo e o cubinho ampliado valerá 0,001 do cubo ampliado!

  15. Vamos agora ver como é possível construir números decimais utilizando esse mesmo material. Pense nas ações a serem realizadas e complete as sentenças abaixo: Para obtermos uma placa ____________________ um cubo em ________ partes iguais. Assim, a placa representa ______________ do cubo. Para obtermos uma barrinha ____________________ um cubo grande em ________ partes iguais. Assim a barrinha representa ________________ do cubo grande. Para obtermos um cubinho ____________________ um cubo em ________ partes iguais.

  16. Como podemos expressar as sentenças abaixo matematicamente? Lembre-se que o cubo ampliado representa a unidade. Utilize o material concreto para representar as quantidades abaixo, fazendo o registro das peças selecionadas:

  17. Utilizando o material concreto, represente as operações abaixo. Reproduza em seu caderno o quadro abaixo e registre as operações realizadas: 0,75 + 0,23 0,75 + 0,28 0,75 - 0,25 0,75 - 0,48 0,75 + 0,45 + +

  18. - - +

  19. Referências: www.educar.sc.usp.br/matematica“Matemática para professores de 1ª à 4ª série”.

More Related