Download
recursos naturais n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Recursos Naturais PowerPoint Presentation
Download Presentation
Recursos Naturais

Recursos Naturais

344 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Recursos Naturais

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Recursos Naturais  Recursos Naturais –Consideram-se recursos naturais todos os bens disponíveis na Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. Recursos biológicos Recursos energéticos Recursos minerais

  2. Recursos Renováveis  Recursos renováveis – são recursos cuja taxa de renovação se realiza a uma velocidade igual ou superior àquela a que são utilizados. Energia solar Recursos hídricos Energia eólica Energia eólica

  3. Rcursos não renováveis  Recursos não renováveis – são recursos naturais que estão sujeitos a um ritmo de consumo superior `aqule a que a Terra é capaz de os renovar. Carvão Minerais

  4. Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento sustentável- é um desenvolvimento que vá ao encontro das necessidades das pessoas no presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.  Hoje, certos recursos naturais considerados renováveis, como algumas espécies de peixes, são capturados a um tal ritmo que se corre o risco de se transformarem em recursos não renováveis.

  5. Utilização não racional de recursos  A nossa história está repleta de exemplos de civilizações que entraram em declínio porque não souberam conciliar o seu desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais.  A ilha de Páscoa é uma ilha pequena em que os primitivos habitantes assentaram o seu desenvolvimento na vegetação existente.  No entanto, este povo utilizando as árvores a um ritmo mais rápido que a sua capacidade de regeneração conduziu a sociedade ao colapso.

  6. Utilização dos recursos minerais Os recursos minerais são, actualmente, muito procurados pelas sociedades modernas.  Estes recursos encontram-se em quantidades muito diminutas na superfície terrestre.  A actividade mineira pode ter numa dada região impactes negativos muito importantes.  Os estudos de impacte ambiental são importantes para a identificação e avaliação dos impactes previsíveis que podem ocorrer antes, durante ou após a instalação da exploração mineira

  7. Impactes ambientais negativos A exploração mineira, numa dada região pode originar impactes ambientais negativos e, por vezes, de difícil resolução.  A mineração a céu aberto implica :  remoção de grandes quantidades de solo;  destruição do coberto arbóreo;  Acidentes em explorações subterrâneas;  Doenças profissionais;  Problemas de radioactividade (ex: exploração de minérios de urânio).  Contaminação das águas subterrâneas

  8. Água: um recurso frágil mas vital

  9. Importância da água “Não é culpa minha se o corpo humano não pode resistir três dias sem beber. Não me sabia tão prisioneiro das fontes. Não suspeitava de uma tão curta autonomia.” Saint-Exupéry, 1946

  10. Importância da água A água tem grande valor ecológicoe é um factor determinante na produção agrícola e industrial;  Os 25% da superfície terrestre que não estão cobertos por água, possuem uma grande quantidade de seres vivos, que embora terrestres dependem da água disponível;  As plantas não sobrevivem sem água e são indispensáveis á sobrevivência dos ecossistemas;  A água é o meio onde todos os processos vitais ocorrem;  Cerca de 70% do nosso corpo é água;  A água garante não só a sobrevivência mas também a nossa comodidade;  Prevê-se que o consumo de água duplique em cada 21 anos.

  11. Tipos de água  Águas de nascente – são águas subterrâneas naturais, do domínio privado e que na origem se conservam bacteriologicamente próprias para beber (não necessitam de tratamento). Águas minerais naturais – são águas bacteriologicamente próprias para consumo, de circulação profunda, com propriedades físico-químicas estáveis de que resultam propriedades terapêuticas ou simplesmente efeitos favoráveis à saúde.  Água termal – é, em geral, uma água que tem uma temperatura superior (4º) á temperatura média do ar da região. Em termos de hidrologia médica, uma água termal é simplesmente a que é utilizada em balneários termais, ainda que geologicamente não cumpra o critério da temperatura.

  12. Águas termais - Portugal Há mais de 2500 anos que homens e mulheres procuram águas termais para tratamento de perturbações digestivas e respiratórias, problemas de reumatismo, da pele, etc.;  Em Portugal há 39 estâncias termais em exploração;  Nos últimos anos têm tido um grande incremento os SPA (saúde pela água), locais onde, para além dos tratamentos habituais, se desenvolveram técnicas para reduzir o stress e aumentar o bem-estar. Monchique Furnas

  13. Distribuição da Água no Planeta

  14. Que água temos? Apesar de a Terra possuir uma quantidade apreciável de água, a maior parte dela não pode ser utilizada directamente pela Humanidade;  Cerca de 97,5% da água é salgada e, portanto, não é potável, e 1,97% da água potável permanece gelada nas calotes polares e nos glaciares;  Apenas 0,53% da totalidade da água do planeta pode ser utilizada pela espécie humana;  O consumo de água varia de região para região e de país para país;  A agricultura e a indústria utilizam grandes quantidades de água que que é muitas vezes desperdiçada e poderia ser reaproveitada.

  15. Gestão sustentável da água – a revolução azul O principal objectivo do uso sustentável da água é utilizar a água doce sem afectar o ciclo hidrológico e os ecossistemas dos quais dependemos de modo a garantir água para as gerações futuras.  Um dos aspectos fundamentais consiste em reduzir o desperdício.  Nem toda a água de que dispomos é bem aproveitada, havendo uma parte significativa que se perde.  A perda mais significativa ocorre na agricultura, sendo superior à que ocorre na indústria e abastecimento urbano.

  16. Agricultura A irrigação tradicional implica um grande desperdício de água; Uma das inovações importantes é a microirrigação, que reduz os gastos de água em cerca de 60% e permite fazer a avaliação das necessidades utilizando-se apenas a água necessária. A rega deve ser efectuada ao anoitecer, para diminuir as perdas de água por evaporação.

  17. Uso doméstico  É a nível doméstico que nós podemos intervir, de forma mais directa, no sentido de economizar água.  Para isso é importante conhecermos a realidade dos recursos hídricos.

  18. Indústria A melhor forma de economizar água passa, sobretudo, pela sua reutilização.  As águas residuais tratadas podem ser utilizadas para diversos fins.  Na indústria pode ser utilizada em caldeiras, na construção pesada e para arrefecimento.

  19. Consumo da água

  20. O que podemos fazer?  Utilizar:  Autoclismos que em cada descarga não utilizem mais de 6 litros de água;  Chuveiros e torneiras de baixa pressão;  Sistemas que purifiquem e reutilizem água;  Lavar menos vezes o automóvel;  Não deixar torneiras a pingar;  Não ligar as máquinas da loiça e da roupa senm terem a carga máxima;  Não tomar banho de imersão (gasta cerca de 180 litros de água, enquanto que o banho de chuveiro gasta apenas 60 litros).

  21. É urgente!  É urgente implementar uma “nova cultura da água” que congregue esforços de sustentabilidade no sentido de:  Diminuir o consumo e o desperdício.  Controlar, de forma severa, todas as actividades humanas que possam poluir a água.  Impor restrições ao nível de certas utilizações da água, como, por exemplo na irrigação de campos de golfe.  Investir em infra-estruturas que permitam a reutilização da água.

  22. Má gestão dos recursos