1 / 16

Gestão da Informação

Gestão da Informação. Gildo de Almeida Leonel. SISTEMA ERP. ENTERPRISE RESOURSE PLANNING. DEFINIÇÃO:

talor
Télécharger la présentation

Gestão da Informação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gestão da Informação Gildo de Almeida Leonel

  2. SISTEMA ERP ENTERPRISE RESOURSE PLANNING

  3. DEFINIÇÃO: O ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de RecursosEmpresariais) - É um sistema de gestãoqueintegra as operações da empresa, seusrelacionamentos com o ambiente e fornece as informaçõesprecisas, de forma rápida e intuitivaparaqueosgestorespossamanalisar as relações de causa e efeito, fazersimulações e construções de cenários, além de acompanhar o resultado das açõesplanejadas.

  4. DEFINIÇÃO: Os ERPs emtermosgerais, sãoumaplataforma de software desenvolvidaparaintegrarosdiversosdepartamentos de umaempresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. São desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização. Softwares ERP possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.

  5. Alguns ERPs conhecidos ► CorporeRM da RM Sistemas ► R/3da SAP ► Protheus da Microsiga - TOTVS ► EMS da Datasul - TOTVS ► Aptus ERP da AptusTecnologia ► Mult-Gestor da MultilogicaSistemas ► Factory da NúcleoSistemas Entre Outros.

  6. HISTÓRIA: ► Década de 50 e 60: Surgemosprimeirossistemas de controle de estoques, apesar da automatizaçãosercara e lenta. ► Década de 70: Com expansãoeconômica e a maiordisseminaçãocomputacionalsurgemosMRPs (Material Requirement Planning ouplanejamento das requisições de materiais), considerado o “avô” dos ERPs. ► Década de 80: Com o avanço das redes de computadoresligados a servidores é desenvolvido o MRP II, quejápoderiaserchamado de ERP pelaabrangência de controles e gerenciamento.

  7. ► Década de 90: A nomenclatura ERP ganha muita força entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente. Na segunda metade da década de 90 ocorre o boom nas vendas dos pacotes de gestão.

  8. QUANDO IMPLANTAR: • O consentimento da implantação de um pacote como este requer muitos estudos, pois as mudanças durante e após a integração do sistema junto à organização pode trazer certo impacto nos processos que por sua vez eram realizados de formas diferentes. A decisão de implantar um Software ERP não deve, de maneira alguma, ser tomada mediante circunstâncias de pressão ou urgência. • Esta implantação deve ser a favor da organização, ou seja, o sistema deverá adaptar-se ás necessidades da organização e não o contrário, lembrando que este fator é válido para a implantação de qualquer sistema de informação

  9. CUSTO X BENEFÍCIO X TEMPO • Empresas de Desenvolvimento que prestam serviços de Soluções ERP, normalmente possuem valores muito flexíveis ao formato da empresa contratante, porém o custo em um investimento como este é muito alto. • Os benefícios notórios e generalizados de um ERP são: Segurança, Redução de Custo, Agilidade nos Processos, Sustentabilidade, etc. • Quanto ao tempo de implantação total e funcionamento operacional, este pode variar de 6 a 24 meses ou mais.

  10. CARACTERÍSTICAS: • ERP integrafunções de controlesfinanceiros, contabilidade, folha de pagamento, faturamento, compras, produção, estoque e logística. Possibilita um fluxo de informaçõesúnico, contínuo e consistenteportoda a empresa, o quepermiteadministrarosnegóciosemumaúnica base de dados.

  11. É um instrumentopara a melhoria de processos e das informações online e emtempo real. Permiteaosgestores das empresasvisualizarem as transaçõesefetuadas, o impactodelasemcadaárea da empresa, desenhando um amplocenário dos negócios

  12. O banco de dados interage com todos o aplicativos do sistema, desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados, o queassegura a integridadedas informaçõesobtidas. • Cadasistema de ERP oferece um conjunto de módulos (aplicativos) paraaquisição. Estes sãoospacotesfuncionais, individualizadosparacadaunidade de negóciodentro da organização (financeiro, engenharia, administração de materiais, contabilidade, etc.).

  13. Benefícios do ERP’s • Eliminar o uso de interfaces manuais • Redução de custos • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) • Otimizar o processo de tomada de decisão • Eliminar a redundância de atividades • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado

  14. Desvantagens do ERP’s • A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada • Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício • Dependência do fornecedor do pacote • Cortes de pessoal, que gera problema social • Adaptação de processos ultrapassados.

More Related