1 / 14

Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD

Ministério de Crescimento. Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD. JEJUM. CONHECENDO PARA PRATICAR. Ministério de Crescimento. CARACTERÍSTICA DO HOMEM. Ministério de Crescimento. O QUE É O JEJUM.

Télécharger la présentation

Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério de Crescimento Diretoria de Adm-Financeira - DIRAD JEJUM CONHECENDO PARA PRATICAR.

  2. Ministério de Crescimento CARACTERÍSTICA DO HOMEM

  3. Ministério de Crescimento O QUE É O JEJUM É QUANDO ALGUEM RESOLVE REDUZIR SUA DIETA ALIMENTÍCIA, CHEGANDO PERTO DE ZERO, SEMPRE É SEGUIDO DE UM OBJETIVO. O JEJUM PODE SER: GREVE DE FOME; JOGOS DE DESAFIO; VAIDADE DO CORPO; MEDICINAL (jejum de exame, pré-operacional); ESPIRITUAL. O jejum não é proposto a pessoas em condições especiais de vulnerabilidade: crianças, enfermos, viajantes, pessoas idosas ou muito fracas, e mulheres grávidas.

  4. Ministério de Crescimento COMO É VISTO NAS RELIGIÕES O JEJUM EXISTE EM GRANDES RELIGIÕES E SEMPRE INDICAM A VONTADE DE PURIFICAÇÃO CATÓLICOS A Igreja Católica distingue entre jejum e abstinência. O jejum é a abstinência total de comida e bebida (com excepção da água) enquanto que a abstinência é abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada. Durante toda a Quaresma é proposta aos Católicos a abstinência a fim de que estes possam experienciar os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto. Durante esse período é proposto que se abstenham de comer ou fazer algo e que o dinheiro que sobre dessa abstinência seja entregue a boas causas. Nas Sextas-feiras da Quaresma é proposta a abstinência de carne, por esta ser um alimento mais pesado e tradicionalmente mais caro. Na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas é proposto o jejum desde o acordar até ao deitar.

  5. Ministério de Crescimento COMO É VISTO NAS RELIGIÕES JUDEUS Os judeus fazem jejum no Dia do Perdão (Yom Kippur). Do pôr-do-sol de um dia ao pôr-do-sol do outro dia, eles não comem e não bebem nada, nem mesmo água. Existem 5 proibições no Yom Kipur: 1.Comer (come-se um pouco antes do pôr-do-sol ainda na véspera do dia até o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur);2.Usar calçados de couro; 3.Relacionamento conjugal; 4.Passar cremes, desodorante, etc. no corpo; 5.Banhar-se por prazer. A essência destas proibições é causar aflição ao corpo, dando, então, prioridade à alma. Pela perspectiva judaica, o ser humano é constituído pelo yetzer hatóv (o desejo de fazer as coisas corretamente, que é identificado com a alma) e o yetzer hará (o desejo de seguir os próprios instintos, que corresponde ao corpo). Nosso desafio na vida é "sincronizar" nosso corpo com o yetzer hatóv. Uma analogia é feita no Talmud entre um cavalo (o corpo) e um cavaleiro (a alma). É sempre melhor o cavaleiro estar em cima do cavalo!

  6. Ministério de Crescimento COMO É VISTO NAS RELIGIÕES MUÇULMANOS Os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr-do-sol do mês festivo do Ramadão para que todos os seus pecados sejam perdoados. Após o pôr-do-sol, comem frugalmente. SABATINOS (Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia) Os membros da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia (também conhecidos como crente-espiritual) praticam o jejum completo (abstinência total de alimentos e líquidos) durante períodos determinados, normalmente aos sábados, iniciando à zero hora, e concluindo ao meio dia, ou ainda às 18:00 horas), em todos os momentos que necessite fazer uma oferta per si, ou ainda em benefício de um irmão, parente, ou amigo. Durante o jejum, os praticantes se dedicam mais especificamente à leitura e estudo das escrituras, à oração, e ao cultivo de cânticos (hinos).Os crentes da doutrina consideram o jejum como um meio de buscar bênçãos divinas, do desenvolvimento de dons, de encontrar entendimento espiritual, e refinar o espírito.

  7. Ministério de Crescimento COMO É VISTO NAS RELIGIÕES EVANGÉLICOS Os evangélicos e protestantes não tem datas específicas para jejuar. O jejum é baseado no sentido bíblico literal, que é uma forma de 'matar a carne'. Quando você 'mata a carne', você está fortalecendo o seu espírito, vencendo motivações egoístas e assim, se aproximando mais de Deus. O jejum pode ser a abstinência não só de alimentos e liquidos, mas de qualquer coisa ou hábito que tenha se tornado 'indispensável', como forma de entrega e dependência real de Deus. O jejum eficaz é acompanhado de leitura bíblica e oração. Ele também varia de acordo com a idade, condição de saúde, necessidade de esforço entre outros. O modo de se jejuar no meio evangélico é fazer uma oração dizendo a Deus que a partir daquele horário ele estará jejuando, e, quando o jejum terminar, ele (ou a Igreja) fazem uma consagração, entregando o jejum nas mãos de Deus. Jejuando, a pessoa fica mais forte espiritualmente e mais resistente ao inimigo, porém não se deve demonstrar para as pessoas que está em jejum, este ato é uma particularidade entre o homem e Deus.

  8. Ministério de Crescimento O QUE DIZ A BÍBLIA 1 - PODE SER USADO EM PROL DA MALDADE 1 Reis 21:9 E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. Jezabel era uma mulher má que usou do poder do Jejum para praticar algo Ruim contra Nabote 2 – FOI USADO PARA LIVRAMENTO DO POVO DE ISRAEL, QUANDO JOSAFÁ ERA REI. 2 Crônicas 20:3 Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. (1 ¶ E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2 Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. )

  9. Ministério de Crescimento O QUE DIZ A BÍBLIA 3 – SERVIU DE MARCO DE HUMILHAÇÃO QUANDO VOLTARAM DA BABILÔNIA. Esdras 8:21 Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. Neemias 9:1 E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. 4 – UMA DEMONSTRAÇÃO DE UNIDADE DO POVO EM PROL DA LIBERDADE E DA VIDA. Ester 4:3 E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.

  10. Ministério de Crescimento O QUE DIZ A BÍBLIA 5 – DEUS FALA QUAL É O JEJUM QUE LHE AGRADA – FORA DA RELIGIOSIDADE Isaías 58:5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Isaías 58:6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Ao entendermos o Jejum que agrada a Deus, temos mais facilidade de compreender o que Jesus nos ensina, sobre os Demônios Mateus 17:21 Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

  11. Ministério de Crescimento O QUE DIZ A BÍBLIA 6 – JESUS ENSINA SOBRE O JEJUM Mateus 6:16 ¶ E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18 Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Marcos 2:19 E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; Marcos 2:20 Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.

  12. Ministério de Crescimento COMO DEVO ESTAR NO JEJUM - Estabeleça ALVOS e pratique tambem, junto com o Jejum: A) Leitura da Palavra - Meditar nos ensinamentos, vivenciá-los B) Oração - Jejum sem oração, não é jejum! Deve-se esta em oração constante! E para orarmos, só precisamos de vontade. Ora-se: andando pelas ruas; dirigindo; em casa;trabalhando; no metrô, trem ou ônibus; enfim em todos os lugares! Orar é falar com Deus, como ele conhece nossos pensamentos, não há necessidade de sairmos pelas ruas clamando em voz alta. É só você e Deus! Ele te ouvirá. C) Estar em Espírito - É viver com a mente voltada para os céus, ligado nas coisas espirituais. É uma condição de vida para todos os Servos do Senhor, em tempos de jejum ou não. “ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Sl 51.17

  13. Ministério de Crescimento ALGUMAS FORMAS DE JEJUM a) Ficar por um período sem alimentar-se: 12, 24 ou mais horas. b) Excluir da alimentação por um período pré-estabelecido algum item. Exemplo: Carne, refrigerantes, doces, etc. c) Não se alimentar com produtos fermentados. d) Alimentar-se só com raízes. e) Alimentar-se apenas com líquidos por um tempo determinado.

  14. Ministério de Crescimento CONSIDERAÇÕES SOBRE A CARNE Romanos 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Romanos 8:5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. O JEJUM É VIVER SEGUNDO O ESPÍRITO.

More Related