1 / 22

Estado Físico da Água

Estado Físico da Água . A água pode ser encontrada em três estados físicos .

teneil
Télécharger la présentation

Estado Físico da Água

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estado Físico da Água

  2. A água pode ser encontrada em três estados físicos

  3. A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são: 

  4. Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água • Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado líquido para o estado sólido), a liquefação (do estado gasoso para o líquido) e a vaporização ( é a mudança do estado líquido para o gasoso) é preciso retirar energia – o calor – da água. • A vaporização da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente rápida e lenta . A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição.

  5. O ponto de ebulição da água depende também do nível de preservação do ambiente. Ebulição e evaporação são, na realidade, tipos de vaporização.  • A água é única na nossa atmosfera porque, para as pressões e temperaturas normais, pode existir em todas a três fases - Estados Físicos sólida, líquida e gasoso. É a temperatura, correspondendo à velocidade molecular, que determina a fase em que a água se encontra. As moléculas de água no ar estão constantemente a mudar de fase (as 3 fases correspondem ao gelo, à água líquida e ao vapor de água).

  6. Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. • No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

  7. A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. • É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies.

  8. como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

  9. Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. • Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea.

  10. Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.

  11. Ética no uso da água. A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

  12. A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, percola ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.

  13. As técnicas e, principalmente, o equipamento empregados nas pesquisas hidrobiológicas variam conforme a finalidade do estudo que está sendo realizado, as características ambientais do rio ou lago considerado e, sobretudo, com os recursos disponíveis para a realização do trabalho.

  14. Estudos limnológicos com finalidade técnica ou científica requerem, geralmente, aparelhos de grande complexidade e alta precisão. Para trabalhos em áreas reduzidas e análises de rotina, ou quando não se

  15. dispõe de grandes recursos financeiros, pode-se empregar equipamento mais modesto, aumentando o número de dados em poucos pontos de coleta, obtendo-se, dessa forma, uma precisão razoável de resultados, com um mínimo de despesas de material e operação.

  16. Dados provam que 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são água doce e, desse total, 98% está embaixo da terra. • O que quer dizer que a maior parte da água própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água da Terra.

  17. A Semana da Água promovida pelo Ibama/PI traz esta reflexão: água em quantidade e qualidade para a vida. • Água é fonte de vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos. Nós dependemos dela para viver. • No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo e desperdiçando a água de rios e nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

  18. O foco principal das ações sócio-educativas é chamar a atenção de toda a sociedade, de forma especial, aos gestores públicos e formadores de opinião para a necessidade de mudança de postura frente aos desafios ambientais que apontam para cenários catastróficos para o nosso meio ambiente, num futuro breve, inclusive em relação aos recursos hídricos, bastante degradados em todo o mundo.

  19. Cerca de 1/3 da população mundial vai experimentar os efeitos da escassez de água nos próximos 25 anos, segundo o estudo divulgado pelo Instituto de Gerenciamento da Água, um centro de pesquisas do Grupo Consultivo em Pesquisa Internacional da Agricultura. • O estudo, o primeiro a analisar o ciclo completo de uso e reuso da água, apontou para o desaparecimento de mananciais de água como poços, lagos e rios.

  20. A água fornecida pela rede pública (já tratada pela Cia de Saneamento ), ainda pode estar contaminada por diferentes substâncias químicas e metais. Portanto, desenvolveu-se várias tecnologias e equipamentos para obtenção de água mais pura. As principais são: Filtração Purificação

More Related