Download
transtornos mentais pelo uso de subst ncias psicoativas n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas PowerPoint Presentation
Download Presentation
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

257 Views Download Presentation
Download Presentation

Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

  2. Os transtornos mentais induzidos pelo uso de substâncias psicoativas definem os padrões de relacionado à busca a ingestão e ao abuso destas substâncias.

  3. O CID 10 divide essas substâncias em: intoxicação, aguda, uso nocivo, síndrome de dependência, estado de abstinência, transtorno psicótico e síndrome amnéstica.

  4. Algumas substâncias podem afetar estados mentais percebidos internamente, como humor, e atividades observadas de forma externa, como o comportamento.

  5. Substâncias com potencial de abuso são aquelas que podem desencadear no individuo a auto administração repetida, que resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo.

  6. Tolerância é a necessidade de crescentes quantidade da substância para atingir o efeito desejado.

  7. Transtornos relacionados ao álcool O uso de álcool constitui a terceira causa de mortalidade, entre 30% a 45% da população adulta já teve pelo menos um episódio passageiro. Em comparação aos grupos, os brancos tem as taxas mais altas de uso de álcool, 56%.

  8. Abstinência é a síndrome característica , conforme a substância, que se apresenta ao reduzir ou suprimir a sua ingestão.

  9. Tóxico dependência Categoria diagnóstica caracterizada pela presença de sinais e sintomas fisiológicos, cognitivos e de conduta relacionados à perda de controle da pessoa sobre o consumo da substância .

  10. Fatores de predisposição • Fatores biológicos: tendências familiares (sobretudo no alcoolismo) • Fatores psicológicos: existência de traços de personalidade oro - dependente, baixa auto-estima, traços familiares de falta de estabilidade emocional, falta de modelos positivos de comportamento, falta de confiança em si mesmo.

  11. Abuso de substâncias – em que um uso patológico e incapacidade para deixá-lo, falhas no cumprimento de obrigações por tempo superior a um mês.

  12. Dependência de substâncias – mais grave do que o abuso; neste caso, além das características anteriores existe dependência física, que se caracteriza por tolerância ou abstinência, ou ambas.

  13. Existem 5 tipos de substâncias: • Álcool • Barbitúricos e sedativos hipnóticos • Opiaceos • Anfetaminas • Derivados da canabis

  14. Relacionados com o abuso mais não com a dependência: • Cocaína • Fenciclidina • Alucinógenos

  15. Relacionados com a dependência: • tabaco