210 likes | 342 Vues
Centro de Educação Infantil BERNARDO SANTANA. Avenida Ipê Roxo, 255 – Jardim Jaraguá – Itaim Paulista E-mail: bernardosantana@institutovidasp.org.br. As Crianças. Ser Criança
E N D
Centro de Educação InfantilBERNARDO SANTANA Avenida Ipê Roxo, 255 – Jardim Jaraguá – Itaim Paulista E-mail: bernardosantana@institutovidasp.org.br
As Crianças • Ser Criança • Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, Sorrisos e brincadeiras. Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar. Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa. Cheio de pipocas Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir. Ser criança é chorar sem saber por que. Ser criança é se esconder para nos preocupar. Ser criança é pedir com os olhos. Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar. Ser criança é isso e muito mais. É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso. É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto. É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança . • ( Autor desconhecido)
A ROTINA • A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização de espaço e tempo. A rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado conhecimento e aprendizagens de diferentes linguagens.
O TRABALHO PEDAGÓGICO • O trabalho pedagógico é fundamental quando pensamos na qualidade do ensino na Educação Infantil. Portanto deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado.
O PLANEJAMENTO • O planejamento é entendido como instrumento pelo qual se estima o modo de elaborar, executar e avaliar os planos de ensino que organizam o trabalho docente. Porém o planejamento norteia as possibilidades do processo de ensino aprendizagem, constituindo-se assim, em um todo ativo.
O TRABALHO DOCENTE • O trabalho docente é uma atividade intencional, planejada conscientemente visando a atingir objetivos de aprendizagem. O professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia - a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, e bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento.
Projetos • A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Ex: de um projeto – Boa Alimentação Objetivos: • Incentivar os bons hábitos alimentares. • Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde, dando ênfase nas frutas, legumes, verduras.
ALIMENTAÇÃO Conteúdo: • Atividades que enfatizam o conhecimento sobre os alimentos . • Obs; essas atividades são discutidas em Reunião Pedagógica e semanais e todas são encaixadas dentro dos eixos de aprendizagem. Estratégia: • Receitas confeccionadas juntos com as crianças. Ex: panquecas , almondegas, suco, vitaminas, e saladas de frutas etc. • Teatro de fantoche com legumes, carimbo de legumes, brincadeiras de feira, pintura a dedo, piquenique etc.
AVALIAÇÃO O processo de avaliação deve ser contínuo e ter como base a visão global da criança subsidiado por observação e registros obtidos no decorrer do processo. A avaliação do processo ensino aprendizagem , tem como meta o diagnóstico do desenvolvimento da criança na relação com a ação dos educadores e na perspectiva do aprimoramento do processo educativo.
PARADAS PEDAGÓGICAS • Nossas Paradas Pedagógica são desenvolvidas mensalmente. Cada mês desenvolvemos um tema diferente, onde é abordado, discutido, analisada e avaliado situações do dia a dia, juntando a teoria que a Pedagogia nos traz com a prática aplicada em sala. .
FAMÍLIA E COMUNIDADE • A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa.
"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." Rubem Alves