1 / 10

DIRETORIA DE INFORMÁTICA

DIRETORIA DE INFORMÁTICA. Coleta de dados por computadores de mão para Censos de proporções continentais. Projeto desenvolvido do 3º trimestre de 2005 ao 2º trimestre de 2006, aprimorado e já utilizado no Censo Agropecuário, na Contagem Populacional e no Cadastramento de Endereços em 2007.

toshi
Télécharger la présentation

DIRETORIA DE INFORMÁTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIRETORIA DE INFORMÁTICA Coleta de dados por computadores de mão para Censos de proporções continentais Projeto desenvolvido do 3º trimestre de 2005 ao 2º trimestre de 2006, aprimorado e já utilizado no Censo Agropecuário, na Contagem Populacional e no Cadastramento de Endereços em 2007 03/03/2008

  2. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR Coleta de dados de Censos feita por preenchimento de questionários em papel e sua posterior transformação em dados eletrônicos. - Censo Demográfico 1970 – cartões perfurados no RJ; - Censos Econômicos 1975 – digitação no RJ; - Censo Demográfico 1980 – digitação no RJ; - Censo Agropecuário 1985 – digitação em alguns estados; - Censo Demográfico 1991 – digitação descentralizada em 21 centros nos estados / 8 meses de duração; - Contagem Populacional 1996 – leitura de marcas em 13 centros / 6 meses de duração; - Censo Demográfico 2000 – escaneamento de dados manuscritos em 5 centros / 4 meses de duração.

  3. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR Problemas decorrentes do processo anterior: - Enorme volume de papel; - Enormes problemas de transporte de questionários; - Providências com muita antecedência sobre a data do Censo; - Necessidade de processos para críticas posteriores , distantes dos informantes e de poder fazer revisão no local; - Nenhum conhecimento dos dados durante a coleta; - Nenhuma interação de gerência na qualidade dos dados durante a coleta; - Ausência de dados posicionais sobre o território; - Longo prazo para disponibilização dos microdados. Solução: mudança do paradigma de coleta de Censos com utilização de nova tecnologia.

  4. DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Princípios do projeto: - Substituição de questionários por programação em computadores de mão, PDAs, reproduzindo-os em sua tela; - Dados coletados diretamente em meio eletrônico; - Processo básico de crítica imediata no PDA, durante entrevista; - Transmissão de dados diretamente para base central de dados; - Início imediato da análise de dados recebidos na base central; - Possibilidade de interação da gerência de qualidade de dados concorrente com a coleta de dados no campo; - Segurança sobre os dados coletados (criptografia); - Utilização de GPS para aferição de coordenadas; - Redução de custos; - Agilização do processo provendo resultados mais rapidamente para a sociedade.

  5. DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Desafios do projeto: - Primeira vez em que um projeto deste tipo e envergadura foi usado no mundo; - Solução para uso por 82 mil pessoas no país, de diferentes capacidades; - Plano logístico de dimensões nacionais assegurando distribuição de PDAs, manutenções, substituições e atualizações de programas nos tempos corretos para a operação; - Solução robusta e confiável para suportar todas as condições ambientais e de infra-estrutura do território nacional; - Solução de transmissões para todo o território, com rede fixa, banda larga telefônica ou por satélites e linhas discadas, com segurança de acesso para toda a rede do IBGE; - Montagem de 1200 Postos Informatizados (micros, impressoras e comunicação) e 4400 Postos não Informatizados para apoio;

  6. DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Desafios do projeto: - Especificações de todas as contratações para licitações, garantindo correção nos processos e adequação aos recursos existentes. - Desenvolvimento de sistemas independente de equipamentos, para ser possível sua utilização quaisquer que fossem os vencedores de licitações; - Implantação de toda a estrutura de clusters de servidores, rede, web e bancos de dados para apoio eficiente ao processo; - Treinamento de recenseadores nas novas tecnologias e sistemas; - Criação da base tecnológica para continuar suportando a coleta de dados de Censos e Pesquisas nos próximos anos, com maior rapidez e acurácia.

  7. DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Principais detalhes na concepção do projeto: - Aperfeiçoamento de tecnologias móveis, já utilizadas no IBGE em algumas pesquisas (pequena dimensão), para uso em Censos com as dimensões continentais do país; - Prospecções, testes e contratações de novas tecnologias existentes em hardware, software, desenvolvimento de sistemas e redes/telecomunicações; - Escolha e demanda de projeto de PDA adequado e com “case” robusto, de baixo custo; - Projetos de alternativas para contingências (carregador para locais sem energia elétrica, por exemplo); - Projeto de rede de comunicações para transmissões oriundas de quaisquer municípios do país;

  8. DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Principais detalhes na concepção do projeto: - Projeto de sistema de supervisão de todo o processo de coleta de dados, de sincronização de versões de programas em todos os PDAs distribuídos pelo país e de controles administrativos; - Projeto de programação para os questionários nos PDAS; - Projeto de sistema de indicadores gerenciais do andamento da coleta; - Resolução de problemas, que ocorreram basicamente pelo tempo exíguo para testes anteriores e devidos a insuficiência de recursos de comunicação em áreas distantes de centros urbanos; - Disponibilização de microdados durante a coleta para análises internas iniciais.

  9. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL E DOS RESULTADOS NA UTILIZAÇÃO DO PROJETO Resumo de resultados: - Melhorias significativas na qualidade dos dados coletados, pela obrigatoriedade de preenchimento de campos do questionário e pelas críticas de consistências durante as entrevistas; - Georeferenciamento de estabelecimentos agropecuários e de setores de coleta, atendendo ao Cadastro de Endereços; - Prazos menores para preparativos e para disponibilização dos dados: - Coleta de Dados de 16/04 a 30/09/2008; - Divulgação de Resultados Preliminares da Contagem Populacional em 31/10/2008; - Resultados finais da Contagem Populacional e resultados preliminares do Censo Agropecuário em 20/12/2008.

  10. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL E DOS RESULTADOS NA UTILIZAÇÃO DO PROJETO Conclusões: - Comprovação da vantagem da inovação como base tecnológica definitiva para futuros Censos e para pesquisas, como já ocorre na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD; - Comprovação da capacidade do IBGE para consolidação desta tecnologia; - Reconhecimento das vantagens da inovação, pelo recebimento de comissões de diversos países para difusão de experiências (Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Paraguai, República Dominicana e Uruguai).

More Related