1 / 28

2011

"Viviendo en Comunión y Celebrando la Comunión". . 2011. TEMA do ANO 2011. Paz na Criação de Deus. Esperança e Compromisso. LEMA. Glória a Deus e paz na terra. Lucas 2.14.

clemens
Télécharger la présentation

2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. "Viviendo en Comunión y Celebrando la Comunión". 2011

  2. TEMA do ANO 2011 Paz na Criação de Deus Esperança e Compromisso

  3. LEMA Glória a Deus e paz na terra Lucas 2.14

  4. O lema é o tema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, a realizar-se em Kingston, Jamaica. Esta conferência teve 4 enfoques: - a paz na comunidade - a paz com a terra - a paz com o mercado - a paz entre os povos!

  5. “Quando amamos, cuidamos e, quando cuidamos, amamos (…); o cuidado constitui a categoria central do novo paradigma de civilização que procura surgir em todo o mundo…O cuidado assume uma dupla função de prevenção de danos futuros e regeneração de danos passados…” LB

  6. Há uma “estreita correlação entre justiça social, paz e preservação do meio ambiente. Injustiça é uma das grandes causadoras da destruição ambiental, pois a luta pela sobrevivência força os excluídos a desconsiderar leis ecológicas. (...) O cuidado com o meio ambiente, pois, requer o simultâneo empenho por justiça e paz” (GB – Jorev).

  7. “O desafio que enfrentamos é, por assim dizer, o de que estamos todos no mesmo barco; temos um destino comum e nossa sobrevivência vai depender da cooperação ou da luta entre nós. Em todo o caso, às vezes, diferimos muito em alguns aspectos vitais. Temos que desenvolver, aprender e praticar a arte de viver com as diferenças, a arte de cooperar sem que os cooperados percam sua identidade, a beneficiarmo-nos uns dos outros, não apesar, mas graças às nossas diferenças.” Zigmunt Baumann, entrevista IHU, 17.07.2009: “O velho mundo está morrendo. Mas o novo ainda não nasceu.

  8. A boa criação de Deus “A fé cristã entende a vida a partir da ação criadora de Deus. Sendo Ele o doador da vida, não é possível reduzi-la a uma propriedade privada. A vida é concessão, é presente, é dom de Deus.”

  9. A boa criação de Deus Na boa criação de Deus, todas as suas criaturas, inclusive o ser humano, são interdependentes, dependem umas das outras para viver. Somos coparticipantes da criação de Deus, junto com todas as suas outras criaturas.

  10. Romanos 8.22-25 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência (perseverança) o aguardamos.

  11. A ação humana A ação humana, em especial na nossa sociedade, tem provocado feridas profundas na maravilhosa criação de Deus.

  12. A ação humana Não estamos mais em um mundo intocável; tudo o que fazemos tem consequências.

  13. A ação humana Essa questão está relacionada com nosso comportamento e com a nossa fé cristã. É um comprometimento individual e comunitário.

  14. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

  15. A esperança A graça de Deus nos liberta para agirmos de forma responsável em relação à criação. Somos livres para fazer opções que preservam a boa criação de Deus.

  16. A esperança Podemos optar por assistir passivamente a destruição da natureza ou nos aliar a organizações sérias e responsáveis com o meio ambiente, exigindo de empresas e do poder público mais cuidado com a natureza.

  17. A esperança Ao reconhecermos a bela criação e ao nos colocarmos sob a graça de Deus, agindo de forma responsável no mundo, glorificamos a Deus e auxiliamos a construir a paz na terra, a paz entre as pessoas, a quem Deus quer muito bem.

  18. Conta-se que Lutero teria dito que, se soubesse que o mundo terminaria amanhã, aproveitaria o dia para plantar uma macieira...

More Related