1 / 22

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Conceitos à cerca do Direito Isaias Rabelo Pro

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Conceitos à cerca do Direito Isaias Rabelo Professor: Dejalma Cremonese Ijuí/RS, Abril/2007. DIREITO.

Jimmy
Télécharger la présentation

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Conceitos à cerca do Direito Isaias Rabelo Pro

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Conceitos à cerca do Direito Isaias Rabelo Professor: Dejalma Cremonese Ijuí/RS, Abril/2007

  2. DIREITO É uma técnica de controle social, por meio do qual procura-se organizar e disciplinar a vida em sociedade, instrumentalizada através de princípios e normas abstratas, obrigatórias, genéricas e coercitivas do comportamento.

  3. DIREITO MORAL São normas de conduta, diferenciam-se por que as normas de moral encontram reprovação íntima enquanto as de direito são reprováveis também externamente.

  4. DIREITO OBJETIVO É um conjunto de princípios e normas jurídicas previstas no ordenamento, destinadas ao estabelecimento de condutas e distribuição de bens e valores de forma a disciplinar as relações sociais, seja para a preservação, seja para a composição do conflito de interesses.

  5. DIREITO SUBJETIVO Entende-se pela faculdade de exercer em favor do indivíduo, a comando emanado do Estado (facultas agendi). É a permissão dada a um pela norma jurídica para fazer ou não fazer algo.

  6. DIREITO INSTITUCIONAL É quando as instituições são estabelecidas em torno de um determinado fim. (Direitos da família)

  7. DIREITO NATURAL É a idéia abstrata do Direito, ou seja, é quando o direito se apóia na natureza das coisas, compreendendo a natureza física, a natureza da sociedade, assim pré-existindo ao seu reconhecimento pelo Estado.

  8. DIREITO PRIVADO Quando o interesse tutelado é de titularidade do indivíduo, sem a participação do Estado.

  9. DIREITO PÚBLICO No Direito Público o interesse tutelado é predominantemente estatal.

  10. DIREITO INDIVIDUAL Quando o interesse tutelado é de titularidade de pessoas determinadas concreta e particularmente consideradas, ainda que reunidas pela homogeneidade de seus interesses.

  11. DIREITO DIFUSO Seu interesse tutelar é abstrato, pertencente a uma coletividade de pessoas dispersas, sendo eventual associação de seus componentes de menor importância, a ponto de admitir-se o exercício do direito por qualquer componente em seu nome ou do grupo.

  12. DIREITO COLETIVO Seu interesse tutelar é abstrato, pertencente a uma coletividade composta de pessoas previamente associadas em torno de determinado fim comum.

  13. DIREITO DISPONÍVEL Quando os sujeitos tem o poder de dispor (renunciar, transacionar) o direito que lhes é atribuído pelo ordenamento jurídico.

  14. DIREITO INDISPONÍVEL Quando o interessado não tem o direito de dispor o que lhes é atribuído, por que o Estado essencial a sua manutenção nas mãos do titular, em benefício da prestação de determinados institutos jurídicos e dos interesses sociais e/ou de incapazes.

  15. Quando a existência e validade do direito estão condicionadas ao reconhecimento estatal, ou seja, é o conjunto de regras jurídicas em vigor num determinado país e numa determinada época. DIREITO POSITIVO

  16. DIREITO NACIONAL As normas abrangidas pelo Direito Nacional são vinculadas aos limites territoriais do país.

  17. DIREITO MATERIAL É visto sob o enfoque dos direitos e obrigações reconhecidas ou impostos aos sujeitos em suas relações jurídicas.

  18. DIREITO PROCESSUAL Gira em torno do direito de exigir, juridicamente, determinada pretensão do órgão encarregado de prestar a jurisdição e dos mecanismos judiciais destinados à sua obtenção.

  19. DIREITO INTERNACIONAL Costuma ser dividido em: - Direito Internacional Público; e - Direito Internacional Privado.

  20. Direito Internacional Público É o conjunto de normas que regulam as relações entre os Estado membros da comunidade internacional e organismos análogos.

  21. Direito Internacional Privado É o conjunto de normas internas de cada país, que regula o conflito de leis no espaço e tem relação com particulares que tenham interesse em mais de um país.

  22. Referências Bibliográficas: VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: Parte Geral. São Paulo: Atlas. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva. FÜHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Resumo de Direito Civil. São Paulo: Malheiros. RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil: Parte Geral. São Paulo: Saraiva. GOMES, Orlando. Introdução ao Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense.

More Related