1 / 16

Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : sergio.joinville@gmail

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC. SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE. Lição 13 – 25/03/2012. Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : sergio.joinville@gmail.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.

connie
Télécharger la présentation

Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail : sergio.joinville@gmail

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE Lição 13 – 25/03/2012 Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10:10). Texto áureo VERDADE PRÁTICA A vida abundante não consiste em negar as adversidades, mas em fazer da suficiência em Cristo a nossa confiança, quer em meio à alegria, quer em meio a tristeza.

  3. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE João 15:1-11 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

  4. I N T R O D U Ç Ã O Esta última lição lança duas perguntas a nós: O que é ser rico? O que é ser pobre? Sendo o homemtanto um ser material como espiritual qual a plenitude da riqueza? Ambas, riqueza e pobreza, tendo seu valor didático na vida humana, devem ser buscadas como fim em si? Vejamos pois como ter uma vida plena e abundante dentro dos propósitosdivinos para nós!

  5. I – A VIDA ABUNDANTE CONSISTE NO EQUILIBRIO 1.1 – A matéria superestimada: O materialismo e o ateísmo desvalorizam o ser espiritual que somos em detrimento a supervalorização da matéria. Nem todo o dinheiro do mundo poderá estabilizar a mente e o “coração” humano se estes se desiquilibrarem emocionalmente. Por isso a prosperidade bíblica abraça o equilíbrio entre a matéria e o espírito.

  6. I – A VIDA ABUNDANTE CONSISTE NO EQUILIBRIO 1.2 – A matéria negada: Alguns cristãos procuram negar a matéria e por conseguinte tudo o que se relaciona a ela. Lembre-se porém, que o dinheiro deve ser empregado: Com sabedoria. Com prudência. Com cuidado. Visando sempre a glória de Deus.

  7. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – Quais são as realidades que a prosperidade bíblica leva em conta? 2 – Como Jesus utilizava o dinheiro? 3 – Como o dinheiro deve ser empregado?

  8. II – CORRIGINDO ERROS ACERCA DA POBREZA 2.1 – Pobreza e pecado: A pobreza é sim consequência do pecado original. O desfavorecimento social e financeiro, porém, tem suas causas além do pecado, afinal de contas vivemos em uma sociedade capitalista, aproveitadora e com péssima distribuição de renda. Muito cuidado ao afirmar que pobreza e pecado são conseqüências um do outro.

  9. II – CORRIGINDO ERROS ACERCA DA POBREZA 2.1 – Pobreza e pecado:

  10. II – CORRIGINDO ERROS ACERCA DA POBREZA 2.2 – A pobreza magicamente extinta: ...a verdadeira riqueza deve ser encontrada na salvação em Jesus Cristo, descrita muitas vezes na Bíblia em termos econômicos. Os pobres deste mundo foram escolhidos para serem “ricos em fé” e “herdarem o Reino” (Tiago 2.5). Paulo descreveu seu ministério: “pobres, mas enriquecendo muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Coríntios 6.10). Logicamente, podemos concluir que Paulo afirma que somos ricos porque Jesus se tornou pobre (2 Coríntios 8.9). O que a Bíblia ensina sobre o dinheiro, então, possui dois aspectos: ele é um presente de Deus, sinal de sua bênção. Mas não pode se tornar um deus para nós. A Bíblia não prega o ascetismo, ou seja, não vê virtude inerente à pobreza, nem pecado inerente à riqueza. Mas nos ensina que a verdadeira riqueza é a espiritual, não a material. Extraído de: http://bonanisimbanananao.blogspot.com.br/ Acesso em 19/03/2012

  11. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 4 – De acordo com a lição, a pobreza é decorrente de que?

  12. III – A VIDA ABUNDANTE NÃO SUPERESTIMA O CORPO NEM NEGA A ALMA 3.1 – A vida abundante é equilibrada: Seguindo as palavras de Agur afirmamos: “Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção…” Estar nas mãos do SENHOR é , sem dúvida o melhor negócio, pois Ele sabe do que necessitamos.

  13. III – A VIDA ABUNDANTE NÃO SUPERESTIMA O CORPO NEM NEGA A ALMA 3.2 – Bem estar físico e emocional:

  14. III – A VIDA ABUNDANTE NÃO SUPERESTIMA O CORPO NEM NEGA A ALMA 3.3 – O bem estar espiritual: Para contrariar a teologia da prosperidade afirmamos ainda: • As dificuldades podem ser bênçãos de forma oculta. • As vezes, as perdas enriquecem. • As doenças podem tornar-se remédio. • O desprezo do mundo pode virar glória para o crente. • Por fim, a morte pode ser o veículo que nos leva para mais perto de Deus.

  15. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 5 – Qual a função pedagógica do sofrimento na vida do crente?

  16. CONCLUSÃO A verdadeira prosperidade vai além da saúde, da riqueza e da fama. Ela se manifesta por uma comunhão íntima e estreita com o SENHOR Jesus, que nos promete uma vida abundante. Não se impaciente, confie na suficiência de Cristo Jesus. Ele jamais nos abandonará. Amém.

More Related