1 / 20

Métodos Quantitativos II

Métodos Quantitativos II. Profa. Rossana Fraga Benites. Amostragem. Definição: É o estudo de uma amostra. Quando não há a possibilidade de realizar um estudo sobre todos os elementos da população, utiliza-se a amostragem. População: é o conjunto de todos os elementos, em um estudo.

rey
Télécharger la présentation

Métodos Quantitativos II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Métodos Quantitativos II Profa. Rossana Fraga Benites

  2. Amostragem Definição: É o estudo de uma amostra. Quando não há a possibilidade de realizar um estudo sobre todos os elementos da população, utiliza-se a amostragem. População: é o conjunto de todos os elementos, em um estudo. Ex: Universitários do RS, neste semestre Amostra: é um subconjunto da população, ou seja, uma parcela representativa da população. Ex: 300 universitários do RS, neste semestre

  3. Amostragem Parâmetros: são características numéricas de uma população. Exemplo: média populacional desvio padrão populacional  Estatísticas: são características numéricas de uma amostra. Exemplo: média amostral desvio padrão amostral

  4. Amostragem Algumas razões para o uso de amostras: ·Minimização de custos, quando precisão absoluta não é necessária. ·Economia de tempo, quando há necessidade de resultados mais rápidos do que seria possível com um censo. ·Na indústria, alguns testes são destrutivos e só podem ser feitos com uma amostra de produtos. ·Em populações infinitas.

  5. Amostragem Noções de Inferência Estatística  Para estudar uma variável X, em uma população, tínhamos até agora dois caminhos:  fazer Estatística Descritiva, isto é, realizar um levantamento sobre a variável de interesse X em toda a população e, após, estabelecer as tabelas, gráficos e medidas correspondentes;  associar um modelo (distribuição) de probabilidade à variável X e identificar os parâmetros associados (média, desvio-padrão,etc).

  6. Amostragem - Na prática:  Estatística Descritiva em toda a população é, em geral, inviável por um conjunto de situações como, por exemplo, tempo, custo, acessibilidade, etc;  a utilização do modelo de probabilidade fica limitadíssima devido ao desconhecimento desse modelo para a variável X e/ou os parâmetros do modelo.

  7. Amostragem Solução: Inferência Estatística, que consiste na extração de pelo menos uma amostra da população, que após trabalhada terá seus resultados inferidos para a população.

  8. Amostragem Questões que surgem: • Como obter uma boa amostra? • O que trabalhar na amostra? • No processo de inferência, qual o erro da pesquisa? • Quais as decorrências lógicas do processo inferencial?

  9. Técnicas de Amostragem 1.1- AMOSTRAGEM POR CONVENIÊNCIA (NÃO PROBABILÍSTICA):a amostra é formada obedecendo a algum tipo de conveniência de quem forma a amostra ou de quem vai participar da amostra ou de ambos.

  10. Técnicas de Amostragem 1.2-AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA. Teoricamente é identificada pela existência de uma probabilidade conhecida associada a cada elemento de participar da amostra. Alguns exemplos clássicos são: amostragem aleatória simples, amostagem sistemática, amostragem estratificada e amostragem por conglomerado.

  11. Técnicas de Amostragem 1.2.1 – AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES ( AAS ) Todos os elementos da população tem mesma probabilidade de pertencer à amostra, isto é, 1/N. A amostragem pode ser feita com ou sem reposição. Usa-se a Tabela de Números Aleatórios.

  12. Técnicas de Amostragem 1.2.2 – AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA Determina-se a cota amostral pela fórmula, k=N/n. Escolhe-se aleatoriamente um elemento no intervalo ; este será o primeiro elemento da amostra. O segundo elemento será o primeiro mais k, e assim sucessivamente.

  13. Técnicas de Amostragem 1.2.3 – AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA Divide-se a população em subgrupos (estratos) de itens similares, procedendo-se à amostragem em cada estrato, proporcional ao tamanho do estrato. Como os subgrupos são relativamente homogêneos, a variabilidade é menor, necessitando de um tamanho menor de amostra. Exemplo: estratos por idade, renda, ...

  14. Técnicas de Amostragem 1.2.3 – AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA Para determinar o número de elementos da população no i-ésimo estrato que irá participar da amostra (ni ) podemos usar a seguinte fórmula: n ni = -------- Ni N onde n é o tamanho da amostra, N é o tamanho da população e Ni é o tamanho do estrato. O quociente n/N é denominado fração amostral e notado por f.

  15. Técnicas de Amostragem 1.2.4– AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS Dispõem-se os itens da população em subgrupos fisicamente próximos e heterogêneos, representativos da população global. Exemplo: um quarteirão de uma cidade, bairros, municípios.

  16. 2. COMPONENTES BÁSICOS DA REPRESENTATIVIDADE DE UMA AMOSTRA · De maneira geral, quando trabalha-se com variáveis qualitativas, o tamanho da amostra varia de 100 a 2000; se a variável é quantitativa o número de elementos da amostra varia de 30 a 100. ·Estes valores são estabelecidos de acordo com as restrições de tempo e de custo de cada pesquisa. ·Se não houver restrição de nenhuma natureza faz-se n=2000 (qualitativa) ou n=100 (quantitativa). ·Se a população é homogênea com cadastro, recomenda-se usar a amostragem aleatória simples.

  17. 3. Plano Amostral a)População única com cadastro. Ex : População dos funcionários das Agências Publicitárias no R.S.  Usar a técnica de AAS.  b)População única volúvel. Ex : População de clientes de um shopping, de um super-mercado, etc.  Usar Amostragem Sistemática.

  18. 3. Plano Amostral Ex.: Suponhamos que se quer fazer uma pesquisa de opinião em uma população de tamanho 40.000 (N=40.000)  vamos tomar uma amostra de tamanho 2.000 (n=2.000) pois a variável é qualitativa e não há restrição de tempo, custo, etc. Quota amostral: k = N / n = 40.000 / 2.000 = 20. A cada 20 clientes, 1 será investigado. O 1º elemento da amostra é escolhido aleatoriamente na população, suponhamos o 12º cliente ; o 2º elemento será o 32º cliente (12 + 20) ; o 3º elemento será o 52º cliente (32 + 20) e, assim sucessivamente.

  19. 3. Plano Amostral a)População segmentada. Ex : População de clientes de uma empresa que possui várias filiais.  Usar Amostragem Estratificada.  Ex.:Suponhamos que quer se fazer uma pesquisa de opinião sobre o atendimento, ou a aceitabilidade de um produto, em uma empresa que possui 4 filiais tal que Filial 1 : N1 = 5.000 clientes Filial 2 : N2 = 12.000 clientes Filial 3 : N3 = 8.000 clientes  40.000 clientes Filial 4 : N4 = 15.000 clientes

  20. 3. Plano Amostral Como é uma pesquisa de opinião sem restrições de tempo, custo, etc, vamos tomar n = 2.000.  Fração amostral : f = n / N = 2.000 / 40.000 = 0,05 (constante).  Composição da amostra: n1 = 0,05 x 5.000 = 250 n2 = 0,05 x 12.000 = 600 n3 = 0,05 x 8.000 = 400 n4 = 0,05 x 15.000 = 750

More Related