1 / 22

Música...3:36

Música...3:36. Amanhã, 28 agosto 2013, relembra-se os 50 anos de um dos discursos mais famosos da humanidade...6:26. Fant . 1978, dez anos após...

vidor
Télécharger la présentation

Música...3:36

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Música...3:36

  2. Amanhã, 28 agosto 2013, relembra-se os 50 anos de um dos discursos mais famosos da humanidade...6:26

  3. Fant. 1978, dez anos após... 4abr1968, o pastor que pregava pela liberdade entre negros e brancos nos EUA foi morto com um tiro na cabeça. James Earl Ray, foi preso pelo crime, mas a hipótese de conspiração ainda persiste... 8:53 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/entrevista-com-o-homem-condenado-pela-morte-de-martin-luther-king-jr/871709/

  4. Em 1968, em seguida ao assassinato de Martin Luther King, o cantor James Brown fez um show em sua homenagem. O concerto uniu brancos e negros e impediu uma guerra civil nos EUA... J.Brown, por consciência ou ganância? ...05:43 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/james-brown-revolucionou-a-musica-americana/1259682/ Música época...2:02 http://www.youtube.com/watch?v=MasaIgerWoY

  5. Enem12a - Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963Disponível em: www.plamares.gov.br. Acesso em: 30 nove. 2011 (adaptado). O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam a) a conquista de direitos civis para a população negra.b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho.e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

  6. d1. (Uerj 2013) • O ônibus da história • Em 1º de dezembro de 1955, a costureira Rosa Parks recusou-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus municipal de Montgomery, no Alabama, conforme determinavam as leis do estado. Informada pelo motorista que acabaria presa, a mulher preferiu ser levada para a cadeia - e, posteriormente, a julgamento. Sua condenação pelo júri levou à formação da Montgomery ImprovementAssociation. A presidência da entidade foi entregue ao pastor Martin Luther King. No dia da condenação de Rosa Parks, King discursou para uma multidão reunida diante da Igreja Batista da Rua Holt: “Quero assegurar a todos que trabalharemos para fazer prevalecer a justiça nos ônibus da cidade. Se estivermos errados, a Suprema Corte desta nação está errada. Se estivermos errados, a Constituição dos Estados Unidos está errada. Se estivermos errados, Deus Todo-Poderoso está errado”.

  7. Adaptado de vejaabril.com.br. Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódio relatado na reportagem. O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com: a) unificação das leis estaduais b) expansão da igualdade social c) regulação de causas trabalhistas d) universalização dos direitos civis

  8. d2. (Ufmg 2010) Em meados dos anos 1950, iniciou-se, nos Estados Unidos, um vigoroso movimento pelos direitos civis dos negros, liderado, entre outros, pelo pastor Martin Luther King. Considerando-se esse movimento, é INCORRETOafirmar que a) a fundação da Conferência da Liderança Cristã no Sul, uma organização de igrejas e sacerdotes negros de que participou Luther King, objetivava acabar, mediante manifestações pacíficas, com as leis de segregação. b) a passeata de Washington, quando King proferiu seu famoso discurso “I have a dream”, contribuiu para que a luta dos negros norte-americanos passasse a ter projeção internacional e ganhasse força no País. c) o método defendido por Luther King para combater o racismo e a violência contra os negros se baseava na desobediência civil, isto é, defendia a desobediência às proibições e limitações legais a que eram submetidos. d) o primeiro ganho político dos negros, imediatamente após a passeata de Washington, foi o direito ao voto sem restrições à escolaridade, o que tornou cidadãos todos os negros norte-americanos.

  9. b3. (Puc-rio 2009) A candidatura de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, neste ano de 2008, provocou novos debates sobre a questão racial na sociedade norte-americana. Um dos mais importantes marcos históricos na luta dos negros pelo reconhecimento de seus direitos foi o Movimento por Direitos Civis ocorrido nos anos 1950 e 1960. Das afirmativas a seguir, quais apresentam afirmativas corretas sobre este Movimento? I - O Movimento pelos direitos civis teve como um de seus mais importantes líderes o pastor Martin Luther King, cuja luta inspirava-se na "desobediência civil", uma forma de resistência pacífica cujo pioneiro foi o nacionalista indiano Mahatma Gandhi. II - As mobilizações atingiram seu ápice em agosto de 1963, quando uma passeata, conhecida como Marcha de Washington, trouxe até a capital milhares de manifestantes para ouvir Luther King em seu famoso discurso Eu tenho um sonho. III - A reação ao Movimento na sociedade norte-americana foi extremamente positiva, incluindo políticos e a grande maioria da população branca dos estados do sul que pela primeira vez não reagiram com violência às reivindicações dos militantes.

  10. IV - Pressionado por ativistas e simpatizantes do movimento e preocupado com os efeitos negativos da questão racial na opinião mundial, o Congresso aprovou entre 1964 e 1967, durante o governo de Lyndon Johnson, vários atos legislativos, proibindo discriminação no emprego, nos serviços públicos e nas eleições. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II, IV estão corretas. b) Somente as afirmativas I, II, IV estão corretas. c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

  11. 4d. (Ufu 2004) "Tenho um sonho: o de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade. Tenho um sonho: o de que, um dia, mesmo o Estado do Mississipi, um Estado ora sufocado sob o ódio da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça." O discurso acima foi proferido por Luther King em agosto de 1963, no auge do movimento a favor da organização dos negros e pelos direitos civis nos EUA. Com relação à história do movimento negro norte-americano, assinale a alternativa INCORRETA. a) O legado da Guerra Civil - a abolição da escravidão - tornou-se ambíguo e sem efeito. Apesar de os negros assumirem legalmente a cidadania civil e política, no sul os direitos foram ignorados em diversos estados, estabelecendo-se a segregação em transportes, escolas, hospitais, restaurantes e locais de lazer, além dos ataques violentos promovidos pela KuKluxKlan, que defendia a supremacia do branco. b) O movimento liderado por Luther King tinha como sustentação a organização de campanhas de desobediência civil, por meio da ação direta e sem violência contra a discriminação racial, a qual somente poderia ser combatida com a não obediência às leis e práticas segregacionistas. c) A Lei dos Direitos Civis de 1964 tornou-se um marco nas lutas do movimento negro. Ela tornou ilegal a discriminação racial em restaurantes, hotéis, lanchonetes, postos de gasolina e exigiu igual acesso aos estabelecimentos públicos. d) A campanha pacifista de Martin Luther King conseguiu conter o ímpeto de violência do movimento negro durante a segunda metade da década de 1960, com o chamado Black Power (Poder Negro). A partir da eleição de John F. Kennedy, houve um atendimento às reivindicações dos militantes e um período de paz para a sociedade americana.

  12. 5c. (Mackenzie 1999) "Pode ser verdade que é impossível decretar a integração por lei, mas pode-se decretar a não segregação ... Pode ser verdade que a lei não é capaz de fazer com que uma pessoa me ame mas pode impedi-la de me linchar". (Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz 1964) O pastor Martin Luther King foi assassinado em Memphis, Tennessee, em 03/04/68. Assinale a alternativa que corresponde à sua atuação. a) A Conferência de Bandung, reunindo os países do Terceiro Mundo, que incorporou o ideal da neutralidade no conflito leste-oeste e a Coexistência Pacífica. b) A luta pela paz mundial e o esforço diplomático para fazer com que Árabes e Israelenses chegassem a um acordo sobre a ocupação da Palestina. c) A organização do Movimento dos Direitos Civis dos Negros, que pregava a não-violência e a desobediência civil como meios de conquistas sociais. d) A sua aliança política nos anos 60 com grupos pacifistas, adeptos da contracultura, como os Panteras Negras e os seguidores de Malcom X. e) A defesa dos Direitos Humanos, através das manifestações do sindicato independente Solidariedade.

  13. http://www.columbia.edu/cu/lweb/archival/collections/ldpd_4078384/http://www.columbia.edu/cu/lweb/archival/collections/ldpd_4078384/ Na verdade, a ideia de King era adaptar a expressão “sonho americano” que foi cunhada por James Adams Truslow em seu "Epicof America", publicado em 1933, Adams tentou abordar o desenvolvimento histórico e filosófico da América. 

  14. Foi neste livro que Adams cunhou o termo "The American Dream", que ele definiu como "o sonho de uma terra em que a vida deve ser melhor e mais rica e mais plena para todos, com oportunidade para cada um de acordo com a capacidade ou realização. É um sonho difícil para as classes superiores europeias interpretarem adequadamente, e muitos de nós mesmos temos cansado e desconfiar dele...

  15. ...Não é um sonho de automóveis e altos salários apenas, mas um sonho de ordem social na qual cada homem e cada mulher deve ser capaz de alcançar a estatura plena de que são inatamente capazes, e ser reconhecido pelos outros por aquilo que são, independentemente das circunstâncias fortuitas de nascimento ou posição. " 

  16. O próprio James Adams Truslowreconhecia que nos EUA... "Existem, obviamente, duas educações. Uma que ensina como ganhar a vida e os outra como viver" Tais princípios conflituosos do “sonho americano” ou “ganância” são retratados nos filmes...

  17. Nova York, 1985 (lançado 87). Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações e se envolve com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Ganância x consciência Clipe...1:18

  18. Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010). Saem de cena os cabelos enlambuzados de gel, a cocaína, as prostitutas e os cigarros. Entram no quadro a preocupação com o meio-ambiente, os smartphones, a internet e o mundo globalizado. Mas uma coisa não mudou: em Wall Street, quem manda continua sendo o dinheiro. Clipe...2:26 Comentário filmes...2:07

  19. De 1987 até 2008, época em que o filme é ambientado, o mundo passou por diversas crises financeiras, mas as mais comentadas são as recentes explosões da bolha da internet (2001) e principalmente a crise de 2007, que nos afeta até hoje, e foi causada pela queda da liquidez do sistema bancário estadunidense. http://omelete.uol.com.br/cinema/critica-wall-street-o-dinheiro-nunca-dorme/

  20. A crise de 2007 é mostrada pelo ponto de vista dos banqueiros, focando nos bastidores das negociações que levaram o tesouro americano a injetar 700 bilhões de dólares nos bancos como saída de emergência, com medo de repetir 1929.

  21. Foi nesse clima de incertezas, surgiu a esperança de retomar o “Sonho Americano”... 1ª. Posse... Realização “Sonho americano”...3:18 http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/eleicao-de-obama-faz-lembrar-sonho-de-martin-luther-king/907227/

  22. Para tentar resgatar o lado positivo do “Sonho Americano” e diminuir a “ganância”... Em 2004 Mark Johnson começou um projeto musical para espalhar pelo mundo tal lado positivo do sonho americano com o objetivo de “inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música”. Fundou então o grupo Playing For Change...5:27 http://www.youtube.com/watch?v=dk0K870hzGc&feature=results_video&playnext=1&list=PLC7D0585EC5A0B8A9 http://playingforchange.com/introduction_portugese_brazilian.php

More Related