1 / 17

Conceito de promoção de saúde – contrário ao processo de medicalização da vida .

Conceito de promoção de saúde – contrário ao processo de medicalização da vida . Coincide com o conceito “ moderno de saúde ” ( processo saúde-doença ). Conjunto de valores ( vida , democracia , igualdade , saúde , etc..) + “ combinação de estratégias ”

rafal
Télécharger la présentation

Conceito de promoção de saúde – contrário ao processo de medicalização da vida .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conceito de promoção de saúde – contrárioaoprocesso de medicalização da vida. Coincide com o conceito “moderno de saúde” (processosaúde-doença)

  2. Conjunto de valores (vida, democracia, igualdade, saúde, etc..) + “combinação de estratégias” - ações do Estado - pólíticas - da comunidade (reforço da açãocomunitária) - empowerment - de indivíduos (desenv. Habilidadespessoais) - parceriasintersetoriais “responsabilidadesmúltiplas”

  3. “resposta” aosproblemas – liga-se aosfatores dos problemas – multicausal Valorização do conhecimento popular Liga-se aosdireitoshumanos, concepção de cidadaniaquepromovanovossujeitos (emergência de novasformas de subjetivação)

  4. Histórico – • - história natural das doenças – medidaspreventivas. - caráter de orientação - medidaspreventivassobre o quecausava a doença - Centrada no indivíduo(controlável) • Com o passar do tempo – mudança de concepção do processosaúde x doença – “insuficiência” dos sistemaspúblicosde saúde(incorporam a promoc.- diminuircustos) - • Mesmo “duros” – abriramproblematizações e mudançasconceituais – paraalém da educaçãoemsaúde

  5. Definição • Czerina, 1998 : Entende-se por promoção à saúde o fomento de medidas e o conjunto de ações que não se dirijam a uma doença específica, mas ao bem-estar geral, às transformações das condições de vida e trabalho com uma abordagem intersetorial e interdisciplinar. • A promoção à saúde enfatiza a determinação social do processo saúde e doença • projetos intersetoriais

  6. Definição • Conceito desaúde como bem-estar transcende a idéia de formassadias de vida, a promoção da saúde transcendeo setor saúde. (...) as condições e requisitos para a saúde são: paz,educação, habitação, alimentação, renda, ecossistemaestável, recursos sustentáveis, justiça sociale eqüidade.(Carta de Ottawa, 1986)

  7. Definição • “partindo de umaconcepçãoampla do processosaúde-doença e de seusdeterminantes, a promoção da saúdepropõe a articulação de saberestécnicos e populares e a mobilização de recursosinstitucionais e comunitários, públicos e privadosparaseuenfrentamento e resolução”(Buss, 2000a: 165)

  8. Definição • “o processo de capacitação da comunidadeparaatuarnamelhoria da suaqualidade de vida e saúde, incluindoumamaiorparticipação no controledesteprocesso”(Brasil, 2002:19).

  9. Intersetorialidade • O processo no qual objetivos, estratégias, atividadese recursos de cada setor são consideradossegundo suas repercussões e efeitos nos objetivos,estratégias, atividades e recursos dos demaissetores (OPAS, 1992).

  10. Intersetorialidade • Do ponto de vista conceitual, a intersetorialidade procura superar a visão isolada e fragmentada na formulação e implementação de políticas e na organização do setor saúde. Significa adotar uma perspectiva global para a análise da questão saúde, e não somente do setor saúde, incorporando o maior número possível de conhecimentos sobre outras áreas de políticas públicas, como, por exemplo, educação, trabalho e renda, meio ambiente, habitação, transporte, energia, agricultura etc., assim como sobre o contexto social, econômico, político, geográfico e cultural onde atua a política. (Buss, P.M. 2000)

  11. Intersetorialidade • Intersetorialidade é processo de construção compartilhada, em que os diversos setores envolvidos são tocados por saberes, linguagens e modos de fazer que não lhes são usuais, pois pertencem ou se localizam no núcleo da atividade de seus parceiros. A intersetorialidade implica a existência de algum grau de abertura em cada setor envolvido para dialogar, estabelecendo vínculos de co-responsabilidade e co-gestão pela melhoria da qualidade de vida da população. (Campos, G.W. et al. 2004)

  12. Promoção à saúde - empowerment • Promoção da Saúde o empowermente o estabelecimento de Redes Sociais na comunidade. • O que se propõe aqui para o empowerment, é que ele signifique “ter a palavra”, na acepção dada por Jacques Rancière. Para este autor “ter a palavra” é a expressão da “partilha do sensível”. Na “partilha do sensível”, diferentes interlocutores, têm os seus diferentes olhares, voltados para um mesmo objeto e, de forma simétrica, dividem e partilham as expectativas e propostas em relação a este objeto, sem que nenhum desses parceiros pense que o outro precisa ser “esclarecido”. Parte-se de uma concepção estética que todos têm, cada um uma, sobre um mesmo objeto, concepção que vai ser respeitada e considerada

  13. O tema Promoção de Saúde se baseia em dois grandes planos de atuação: o da participação comunitária implicando na autonomia do indivíduo e no trabalho intersetorial. • Ações de políticas públicas baseadas na transversalidade, na intersetorialidade e na articulação dos poderes públicos e sociais.

  14. Da mesma forma, as Redes Sociais significam esse intercâmbio. Espaço para troca e criação de valores. • Essas Redes dão consistência e valores ao tecido social não permitindo que ele se esgarce

  15. Prevenção x promoção • Prevenção – objetivo final : evitarenfermidade -ausência de doenças - plano individual oucoletivo - prevençãoprimária: evitardoenças • prev. secundária: comocurardoencás • Prev. terciária: controlarcomplicações – mitigardoença

More Related