1 / 20

Trabalho de Geografia: SADC

Trabalho de Geografia: SADC. Augusto Lineu nº03 Carolina Araújo nº 08 Gustavo Campos nº14. Apresentação. Nesse trabalho mostraremos um pouco sobre os blocos existentes em nosso planeta, e destacaremos o bloco: SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).

latika
Télécharger la présentation

Trabalho de Geografia: SADC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho de Geografia: SADC Augusto Lineu nº03 Carolina Araújo nº 08 Gustavo Campos nº14

  2. Apresentação Nesse trabalho mostraremos um pouco sobre os blocos existentes em nosso planeta, e destacaremos o bloco: SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).

  3. 1- O que é um bloco econômico hoje e como ele serve a economia global: Os blocos econômicos são associações de países com o objetivo de aumentar as relações econômicas entre si, realizando trocas com pouca ou nenhuma restrição. Esses blocos facilitam e estimulam a circulação de mercadorias e de capitais, configurando mercados regionais. Permite o aumento de renda do país e o dinheiro arrecadado é distribuído para os países necessitados, modernizando-os.

  4. 2- Apresentar quais os tipos de blocos que existem em nosso planeta: • ACP; (Associação de países da África, Caribe e Pacífico) • ACP-EU; (Acordo de Cotonou. Um acerto comercial entre a União Europeia) • AEC; (Associação dos Estados do Caribe) • AELC; (Associação Europeia de Livre Comércio) • ALADI; (Associação Latino-Americana de Integração) • ALALC; (Associação Latino-Americana de Livre Comércio) • ALBA; (Aliança Bolivariana para as Américas) • ALCA; (Área de Livre Comércio das Américas) • APEC; (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) • ASEAN; (Associação de Nações do Sudeste Asiático) • CEFTA; (Acordo Centro-Europeu de Livre Comércio) • CAFTA-DR; (Comunidade de Livre Comércio entre Estados Unidos Central e República Dominicana) • CAN; (Comunidade Andina de Nações) • CAO; (Comunidade da África Oriental) • CARICOM; (Comunidade do Caribe) • CARIFTA; (Associação de Livre Comércio do Caribe) • CEA; (Comunidade Econômica Africana) • CEDEAO; (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental)

  5. CEEA; (Comunidade Econômica Eurasiática) • CEEAC; (Comunidade Econômica dos Estados da África Central) • CEI; (Comunidade dos Estados Independentes) • CEMAC; (Comunidade Econômica e Monetária da África Central) • IBAS; (Fórum de Diálogo Índia-Brasil- África do Sul) • COMECOM; (Conselho para Assistência Econômica Mútua) • COMESA; (Mercado Comum da África Oriental e Austral) • MERCOSUL; (Mercado Comum do Sul) • NAFTA; (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) • OCDE; (Organização para a Cooperação e desenvolvimento Econômico) • OECO; (Organização dos Estados do Caribe Oriental) • SAARC; (Associação Sul- Asiática para a Cooperação Regional) • SADC; (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) • UA; (União Africana) • UAAA; (União Aduaneira da África Austral) • UE; (União Europeia) • UEMOA; (União Econômica e Monetária dos Oeste Africano) • UMA; (União do Magrebe Árabe) • UNASUL; (União de Nações Sul-Americanas)

  6. 3- Dados gerais do bloco: SADC: Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, é um bloco econômico constituído por 15 países da África Austral, parte que corresponde ao Sul do continente africano. Sua sede é Gaborone (maior cidade de Botswana). Esse bloco foi criado na Tanzânia em 1979 e começou a vigorar em 1980, os países membros são: Madagascar (atualmente suspenso), África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

  7. Ela funciona de um modo que o crescimento das atividades comerciais desses países se desenvolvam e acabe melhorando os produtos lá produzidos e que a condição do povo melhore, com mais dinheiro e melhorias nas cidades.

  8. 4- Objetivos, política, perspectivas A ideia de criá-la veio por causa dos problemas que normalmente essa região enfrenta, como secas prolongadas, grande prevalência do SIDA¹ e da grande quantidade de pessoas pobres nesses países. A erradicação desses problemas está entre as principais metas do grupo que são: Promover o crescimento e desenvolvimento econômico, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida do povo, e promover auxílio aos mais desfavorecidos, Desenvolver valores políticos, sistemas e instituições comuns; 1- SIDA: mais conhecida como AIDS que é uma doença que ocorre no sistema imunológico da pessoa, deixando-a vulnerável a outros tipos de doença.

  9. Promover a paz e a segurança; Promover o desenvolvimento sustentável por meio da interdependência coletiva dos estados membros e da autoconfiança; Atingir a complementaridade entre as estratégias e programas nacionais e regionais; Promover e maximizar a utilização efetiva de recursos da região; Atingir a utilização sustentável dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente; Reforçar e consolidar as afinidades culturais, históricas e sociais de longa data da região.

  10. Esse quadro funcional mostra como funciona o modo de governo desse bloco (SADC), através dele os países membros decidiram que eles apoiariam uns aos outros principalmente em: segurança alimentar, infraestrutura para investimentos agrícolas, comércio, finanças, minerações

  11. 5- Apresentar como suas relações econômicas estão estruturadas com outros países especialmente com o Brasil. O papel do Brasil, outra potência regional emergente, como novo ator no continente africano Desde o presidente Lula da Silva (2003-2010) chegou ao poder, o Brasil reforçou consideravelmente as suas relações com a África em termos de uma nova política externa de afirmação do país como novo global player. Esta ofensiva diplomática não é nova, pois também nos anos 1970 o Brasil estabelecera relações políticas com muitos países africanos. Nos anos 1980 e 1990 a crise económica no Brasil resultou num grande declínio da cooperação com a África. Enquanto nos anos 1970 o Brasil apareceu em África como outro país em desenvolvimento, agora apresenta-se como potência regional emergente que reclama um lugar na política internacional que corresponde ao seu real peso demográfico, político e económico.

  12. Invocando tanto as afinidades históricas e culturais entre África e o Brasil como a grande percentagem de afro-descendentes na população brasileira, Brasília considera o aprofundamento das relações com a África uma obrigação política, moral e histórica do país. O papel das afinidades histórico-culturais nas relações com África é assunto transversal da pesquisa. Cumprindo uma promessa eleitoral, logo no início do seu mandato, o presidente introduziu a história de África e a dos afro-brasileiros como disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras. como resultado da nova política externa, desde 2003 o número de embaixadas brasileiras em África aumentou de 18 a 34. Também as onze visitas oficiais que Lula da Silva efetuou a mais de 20 países africanos sublinham a prioridade que o governo brasileiro atribui ao continente africano no âmbito das relações Sul-Sul.

  13. 6- Apresentar um artigo de jornal, revista, Internet que trate de algum aspecto sobre o bloco que você estudou. A Comunidade da África Austral para o Desenvolvimento (SADC) foi criada em 1979. O principal objetivo da Comunidade da África para o Desenvolvimento é estabelecer a paz e a segurança na região. Através da integração desses países, pretende-se alcançar o desenvolvimento econômico, desenvolver políticas comuns, proporcionar a consolidação dos laços históricos, sociais e culturais entre os povos da região.A SADC é uma comunidade regional que busca garantir para sua população o bem estar econômico, melhorias da qualidade de vida, liberdade, justiça social, paz e segurança. Todos esses aspectos serão obtidos mediante a cooperação entre os países membros.

  14. A região busca o desenvolvimento econômico através de fatores como a exploração dos recursos naturais, grande potencial energético (petróleo, carvão, biomassa, energia solar, energia eólica), infraestrutura, além da vasta população, proporcionando mão de obra e mercado consumidor.Em busca da criação de um mercado comum, a Comunidade da África Austral para o Desenvolvimento está desenvolvendo projetos como: União Aduaneira (UA), que foi desenvolvida em 2010; o Mercado Comum (MC), para 2015; União Monetária (MU), para 2016; e a implantação de uma moeda única em 2018.

  15. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_para_o_Desenvolvimento_da_%C3%81frica_Austral http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm http://www.brasilescola.com/geografia/sadc.htm http://www.camara.gov.br/mercosul/blocos/SADC.htm http://www.mundoeducacao.com/geografia/sadc.htm

  16. África do Sul Angola Botsuana Lesoto

  17. Maurício Malavi Namíbia Moçambique

  18. República Democrática do Congo Seicheles Suazilândia Tanzânia

  19. Zâmbia Zimbábue

More Related