1 / 9

Auditoria, segundo normas ISO 14010 a 14015 e ISO 19011

Auditoria, segundo normas ISO 14010 a 14015 e ISO 19011 Auditoria, segundo normas NBR 14791 a 14793 (CERFLOR). 4. LCF694 Auditoria e Certificação Ambiental. Família de normas ISO 14000. Recomendações INMETRO.

piera
Télécharger la présentation

Auditoria, segundo normas ISO 14010 a 14015 e ISO 19011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Auditoria, segundo normas ISO 14010 a 14015 e ISO 19011 Auditoria, segundo normas NBR 14791 a 14793 (CERFLOR) 4 LCF694 Auditoria e Certificação Ambiental

  2. Família de normas ISO 14000

  3. Recomendações INMETRO Baseada na norma NIT-DICOR-018 do INMETRO estabelece o procedimento a ser utilizado na auditoria de organizações solicitantes de credenciamento e de organizações credenciadas, incluindo auditorias combinadas. Segue as diretrizes da ABNT (NBR ISO 19011) Conceito importante: Não-conformidade crítica: não conformidade que implica ausência de, ou falha em implementar e manter, um ou mais elementos de sistemas requeridos na norma de referência ou uma situação que pode, com base nas evidências disponíveis, gerar dúvidas significativas quanto à credibilidade dos documentos emitidos pelo organismo solicitante ou credenciado.

  4. Tipos de Auditoria (InMETRO) Auditoria de Concessão (ou de Credenciamento ou Inicial): é realizada na sede do organismo e em possíveis escritórios que acolham partes do processo de certificação. Nesta avaliação, se verifica no local o atendimento a todos os requisitos da norma de referência do credenciamento. Além disto, é feita uma amostragem dos processos de certificação do organismo para verificação da integridade dos mesmos. Antecede o ato da concessão do credenciamento a um organismo. Auditoria de Supervisão (ou Manutenção): é realizada na sede do organismo e/ou em possíveis escritórios que acolham partes do processo de certificação. Nesta avaliação, se verifica no local a manutenção do atendimento aos requisitos da norma de referência do credenciamento. Auditoria de Recredenciamento: é realizada na sede do organismo e em possíveis escritórios que acolham partes do processo de certificação. Nesta avaliação, se verifica no local a manutenção do atendimento a todos os requisitos da norma de referência do credenciamento. Esta auditoria antecede o ato da renovação do credenciamento de um organismo Auditoria Extraordinária: pode der realizada a qualquer tempo diante de fatos, não-conformidades, reclamações e/ou denúncias que ponham em risco a credibilidade das certificações do organismo.

  5. Plano de trabalho (InMETRO) Formação da Equipe Auditora: o Chefe da Equipe/Setor indica a equipe auditora. Recomenda-se que a composição da equipe auditora seja submetida, com antecedência suficiente, à aprovação do cliente. Documentação do organismo auditado: a documentação cliente é encaminhada ao auditor-líder. Plano de Auditoria: a equipe auditora deve preparar o plano de auditoria e o programa de viagem. O Plano de Auditoria deve ser enviado com pelo menos 2 dias de antecedência em relação à data prevista para o início da auditoria. O Plano será considerado aprovado, se não for recebida contestação, com justificativa, antes do início da auditoria. Atividades nas instalações do organismo auditado: Reunião de Abertura: antes do início da auditoria, a equipe auditora deve realizar uma reunião de abertura com os representantes do auditado, visando: a) apresentar a equipe auditora; b) confirmar o objetivo e os escopos da auditoria; c) confirmar o Plano da Auditoria; d) fazer referência ao Termo de Confidencialidade e Imparcialidade; e) informar o método de registro das atividades da auditoria, destacando o conceito de não-conformidades crítica; f) definir os canais formais de comunicação entre os auditores e os auditados; g) confirmar a infra-estrutura disponível para as reuniões da equipe auditora; h) confirmar a data e horário para reunião de encerramento e reuniões intermediárias entre a equipe auditora e a administração superior do auditado, quando for o caso. i) confirmar a existência de procedimentos pertinentes de segurança no trabalho, emergência e segurança para a equipe auditora, quando for o caso.

  6. Plano de trabalho (InMETRO) Realização da auditoria: durante a realização da auditoria, os auditores devem: a) comprovar as informações descritas no manual da qualidade e nos procedimentos da organização, através de evidências; b) comprovar a implementação e eficácia de ações corretivas registradas em auditorias anteriores ou na análise da documentação; c) manter fidelidade ao Plano de Auditoria, registrando as possíveis alterações; d) utilizar linguagem simples e objetiva nas exposições e observações feitas; e) registrar as constatações ocorridas; f) comunicar ao auditado as não-conformidades constatadas, assegurando-se da sua compreensão, e obter a assinatura do representante no campo respectivo do formulário. Antes da reunião de encerramento, devem ser realizadas uma ou mais reuniões da equipe auditora, para análise, discussão e consenso dos resultados. Caso não haja consenso, o auditor-líder deve decidir o resultado. Reunião Final: ao término da auditoria, a equipe auditora deve realizar uma reunião final com o(s) responsável(eis) da organização, objetivando: a) apresentar o resumo dos comentários, positivos e negativos; b) entregar, se houver, os originais dos registros de não-conformidades à organização auditada, guardando cópias; c) informar, verbalmente, sua conclusão quanto ao atendimento aos critério de credenciamento; d) informar as etapas do credenciamento após a auditoria, como, por exemplo a emissão do relatório, conclusão final após fechamento das não-conformidades críticas, encaminhamento à comissão de credenciamento e demais etapas estabelecidas na norma de procedimento específica para o tipo de credenciamento; e) efetuar os agradecimentos.

  7. Relatório de Auditoria (InMETRO) • O Auditor-líder deve preparar o relatório de auditoria (com todas as suas folhas rubricadas pelo auditor-líder) e os registros de não-conformidade. • No item “Considerações Finais” deve constar a observação global em relação à eficácia do sistema da organização e um resumo das observações mais importantes, tanto as positivas quanto as negativas (pontos fortes e oportunidades de melhoria), com o objetivo de ter uma visão do atendimento aos critérios de credenciamento. • O ítem “Resultado da Avaliação das Ações Corretivas” deve permanecer em branco até que sejam analisadas as correções e ações corretivas propostas pelo organismo. • A Equipe encaminha cópia do RAU ao organismo, solicitando comentários sobre o mesmo.

  8. Não-conformidades e conclusão (InMETRO) • As não-conformidades detectadas durante auditorias devem ser tratadas pelos organismos de forma a: • eliminá-las de forma a garantir que não possam afetar o sistema; • investigar suas causas e implementar correções e/ou ações corretivas para eliminar estas causas. • Conclusão da Equipe Auditora: • Após o fechamento de todas as não-conformidades críticas ou decorrido o prazo estabelecido, o auditor-líder elabora o ítem “Resultado da Avaliação das Ações Corretivas”, do RAU para que, • a partir das informações recebidas, seja elaborada a Recomendação de Credenciamento.

  9. Proposta de ED – fixando conceitos: auditoria Preparem uma apresentação (máximo de 10 slides) sobre a NBR ISSO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental Por enquanto é isso! Bom resto de curso ... ... Estraviz

More Related