1 / 9

Santo Antônio padroeiro da Paróquia Santo Antônio do Partenon

Santo Antônio padroeiro da Paróquia Santo Antônio do Partenon. Santo Antônio é um dos Santos Populares que, neste mês de junho, é particularmente celebrado pelos paroquianos e devotos que, com muita fé, visitam a Igreja Santo Antônio e participam das celebrações festivas do Santo.

armen
Télécharger la présentation

Santo Antônio padroeiro da Paróquia Santo Antônio do Partenon

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Santo Antônio padroeiro da Paróquia Santo Antônio do Partenon Santo Antônio é um dos Santos Populares que, neste mês de junho, é particularmente celebrado pelos paroquianos e devotos que, com muita fé, visitam a Igreja Santo Antônio e participam das celebrações festivas do Santo.

  2. Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal) em 1192, foi batizado com o nome de Fernando que mais tarde trocaria por Antônio. Era filho de pais ilustres: Martinho de Bulhões, e Maria. Os maiores títulos de nobreza dos pais de Fernando eram de ordem espiritual. Ambos professavam uma grande fé e solidariedade com os mais necessitados. Fernando herdou essas virtudes dos pais.

  3. Aos 15 anos de idade, Antônio ingressou no mosteiro de São Vicente de Fora dos Agostinianos. Desejoso de seguir o exemplo dos Franciscanos, e talvez o martírio, mudou seu nome para Antônio, e foi aceito no Ordem Franciscana. Desde bem jovem, Fernando estabelecera seu futuro. Decepcionado e desprezando aquela vida fútil dos castelos, Fernando dobrava o seu tempo de oração e pedia a Nossa Senhora que o iluminasse.

  4. Em 1219, Fernando ordenou-se sacerdote. Dedicou sua aguda inteligência a conhecer mais profundamente as Sagradas Escrituras, que, sendo livros inspirados por Deus, contém a plenitude da sabedoria. Lecionou teologia em várias Universidades. Proferiu célebres sermões adquirindo grande fama como orador sacro. Sua palavra era acompanhada por milagres e prodígios diversos, o que contribuiu para o crescimento de seu prestígio e santidade.

  5. No ano de 1230, Frei Antônio retirou-se para uma localidade perto da cidade de Pádua. Com a saúde debilitada pelo excesso de trabalho apostólico, pelo jejum e pela penitência, recolheu-se no convento de Arcela dos frades franciscanos, em Camposampiero. Um dia, enquanto fazia a frugal refeição no convento de Argela, foi acometido por um forte mal-estar que paralisou todos os membros do seu corpo. Os frades o levantaram e deitaram sobre um leito de palhas. Antônio foi piorando progressivamente.

  6. Pediu para confessar-se e receber a unção dos enfermos. Depois de ter comungado, entoou seu hino predileto dedicado a Nossa Senhora, a quem sempre demonstrara grande devoção: ("Ó Senhora gloriosa excelsa sobre as estrelas"). Depois com um sorriso e uma expressão de paz imensa, disse aos que o cercava: "Vejo o meu Senhor“, e entregou a alma a Deus.

  7. Era sexta-feira 13 de junho de 1231, tinha apenas 39 anos. Poucos dias depois, o corpo do frei Antônio recebeu sepultura na igreja do convento dos frades menores de Santa Maria de Pádua. Um ano após, em 30 de maio de 1232, o papa Gregório IX, inscreveu no catálogo dos santos.

  8. ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA • Ó Deus, que escolhestes Santo Antônio como testemunho do Evangelho e mensageiro da paz no meio de vosso povo, escutai a prece que fazemos por sua intercessão. • Santo Antônio santificai nossas famílias, ajudando-as a crescer no amor e na fé; conservai nelas a unidade, a paz e a serenidade. • Abençoai e socorrei os que são provados pelo sofrimento e a solidão. Fortalecei-nos nas fadigas de cada dia, dando-nos o vosso amor. Amém!

  9. ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS • Ó Deus, criador e conservador das pessoas e das coisas, tu que gostas tanto da inocência e da bondade, abençoa as nossas crianças, cuja pureza, simplicidade e encanto nós te oferecemos. • Conserva nelas a bondade que transpiram, dá a cada uma delas o afeto, os cuidados e a orientação segura de seus pais; ajuda-as a crescer na fé e na sabedoria cristã, protegendo-as de todos os males. • Ó querido Santo Antônio, avaliza com tua valiosa intercessão esta nossa oração. Fica sempre bem perto de nós e de todas as crianças, confortando-nos sempre com a tua proteção. Amém!

More Related