1 / 34

AVALIAÇÃO CENSITÁRIA EM ALFABETIZAÇÃO Primeiro Ciclo agosto de 2007

AVALIAÇÃO CENSITÁRIA EM ALFABETIZAÇÃO Primeiro Ciclo agosto de 2007. Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte GCPF Núcleo de Alfabetização e Letramento.

dafydd
Télécharger la présentation

AVALIAÇÃO CENSITÁRIA EM ALFABETIZAÇÃO Primeiro Ciclo agosto de 2007

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AVALIAÇÃO CENSITÁRIA EM ALFABETIZAÇÃOPrimeiro Cicloagosto de 2007 Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte GCPF Núcleo de Alfabetização e Letramento

  2. No ano de 2006 realizou-se a primeira avaliação censitária junto aos alunos do primeiro ciclo. Alunos avaliados: terceiro ano do ciclo. A avaliação censitária tem como objetivo auxiliar os/as professores/as no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos. Através dela é possível: - Identificar alunos com e sem domínio das capacidades lingüísticas envolvidas no processo de alfabetização; - Traçar o perfil de aprendizagem das turmas avaliadas para a elaboração do planejamento do ensino.

  3. Para fazer a interpretação do desempenho dos alunos é comum ordenar as questões dos testes segundo suas dificuldades e classificá-las em fáceis, medianas e difíceis. Os alunos são caracterizados pelo que apresentam no teste. Usando a mesma escala, seus desempenhos são classificados de maneira análoga às questões, resultando em alunos em níveis baixo, intermediário e recomendável de alfabetização.

  4. Resultado 2006DESEMPENHO BAIXO21% DOS ALUNOS = 2.821 Nesse nível de desempenho encontram-se os alunos no estágio crítico de alfabetização. Esses alunos não conseguiram acertar as questões relativas à escrita e compreensão de palavras. (No Estado = 15,95%)

  5. Resultado 2006DESEMPENHO INTERMEDIÁRIO61% DOS ALUNOS = 8.190 Nesse nível de desempenho encontram-se os alunos que já conseguem ler e escrever frases e evidenciam algumas capacidades de letramento.

  6. Resultado 2006DESEMPENHO RECOMENDÁVEL18% DOS ALUNOS = 2.416 Nesse nível de desempenho encontram-se os alunos que demonstraram alto desempenho nas questões que envolviam leitura e escrita de textos curtos.

  7. Importantes TAREFAS a serem realizadas nas escolas a partir dos resultados • Discutir com os/as professores/as as capacidades avaliadas (lembrar que as matrizes não podem ser confundidas com orientações metodológicas, pois não englobam todo o currículo). • Analisar o desempenho de cada aluno, identificando suas necessidades de aprendizagem com o objetivo de organizar um plano de trabalho em sala de aula (pequenos grupos com acompanhamento da professora, intervenções individuais, trabalho em duplas, etc.)

  8. Importantes TAREFAS a serem realizadas a partir desses resultados • Analisar o perfil de aprendizagem da turma e traçar metas de aprendizagem e de ensino para o fim do ano de 2006 e para a continuidade do trabalho no ano de 2007.

  9. A questão 5 trata de uma habilidade de consciência fonológica muito difícil para os alunos – sons iniciais. Isso pode explicar o alto percentual de erros dos alunos. A questão 6 aborda um procedimento muito comum nas práticas de alfabetização. Isso pode explicar o alto percentual de acerto entre os alunos.

  10. Importantes METAS para o 1º ciclo da Rede Municipal de Ensino BH – no ano de 2007 • Constituição e consolidação da equipe de trabalho no primeiro ciclo. • Organização do trabalho de alfabetização nas escolas. • REALIZAÇÃO Elaboramos, junto com as/os coordenadoras/es que atuavam no ano de 2006, as diretrizes pedagógicas para orientar a organização do trabalho no primeiro ciclo.

  11. Importantes METAS para o 1º ciclo da Rede Municipal de Ensino BH – no ano de 2007 Diretrizes para o trabalho de alfabetização – primeiro ciclo Esse ciclo caracteriza-se como o nível de ensino da ALFABETIZAÇÃO, considerando-se essa como o ensino e aprendizagem do sistema de escrita da Língua Portuguesa que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia, ou seja, levar os alunos a reconhecerem a língua oral enquanto um sistema de sons, a compreenderem o princípio alfabético do nosso sistema de escrita e a aprenderem as correspondências som/letra generalizadas em nossa ortografia.

  12. Diretrizes para o trabalho de alfabetização – primeiro ciclo Para o encaminhamento do processo de alfabetização temos como orientação a perspectiva teórico- metodológica do alfabetizar letrando. Na prática, essa perspectiva impõe um processo de alfabetização articulado ao trabalho didático com textos reais, antes e ao longo de todo o processo de ensino, e às vivências concretas de práticas de leitura e escrita na escola. Em síntese, no 1º ciclo de formação, o trabalho pedagógico da alfabetização deve estar centrado na perspectiva do letramento.

  13. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo Avaliação • As diretrizes deram visibilidade e impulsionaram a discussão e a organização do trabalho de alfabetização nas escolas. DESAFIOS • É preciso encontrar mecanismos para a legitimação do trabalho da coordenação pedagógica nas escolas; • É preciso encontrar mecanismos para o acompanhamento das práticas de alfabetização nas escolas.

  14. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo • Implementação de um projeto pedagógico de alfabetização da rede municipal de ensino. REALIZAÇÃO • Apresentamos para as/os coordenadoras/es e para as/os professoras/es a proposta de alfabetização CEALE / MEC como a referência curricular para o planejamento do trabalho de alfabetização. • Propomos um projeto de formação dos professores visando uma discussão geral dos princípios da proposta CEALE / MEC e a socialização e análise de atividades a serem propostas em sala de aula. Participam do projeto 1.751 professoras/es. Primeiro semestre: 2 encontros Segundo semestre: 2 encontros

  15. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo Avaliação As professoras/alfabetizadoras que participam do projeto de formação se mostraram envolvidas e comprometidas com a a construção do projeto de alfabetização da rede. Em geral, fazem uma avaliação positiva dessa meta/estratégia e do processo de formação. Evidenciou-se, ao longo do primeiro semestre, a falta de estrutura do funcionamento do projeto de formação. Principais causas: as faltas/a rotatividade de professoras/es nas escolas e o grande número de projetos de formação colocados em práticas pela GCPF.

  16. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo DESAFIOS para 2008 1- Pensar e planejar a continuidade da elaboração do projeto de alfabetização da rede municipal a partir do referencial da proposta do CEALE/MEC. 2- A implementação de um projeto de estudos em alfabetização que compreenda a análise das práticas dos nossos professores.

  17. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo • O desenvolvimento de um projeto pedagógico para os alunos com baixo desempenho em alfabetização. Realização • Produção do material didático voltado para os alunos e orientação do trabalho junto aos professores envolvidos.

  18. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo Em 2006, apresentada a proposta às 139 escolas que atendem ao 1º ciclo na Rede, 87 aderiram ao Projeto Emergencial, o que totalizou 1.691 alunos atendidos e envolveu 105 professores da Rede.

  19. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo Em 2007, continuamos a produzir propostas de trabalho junto aos alunos. Foram entregues e discutidos dois módulos com planejamento para 4 meses de trabalho em sala de aula. Participam desse projeto 206 professores que atentem entre 15 a 30 alunos nos segundo e terceiro ciclos de formação.

  20. Neste módulo, vamos apresentar um pouco do trabalho desenvolvido na Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia da Regional Pampulha.

  21. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo • O desenvolvimento de um projeto pedagógico para os alunos com baixo desempenho em alfabetização. Realização • Orientação para o desenvolvimento de um projeto de trabalho junto aos alunos do terceiro ano do primeiro ciclo, que deverá ser orientado, nas escolas, pelas coordenadoras. Estão planejados sete encontros de coordenação para o segundo semestre. Participam dos encontros de coordenadores 285 representantes das escolas.

  22. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo

  23. Eixo: Leitura de texto • Leitura do livro para os alunos • Apresentação do livro aos alunos – explorar a capa do livro: o título (compreensão – o que o título do livro nos sugere), sua localização, tipo de letra, ilustração, nome da autora, editora. • Lendo o livro para os alunos – ao ler o livro para os alunos a professora deve observar a entonação de sua leitura para favorecer a compreensão do texto pelos alunos. É preciso dar oportunidade para que os alunos manifestem suas dúvidas e monitorar a compreensão dos alunos através de perguntas e comentários, como por exemplo: O que o menino estava aprendendo na escola? O que o menino conseguia ler nas ruas enquanto ia para escola com sua mãe? Como a professora ensinava o menino a ler? O que você entendeu da parte que acabei de ler?

  24. Dando sentido à leitura do texto: • Conversando com os alunos sobre o tema do livro: o processo de alfabetização. Organize uma conversa com os alunos a partir das seguintes perguntas: As pessoas de suas famílias sabem ler e escrever? O que, onde, quando lêem e escrevem? O que se sabe sobre onde e como elas aprenderam a ler e a escrever? • Debatendo sobre a importância de se saber ler e escrever. Apresentar e discutir com os alunos opiniões contrárias sobre o tema. Por exemplo, o depoimento de uma criança que acha que aprender a ler e a escrever é um processo chato que não vale a pena e o depoimento de uma outra criança que acaba de descobrir o mecanismo da decodificação e que acha muito divertido ler as palavras que encontra nos locais que freqüenta. Os alunos podem dizer com qual depoimento se identificam, podem apresentar argumentos para defender a idéia de que aprender a ler é algo bom ou algo ruim.

  25. Respondendo a um questionário sobre os processos de aprendizagem da língua escrita. Os alunos se encontram em diferentes estágios de aprendizagem da língua escrita: uns ainda não aprenderam todas as correspondências entre letra/som; outros escrevem apenas palavras compostas por sílabas canônicas (consoante/vogal - cv); outros estão em fase de domínio da ortografia; outros, ainda, produzem pequenos textos, mas não conseguem expressar com clareza seus pensamentos e têm problemas para compreender o que lêem.

  26. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo • O desenvolvimento de um projeto pedagógico para os alunos com baixo desempenho em alfabetização. • Desafios para 2008 Organizar produções das/os professoras/es sobre suas práticas de alfabetização.

  27. Importantes METAS para a Rede Municipal de Ensino BH – 1º ciclo Isso demanda das/os professoras/es, coordenadoras/es e equipes da Secretaria de Educação: Uma postura coerente, crítica e reflexiva diante de seus trabalhos e de suas responsabilidades; Um projeto de formação capaz de promover uma articulação das práticas de um ou de um grupo de professores com o movimento mais amplo de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

  28. No início do ano de 2007 realizamos uma avaliação diagnóstica com todos os alunos do primeiro ciclo. Mesma matriz de capacidades Assim, as/os professoras/es terão oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do terceiro ano.

More Related