1 / 13

Sinalização de Emergência

Sinalização de Emergência. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Objetivos: Reduzir o risco de perdas humanas mediante a informação de saídas de emergência, rotas de fuga e locais seguros. Garantir adoção de medidas adequadas na evacuação de prédios, edificações e demais obras cíveis.

dinah
Télécharger la présentation

Sinalização de Emergência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sinalização de Emergência

  2. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA • Objetivos: • Reduzir o risco de perdas humanas mediante a informação de saídas de emergência, rotas de fuga e locais seguros. • Garantir adoção de medidas adequadas na evacuação de prédios, edificações e demais obras cíveis. A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio. Segundo o item 23.2.5 da NR 23 que fala sobre proteção contra incêndios, as aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos indicando a direção de saída.

  3. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Placas e adesivos de sinalização destinados a facilitar a localização dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio, saídas de emergência e demais orientações necessárias a segurança em um ambiente. NR – 26 Sinalização de Segurança • É permitido o uso de normas estrangeiras reconhecidas internacionalmente, desde que não haja norma brasileira mais exigente sobre o assunto. As normas mais comumente empregadas são as seguintes: • NBR 9077 - Saídas de Emergência em Edificações; • NBR 11742 - Porta Corta-fogo para Saída de Emergência; • IT N° 11 - Saídas de Emergência em Edificações. (Corpo de Bombeiros) • IT N° 12 - Dimensionamento de Lotação e Saídas de Emergência em Recintos Esportivos e de Espetáculos Artístico - Culturais. (Corpo de Bombeiros) • IT N° 20 – Sinalização de Emergência. (Corpo de Bombeiros)

  4. A cor vermelha será usada excepcionalmente com sentido de advertência de perigo: O verde é a cor que caracteriza "segurança".

  5. TIPOS DE SINALIZAÇÃO • Orientação e Salvamento • Orientar a saída segura das pessoas. Visa indicar as rotas de saída e as ações necessárias para o seu acesso e uso.

  6. TIPOS DE SINALIZAÇÃO • Proibição • Proibir ações capazes de conduzir ao inicio do incêndio. Visa proibir e coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ou ao seu agravamento.

  7. TIPOS DE SINALIZAÇÃO • Alerta • Alertar para áreas e materiais de risco em potencial. Visa alertar para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio, explosão, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos.

  8. TIPOS DE SINALIZAÇÃO • Equipamentos • Indicar sua localização e orientar o seu uso. Visa indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndios e alarme disponíveis no local.

  9. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Sinalização complementar A sinalização complementar tem a finalidade de: I - Complementar, através de um conjunto de faixas de cor, símbolos ou mensagens escritas, a sinalização básica, nas seguintes situações: a) indicação continuada de rotas de saída; b) indicação de obstáculos e riscos de utilização das rotas de saída; c) mensagens específicas que acompanham a sinalização básica, onde for necessária a complementação da mensagem dada pelo símbolo; II - Informar circunstâncias específicas em uma edificação ou áreas de risco, através de mensagens escritas; III - Demarcar áreas para assegurar corredores de circulação destinados às rotas de saídas e acesso a equipamentos de combate a incêndio em locais ocupados por estacionamento de veículos, depósitos de mercadorias e máquinas ou equipamentos de áreas fabris; IV – Identificar sistemas hidráulicos fixos de combate a incêndio. Lotação Máxima: 120 pessoas sentadas 30 pessoas em pé

  10. Segundo as normas de segurança ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) nº 13437 / 13434 / 13435   Sinalização de emergência e segurança fotoluminosa (fosforescente).   Em saídas de emergência podem ser usadas fitas e placas fotolumisonas, facilitando, quando necessário, a evacuação imediata de um local quando ocorre por exemplo a falta de luz.

  11. Nas vistorias, as instalações são confrontadas com o Projeto Técnico aprovado pelo Corpo de Bombeiros. As alterações encontradas são analisadas com vistas à manutenção das condições de segurança previstas no Decreto Estadual 46.076/01 (mais 38 Instruções Técnicas) e pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Havendo deficiências elas são anotadas e um relatório é fornecido ao interessado para que analise e proponha uma solução técnica. Caso não existam alterações, será emitido o Auto de Vistoria. As alterações mais comuns são as seguintes: Sinalização: • quando os equipamentos ficarem atrás de pilares, cantos de parede, escadas e demais situações que fiquem escondidos, a sinalização deve apontar nestes locais a direção onde estão aqueles equipamentos; • falta de indicação da porta de saída e da rota a ser tomada, principalmente em locais de reunião de pessoas, tratando-se de sinalização comum ou integrante do sistema de luz de emergência; • falta de indicação "SAÍDA DE EMERGÊNCIA" ou "ESCADA DE SEGURANÇA" nas portas corta-fogo, na face voltada para os halls; • falta de indicação do número do andar nas escadas.

  12. Mauricio Adauto N° 23 Maycon G. Silva N° 24 Nilton Roberto Carrega N° 25 Pedro Lindarte N° 26 Ricardo Delfino N° 27 Ricardo Lima N° 28 Rodrigo Cruz da Rocha N° 29 Wagner Santana da Rocha N° 30

  13. The End Fim

More Related