Download
mba em log stica empresarial n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL PowerPoint Presentation
Download Presentation
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

74 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL OPERAÇÕES E SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO AULA I Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  2. Programa do Curso 10/06 Apresentação do Módulo Localização de Facilidades 24/06 Sistemas de Coleta e Distribuição Restrições de Capacidade e Tempo 01/07 Roteirização e Sistemas de Informações Geográficas Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  3. Avaliação Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  4. Localização de Instalações Decisões de localização: - número; - localização propriamente dita; - tamanho das instalações a serem usadas; - quem apóia quem Instalacões (pontos nodais na rede): - plantas; - portos; - fornecedores; Problemas tratados: - simples problemas de localização de uma facilidade; - problemas mais complexos: -diversas instalações; -fluxos de natureza diversa; -passando ou não pelos depósitos; -outras particularidades. Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  5. Localização de Instalação Única Modelo: centro de gravidade exato, método centróide ou método de grade. Taxa de transporte e o volume do ponto são os únicos fatores determinantes da localização Problema a ser resolvido: Dado um conjunto de pontos que representam os pontos de fonte e os pontos de demanda, junto com os respectivos volumes a serem movimentados para ou de uma instalação de localização desconhecida e as taxas de transporte associadas, onde deve ser localizada a instalação? Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  6. Localização de Instalação Única ESTUDO DE CASO 1: Uma determinada empresa possui duas plantas que suprem o armazém que, por sua vez, supre três centros de demanda. Deseja-se saber a localização ótima para o armazém único que minimizará os custos do transporte. Os pontos, com suas respectivas coordenadas, volumes e taxas de transporte estão resumidos no slide a seguir. Utilizar o aplicativo COG do LOGWARE (COG02) Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  7. Localização de Instalação Única Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  8. Localização de Instalações Múltiplas • Resposta a diversas questões básicas de planejamento, tais como: • Quantos armazéns devem estar na rede logística? • Que tamanho os armazéns devem ter e onde devem estar localizados? • Quais clientes devem ser designados para cada armazém? • Quais armazéns devem ser designados para cada planta, fornecedor ou porto? • Quais produtos devem ser estocados em cada armazém? • Quais produtos devem ser embarcados diretamente das plantas, dos fornecedores ou dos pontos aos clientes? Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  9. Localização de Instalações Múltiplas Métodos Exatos: Múltiplo Centro de Gravidade Importante: Custo de Transporte Versus Custo Fixo de Instalação Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  10. Localização de Instalações Múltiplas Métodos Exatos: Múltiplo Centro de Gravidade Importante: Custo de Transporte Versus Custo Fixo de Instalação Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  11. Localização de Instalações Múltiplas Métodos Exatos: Múltiplo Centro de Gravidade Importante: Custo de Transporte Versus Custo Fixo de Instalação Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  12. Localização de Instalações Múltiplas ESTUDO DE CASO 2: Duas plantas devem atender três pontos de mercado através de um ou dois armazéns, como mostrado no slide seguir. O volume que flui para ou de cada ponto e as taxas de transporte associadas são os apresentados. Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  13. Localização de Instalações Múltiplas Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  14. Localização de Instalações Múltiplas Pede-se: a)Usando o método do centro de gravidade, encontre a localização ótima para um único armazém; b)Avalie a qualidade das soluções em termos de serem ótimas e/ou úteis. Avalie os fatores incluídos ou não-incluídos no modelo. Explique como a administração pode usar a solução; c)Encontre as localizações ótimas para dois armazéns atenderem estes mercados. Suponha que cada planta atenda ao armazém na proporção do volume de mercado atribuído ao armazém. Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  15. Localização de Instalações Múltiplas ESTUDO DE CASO 3: Uma Empresa americana incinera produtos químicos tóxicos usados em vários processos de manufatura. Esses produtos químicos são transportados de 12 áreas de mercado em torno do país para seus incineradores para a eliminação. A companhia fornece o transporte, devido ao equipamento especial e aos procedimentos de manuseio necessários. Os serviços de transporte são contratados a um custo de $1,30 por milha, e os caminhões são completamente carregados com 300 cwt. As viagens são de ida e volta de um incinerador. Conseqüentemente, a taxa efetiva de transporte é $1,30/milha x 2/300 cwt = $0,867/cwt/milha. As localizações de mercado, o volume anual processado e os custos operacionais fixos anuais, independentes do volume processado são os seguintes: Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  16. Localização de Instalações Múltiplas Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  17. Localização de Instalações Múltiplas As áreas metropolitanas de Baltimore, Memphis e Minneapolis não permitirão os incineradores e, portanto, não são consideradas como localizações candidatas. Se cinco localizações podem ser usadas, quais seriam elas? (Usar PMED). Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  18. Localização de Instalações Múltiplas Métodos Heurísticos: Qualquer conceito ou princípio que contribui para reduzir o tempo médio de pesquisa de uma solução. Tais modelos não garantem que uma solução ótima seja encontrada. No entanto, os benefícios alcançados na redução de tempos de processamento de computador e necessidades de memória, as boas representações da realidade e uma qualidade de solução satisfatória são razões para considerar a utilização desta abordagem para a localização de instalações. Um exemplo de procedimento heurístico pode ser desenvolvido de um método que já foi apresentado em nosso curso, denominado método de centro de gravidade múltiplo. O procedimento consiste em resolver para um número selecionado de instalações. Como o método apenas contabiliza os custos de transporte, os custos adicionais, tais como, custos fixos de estoque e instalação, podem ser adicionados para criar um custo total mais representativo. Pela repetição do procedimento para vários números de instalações, a melhor quantidade de instalações, e suas localizações associadas, podem ser encontradas. Este procedimento heurístico é conhecido como avaliação seletiva. Um exemplo deste método heurístico é apresentado no estudo de caso a seguir. Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  19. Localização de Instalações Múltiplas ESTUDO DE CASO 4: Suponha que tenhamos dados de 10 mercados e suas taxas de transporte correspondentes conforme os dados contidos no arquivo MCOG01.DAT do software LOGWARE. Além disso, há uma despesa fixa anual para cada armazém de $2000,00. Todos os armazéns têm capacidade suficiente para armazenar toda a demanda do mercado. O montante de estoque no sistema logístico é estimado em $6000000,00 . Os custos de manutenção de estoque são iguais a 25% por ano. As taxas de manuseio nos armazéns são sempre as mesmas e, conseqüentemente, não afetam o resultado da localização. Quantos armazéns deve haver, onde eles devem estar localizados e quais mercados devem ser atribuídos a cada armazém? Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  20. Localização de Instalações Múltiplas Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.

  21. Localização de Instalações Múltiplas Analisando a tabela acima, percebe-se que a configuração com quatro armazéns oferece o melhor equilíbrio em termos de custo. Dos resultados obtidos pelo uso do módulo MULTICOG, a configuração com quatro armazéns indica que os armazéns devem estar localizados nos mercados 3, 7, 9 e 10. Os mercados 2, 3, 4 e 5 são atribuídos ao armazém 3; os mercados 1, 6 e 7 são atribuídos ao armazém 7; os mercados 8 e 9 são atribuídos ao armazém 9; e o mercado 10 é atribuído ao armazém 10. Prof. André Luis Ribeiro de Medeiros, M.Sc.