1 / 15

Formação Catequética

Formação Catequética. Catequista. Catequese. ?. Catequese é. A CATEQUESE É UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ EM COMUNIDADE, É DINAMICA, É SISTMÁTICA E PERMANENTE (DOC. DE PUEBLA E AFIRMAÇÃO DOS BISPOS DO BRASIL).

Télécharger la présentation

Formação Catequética

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formação Catequética Catequista

  2. Catequese..... ?

  3. Catequese é..... A CATEQUESE É UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ EM COMUNIDADE, É DINAMICA, É SISTMÁTICA E PERMANENTE (DOC. DE PUEBLA E AFIRMAÇÃO DOS BISPOS DO BRASIL). • A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. • A Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma CONSCIENTE E ATIVA participação do ministério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

  4. Catequese é.... Então podemos entender: Em comunidade – porque é algo que vai ser realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa. É dinâmica – porque está sempre atenta ás situações históricas e sociais da nossa realidade. É sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja. Épermanente – porque passa por todas as faixas de idade. Catequese é um processo continuo de educação da Fé.

  5. Catequese é... Leva à motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça; Leva a uma iniciativa na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental; Leva à iniciação no compromisso missionário da Igreja; • Leva ao crescimento da Igreja. A Igreja de amanha depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimentos mistérios da fé, mas também em abrir os corações à conversão e à adesão: • A Jesus Cristo, O Salvador que anunciamos; • Ao homem, herdeiro do Reino de Deus; • À Igreja, povo de Deus. A catequese leva em conta as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-os para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.

  6. Catequista é... O Catequista é o grande educador da fé na comunidade, MINISTRO EXTRAORDINÁRIO da palavra. “E os dons que ele deu foram apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e docentes, a fim de pôr os santos em condição de cumprir o ministério para edificar o corpo de Cristo” (Ef 4,11-12)”. Quando aceitamos ser catequistas tomamos consciência de que nossa opção é uma resposta ao chamado de Jesus Cristo. Como os apóstolos, podemos continuar o projeto de Jesus: “Levar a boa notícia aos pobres e libertar os oprimidos...” (Lc 4,18).

  7. Catequista é... A pessoa do Catequista: Crê em Jesus Cristo e segue o seu evangelho; Responde à sua vocação de batizado e de crismado; É indicado e acolhido pela comunidade. Isto quer dizer que é membro atuante e participante da comunidade e dá testemunho de vida cristã; Busca dedicação a formação necessária para esta missão.

  8. Catequista é... Nos parece Fé e o que é Fé? Educar o próximo para que? Simplesmente para que a pessoa possa ter um encontro pessoal com Deus por meio dos passos de conversão e amadurecimento progressivo Opção pela vida renovada a cada dia Um novo rumo na vida a partir da conversão (mudança de vida); Fé é dom, um presente de Deus para nós; Atitude pessoal que move a vida em direção em plenitude; Resposta humana de Amor a Deus que nos amou primeiro; Ide a todos os povos, batizai-os em nome do Pai do filho e do Espírito Santo, eis que estarei contigo todos os dias da minha vida . (Mt 28,19).

  9. Catequista é... Você conhece seu catequizando? Quem é o teu próximo? Há três tipos de Visão, cuidado... • Carne – enxerga somente o aparente – “ver por ver” • Olhar da Razão – olhar da ciência para que tudo seja provado – “Ver para crer” • Olhar da contemplação – conforme São Boaventura – “O Ver Além”.

  10. Catequista é... ? Quais os Critérios para sermos catequista? Quais os principais pecados cometidos pelo catequista?

  11. Vivência do Catequista Espiritualidade

  12. Espiritualidade do Catequista “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”.Não entendendo direito, alguém perguntou novamente:- Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?O Dalai-Lama respondeu:- Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade. E acrescentou: - Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor.Então atalhou a pessoa:- A espiritualidade muda ou é sempre a mesma coisa?E o Dalai-Lama falou:- Como dizem os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com ele. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos.E arrematou:- O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto.

  13. Espiritualidade do Catequista O que se entende por espiritualidade? Força que nos convida a viver de corpo e alma Comportamento Anima a partir de dentro na realização catequética Espiritualidade de “Spiritus”, mas também de “Spirare” = soprar. É o que acontece em nossa vida: um sopro, um ardor, uma unidade, energia de vida.

  14. Espiritualidade do Catequista Para que a Espiritualidade? • A busca do verdadeiro caminho entre o bem e o mal; • Comprometer-se radicalmente com a vida; • manter-nos fieis ao compromisso pessoal e comunitário; • É uma atitude Espiritual – Buscai as coisas do alto. O que é nascer da carne? E do Espírito? A espiritualidade do catequista vai se moldando a partir das relações que vive através de sua missão catequética.

  15. Espiritualidade do Catequista Oração Eucaristia Mística Formação continua Passos da Espiritualidade

More Related