270 likes | 463 Vues
OXYGEN. O uso dos cosméticos é um recurso importante na preservação da juventude e saúde da pele. Os efeitos que eles produzem podem influenciar o sistema tegumentar em manter as funções orgânicas naturais. Algumas substancias podem penetrar e serem absorvidas.
E N D
O uso dos cosméticos é um recurso importante na preservação da juventude e saúde da pele. Os efeitos que eles produzem podem influenciar o sistema tegumentar em manter as funções orgânicas naturais. Algumas substancias podem penetrar e serem absorvidas. Dentro deles o oxigênio é um dos carreadores atuantes em Todas as ações metabólicas e a falta dele acelera os Processos de envelhecimento.
Oxigênio Como mais abundante elemento pode ser encontrado em toda superfície da terra, pedras, metais e em todo organismo vivo. Para os humanos o oxigênio é indispensável em todos os processos de regeneração celular. É a substancia mais importante no mundo orgânico e atua em todas as reações metabólicas. O oxigênio que usamos vem da atmosfera e devido à poluição e mudanças climáticas não passa de 25%, diferente do oxigênio reativo (o atômico), o oxigênio (O2 ) não é responsável pela formação de radicais, que tem uma origem endógena.
Oxigênio X Radicais Livres O oxigênio encontrado na atmosfera ou levado pela corrente sanguínea é o O2 um gás transparente formado por duas moléculas. Ele é a chave do metabolismo vital e pode se ligar com qualquer substancia no nosso organismo, quando na forma atômica (O), participa no processo oxidativo. • Respiração é um ato oxidativo • Oxigênio O2 e lipídios • Oxigênio O2 como defesa orgânica • Oxigênio como carreador de nutrientes
Mecanismo Vital Não existe nenhuma ligação da corrente sanguínea com a camada epidermal. Na hipoderme onde se encontra uma rede da corrente sanguínea distribuída por capilares muito pequenos, o oxigeno é fornecido pela difusão. As células do tecido conectivo são responsáveis por distribuição do oxigênio, mas com o avanço da poluição a precária distribuição do oxigênio e outros nutrientes e devido à diminuição do expessor cutâneo, a formação de novas células passam por uma divisão deficiente.
Sem oxigênio não há divisão celular Cada célula de nosso corpo precisa de oxigênio para exercer sua função. Isso acontece da seguinte forma: as substancias nutritivas penetram nas mitocôndrias, onde reagem com o gás oxigênio em processo comparável à queima de um combustível. Essa reação recebe o nome de respiração celular. A partir daí é produzido energia em forma de ATP (adenosina trifosfato). As mitocôndrias são pequenos bastonetes membranosos (lipoprotéica), que flutuam dentro do citoplasma. Dentro delas existe uma complexa maquinaria química capaz de liberar a energia contida nos alimentos que a célula absorve. A quebra da glicose e conversão em energia do ATP se processa na presença do oxigênio. A energia contida nas ligações das correntes de fosfato é disponível para as funções celulares devido à presença do oxigênio.
Deficiência na respiração celular A falta de oxigênio ou sua deficiência é responsável na intervenção do processo metabólico, desiquilibrando as trocas locais,retardando com isto a regeneração celular porque a transferência de proteínas, lipossomas, ceramidas, etc. demoram mais tempo a serem fornecidas. As novas pesquisas revelam que a pele utiliza o oxigênio da atmosfera e da corrente sanguínea, há uma clara demonstração da força vital do oxigênio nas peles que sofreram queimaduras ou estão machucadas. É reconhecida a ação antibacterial do oxigênio alem do aumento da atividade metabólica nas áreas afetadas.
Aproveitar o oxigênio A barreira cutânea, o fiscal seletivo da saúde da pele. Nossa barreira Unidos com lipídios multi laminares, presas nas membranas celulares formam uma parede de proteção seletiva. A pele tem performance saudável quando o conteúdo de água no estrato córneo se mantém no nível de 25 a 35%. Quando sofre um desiquilibrio de água a epiderme modifica sua estrutura acelerando o processo de envelhecimento. A camada córnea forma uma barreira fechada entre o corpo e o ambiente com as gorduras óleos e ceras, protege e conserva o fator de umectação
Lipídios Epidérmicos Junto às outras células, os lipídios epidérmicos são os componentes principais da função da barreira. Eles formam o “cimento intercelular” da parede. Os lipídios cutâneos são sintetizados nas células da epiderme vindas das reações metabólicas e dos ácidos graxos essenciais triglicerídos, ceramidas e fosfolipídios, são gorduras encontradas na superfície da epiderme. Esta barreira tem a propriedade mecânica de proteção e manutenção de qualidade dos componentes, dentro dos quais os mais atuantes são os lipídios epidérmicos,
Penetração As mudanças na estrutura do estrato córneo são diretamente ligadas à quantidade de água na área interna e mais profunda da epiderme. Os corneocitos adquirem elasticidade pela redução da força intermolecular pela presença e quantidade de água com associação a proteínas e amino ácidos formando material celular. Os amino ácidos são substancias que participam do NMF do tecido cutâneo. Algumas formas de penetração dependem da difusão do produto aplicado e podem ocorrer por vias de penetração : Transcelular – Intercelular – Via folículos e glândulas As vias de transporte são: Transpidermica – Transperpendicular através dos apêndices com glândulas e folículos pilo sebáceos
Permeação O sistema terapêutico transdermico depende da capacidade de uma substancia difundir-se através da pele em quantidades suficientes para causar o efeito terapêutico desejado. Os produtos encontrados no mercado que tem este coeficiente de difusão são polímeros e moléculas de princípio ativo de tamanho correspondente ao ativo. Alguma substancias ativas possuem capacidade intrínseca de atravessar a pele de maneira que possam participar dos processos bioquímicos da pele. Das formas mais conhecidas é o uso de agentes promotores de permeação que são substancias químicas capazes de diminuir a resistência difusional da pele. Para quebrar esta resistência e melhorar a permeação, os procedimentos cosméticos contam com uma serie de substancias ativas das quais se destacam os lipossomas, nanosferas, nanocapsulas e oclusões, que alem de penetrar tem uma ação dentro do tecido cutâneo.
Absorção A pele tem cargas eletrostáticas e é carregada negativamente, por isso impede a penetração de cátions e repele anions, mas a capa superior do estrato córneo tem pequena participação no isolamento devido a maior permeabilidade celular e pelos espaços intercelulares maiores da forma que permite o ingresso de moléculas de peso maior.
Transporte Iônico O mecanismo envolvido neste processo baseia-se nos princípios: 1) Eletro repulsão 2) Eletro osmose – movimento transdermal dos solventes com os componentes neutros e iônicos diluídos. 3) Aumento de permeabilidade cutânea pela aplicação de fluxo elétrico. O produto deve ser colocado com eletrodo positivo no positivo e negativo com negativo. Durante o movimento da água a aplicação, vai do pólo negativo para o positivo. Este movimento causa uma passagem dos ativos da solução doadora para o tecido. Durante a concentração de íons a resistência da pele diminui, melhorando O potencial de permeabilidade.
Mecanismo de ação 1- Revitalização Carrear substancias ativas pelo fluxo de oxigênio para camadas mais profundas. 2- Hidratação Manter a barreira hidrolipídica para evitar a perda de líquidos Transdermicamente pela ligação de oxigênio com lipídios (fosfolipídios). 3- Tonicidade Estimular a formação de fibras e uso de técnicas de criomassagem. 4- Repopular e mobilizar as células, o oxigênio como combustível aumenta a energia.
Higienização • Esfoliação por zoneamento
Estimulação • Ação histamínica como resposta reversa • Tonificação
Oclusão • Termoterapia • Trocas metabólicas • Relaxamento muscular • Aumento da circulação periférica
Drenagem linfática • Desobstrução das vias linfáticas • Aculifting
Nebulização • Carreamento do ativo para camadas mais profundas
Máscara Oclusiva • Aumento de ácidos graxos responsáveis pela hidratação cutanêa
Criolift • Massagem tonica com pedras frias para um contorno facial
SUCESSO ! Rua João Moura, 1103 – B.Pinheiros São Paulo / SP - Cep – 05412 002 Tel. (11) 3061 1013 – 30633465 Site - www.alaszerman.com.br e-mails – halla64@ig.com.br jojo11@terra.com.br