260 likes | 473 Vues
Reservas Naturais. América. Yellowstone. O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional norte-americano localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Foi o primeiro Parque Nacional a existir em todo o Mundo.
E N D
Reservas Naturais América
Yellowstone • O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional norte-americano localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Foi o primeiro Parque Nacional a existir em todo o Mundo. • Foi inaugurado no dia 1 de Março de 1872 e ocupa uma área de 8.980 km², encontrando-se a maior parte desta area no Noroeste do Wyoming. Este Parque é conhecido pelos seus geisers, as suas fontes termais e a sua variedade de vida selvagem (ursos, lobos, bisontes, alces…). • O geiser mais famoso do Mundo, o Old Faithful Geyser, encontra-se neste parque.
Fauna característica deste Parque • Yellowstone é considerado o habitat selvagem dos Estados Unidos com maior variedade de megafauna. Alguns dos animais que aqui podem ser encontrados são: - Bisonte-americano - Urso-pardo - Urso-negro - Alce - Veado - Antilocapra - Puma
Reservas Naturais África
Reserva Natural de Niassa • A Reserva de Niassa ocupa 42.000 km2. É a maior reserva natural de Moçambique e da África Austral e uma das maiores reservas do mundo. • Esta Reserva é rica em termos de fauna e flora. Nas extensas planícies da região do Miombo vagueiam grandes manadas de caça ao longo dos rios, como, por exemplo, grandes manadas de elefantes. • Esta Reserva é dirigida por um rígido programa de conservação.
"Não existe em África nenhuma outra área que tenha tanta diversidade de paisagem..."
Reservas Naturais Europa
Parque Nacional da Peneda-Gerês • Criado em 1971, o Parque Nacional da Peneda-Gerês abrange uma área montanhosa do Noroeste português, com cerca de 72 000 hectares, que se estendem pelos distritos de Viana do Castelo (concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca), de Braga (Terras de Bouro) e de Vila Real (Montalegre). Desde o planalto de Castro Laboreiro, a norte, até ao da Mourela, a leste, inclui grande parte das serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês, com alguns dos pontos mais altos de Portugal continental.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta um riquíssimo património natural e humano que, pela variedade de paisagem, pelas espécies vegetais e animais existentes e pelos vestígios históricos de mais de 50 séculos de ocupação humana. satisfaz de forma notável os pressupostos para a sua criação.
O Parque Nacional é um território relativamente extenso que apresenta um ou mais ecossistemas pouco ou nada transformados pela exploração e ocupação humanas, oferecendo um especial interesse do ponto de vista científico, educativo e recreativo. • Neste Parque, as visitas só são autorizadas sob certas condições, com fins educativos, culturais e recreativos.
À volta deste Parque foi criada uma zona onde se situam os aldeamentos serranos, os campos de cultura que lhes servem de apoio e os terrenos de pastagens. Esta zona, de difícil acesso, mantém ainda as características típicas dos ambientes rurais: serviços comunitários, casas de granito, moinhos…
A outra (área de ambiente natural), além de protegida pela zona envolvente, e de difícil acesso por a área de protecção. A existência de comunidades humanas neste Parque Nacional confere-lhe uma grande originalidade. Estas comunidades serranas, isoladas nos vales das montanhas ou nos planaltos, separadas umas das outras por caminhos. As dificuldades dos trabalhos da agricultura da montanha criaram a tradição, que ainda subsiste, de um comunitarismo de serviços - malha de centeio, forno do povo, moinhos, fojo do lobo, vezeiras (rebanhos) e os espigueiros -, típicas construções de granito normalmente dispostas junto de uma eira comunitária, servindo para armazenar as espigas de milho e protegê-las dos roedores.
Fontes • Wikipédia • Diciopédia 2007
Trabalho elaborado por: • Team4Ever: - Fábio Fonseca nº9 - Fábio Bessa nº10 - João Ribeiro nº17 - João Sousa nº18 7ºE