1 / 31

Movimento e Forças (I)

Ciências Físico-químicas - 9º ano de escolaridade. Unidade 1 – EM TRÂNSITO. Movimento e Forças (I). 1 – Movimentos e suas características 1.1. O que é o movimento 1.2. Grandezas físicas características do movimento 1.3. Tipos de Movimento. Unidade 1 – EM TRÂNSITO. Movimentos e Forças.

toni
Télécharger la présentation

Movimento e Forças (I)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ciências Físico-químicas - 9º ano de escolaridade Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimento e Forças (I) 1 – Movimentos e suas características 1.1. O que é o movimento 1.2. Grandezas físicas características do movimento 1.3. Tipos de Movimento

  2. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares COMPETÊNCIAS

  3. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares 1 – Movimentos e suas características 1.1. O que é o movimento • Em que situação dizemos que um objecto está em repouso? • E em movimento? • E tu, estás em movimento ou em repouso?

  4. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares MOVIMENTO E REPOUSO Quando, perante a luz vermelha do semáforo, a posição do automóvel não muda… Enquanto a posição do automóvel muda… … o automóvel está em repouso. … o automóvel está em movimento. O estado de movimento ou de repouso de um corpo é relativo, isto é, depende do referencial escolhido.

  5. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares MOVIMENTO E REPOUSO Alguns conceitos importantes Referencial: ponto ou sistema de pontos em relação ao qual se estuda o movimento de um corpo. Posição: lugar ocupado pelo corpo, no espaço, em relação ao referencial escolhido. Movimento: mudança da posição do corpo com o tempo em relação ao referencial. Repouso: a posição do corpo permanece constante no tempo em relação ao referencial.

  6. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares 1 – Movimentos e suas características 1.2. Grandezas físicas Características do movimento • Quão rápido és tu?

  7. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Grandeza escalar: quando é apenas necessário identificar um valor e a respetiva unidade de medida. (ex: altura de uma pessoa, a distância entre duas localidades). Grandeza vetorial: quando, para além do valor é necessário indicar outras informações (ex: deslocamento, velocidade, força) Para caraterizar uma grandeza vetorial é necessário, para além do seu valor ou intensidade, identificar a sua direção e o seu sentido e, nas que exista, o seu ponto de aplicação.

  8. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO

  9. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Trajetória - Linha imaginária formada pelas sucessivas posições ocupadas por qualquer ponto de um corpo ao longo do seu movimento. Se as sucessivas posições definirem uma linha recta, a trajectória é rectilínea. Se as sucessivas posições definirem uma linha curva, a trajectória é curvilínea (circular, elíptica). • Trajectória elíptica; • Trajectória circular; • Trajectória rectilínea; • Trajectória irregular. TIPOS DE TRAJECTÓRIAS: De acordo com a forma da trajetória, os movimentos podem ser classificados em movimentos rectilíneos e movimentos curvilíneos.

  10. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Distância ou espaço percorrido (d): é uma grandeza escalar, sempre positiva, que é medida sobre a trajetória. O seu valor indica a medida ou comprimento do percurso efetuado pelo corpo sobre a trajetória. Quanto maior é o comprimento da trajectória, maior é a distância percorrida. Deslocamento ( ) – é uma grandeza vectorial. O vector deslocamento tem origem na posição inicial e a extremidade na posição final. O seu valor indica a distâncias, medida em linha reta, entre as posições inicial e final do corpo. A Unidade SI de distância e de deslocamento é o metro (m).

  11. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO ESCOLA CASA Quando o João vai para a Escola, percorre uma distância maior seguindo a trajectória A que tem maior comprimento Trajectória B Trajectória A Exemplo carro versus mota!

  12. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO A rapidez média, rm,corresponde à razão entre a distância percorrida por um corpo e o intervalo de tempo que demorou a percorrê-la: A rapidez média exprime-se, no Sistema Internacional, em metro por segundo, m/s.

  13. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Exemplo 1: Duas cidades distam 300 km. Se um automóvel demorar 3 horas e 30 minutos de uma cidade à outra, qual a rapidez média com que se desloca o automóvel? Resolução: Dados d = 300 km t = 3 h 30 min = 3,5 h rm = ? RESPOSTA: O automóvel percorreu a distância de 300 km com uma rapidez média de 85,7 km/h

  14. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Exemplo 2: A distância da Terra à Lua é de 384 000 km. Considerando que a rapidez média com que a nave “Apolo 11” foi à Lua, foi de 4 000 km/h, qual o tempo que demorou a viagem até à Lua, supondo que a trajectória é rectilínea? Resolução: Dados rm = 4 000 km/h d = 384 000 km t = ? RESPOSTA: A nave “Apolo 11” demorou 96 horas na viagem até à Lua.

  15. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Exemplo 3: Um homem desloca-se com uma rapidez média de 1,4 m/s, durante 1,5 h. Quantos quilómetros percorre o homem? Resolução: Dados rm = 1,4 m/s t = 1,5 h d = ? RESPOSTA: O homem percorre a distância de 7,56 km.

  16. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Velocidade média,( ), é uma grandeza vetorial e determina-se fazendo o quociente entre o vetor deslocamento ( ) efetuado por um corpo e o intervalo de tempo ( ) a percorrê-lo: • Nos movimentos retilíneos o valor (módulo ou intensidade) da velocidade média pode ser determinado por: • Como é uma grandeza vetorial, para além do valor (módulo ou intensidade) permite-nos saber a direção e o sentido do movimento do corpo; • Não depende da trajetória efetuada durante o movimento, mas sim, e apenas das posições final e inicial do corpo.

  17. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO • O valor da velocidade média pode ser positivo, negativo ou nulo: • Se vm > 0  o corpo move-se no sentido considerado positivo da trajetória; • Se vm = 0  identifica-se que o corpo regressou ao ponto de partida (posição final é a mesma que a inicial); • Se vm < 0  o corpo move-se no sentido considerado negativo da trajetória. • O valor da velocidade média só coincide com a rapidez média se a distância percorrida for igual ao valor do descolamento: • vm = rm se e só se d = x, e • O cálculo de uma grandeza média num dado intervalo de tempo não nos dá a informação sobre o valor que essa grandeza tomou em cada instante ao longo desse intervalo.

  18. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO EXERCÍCIO 1 Considere-se um autocarro que se mova entre três localidades A, B e C, em linha reta e por essa ordem. Indica o valor do deslocamento e a distância percorrida nos percursos entre A e B, entre B e C e entre A e C. Sabendo que o autocarro demorou 30 minutos a fazer o percurso de A para B, e 15 minutos de B até C. Calcula a rapidez mádia e o valor da velocidade média em km/h e em m/s, de A até b, e no percurso total de A até C. B A C 10 km 0 km 3 km

  19. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Aceleração Quando viajamos num automóvel/autocarro, apercebemo-nos facilmente que o movimento não se faz sempre com a mesma velocidade: quando arranca, a sua velocidade aumenta, e quando trava a velocidade diminui. Quando a velocidade de um objeto se altera ao longo do tempo dizemos que sofre aceleração.

  20. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO • Aceleração( ) é uma grandeza vetorial que mede a variação da velocidade num intervalo de tempo. Calcula-se pelo quociente entre a variação de velocidade ( ) entre dois pontos e o intervalo de tempo decorrido ( ). • Nos movimentos retilíneos o valor (módulo ou intensidade) da aceleração média pode ser determinado por: • A sua unidade do SI é o metro por segundo quadrado (m/s2).

  21. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Considerando que o movimento ocorre apenas no sentido positivo da trajetória, o valor da aceleração média pode ser positivo, negativo ou nulo. V (m/s) am= 0 v am< 0 am> 0 t(s) 0 t1 t2 t3

  22. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares GRANDEZAS FÍSICAS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO Resumo

  23. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Ano Lectivo 2012/2013 | Docente Marília Silva Soares VARIAÇÃO DA VELOCIDADE E TIPOS DE MOVIMENTOS V (m/s) MRU v MRUR MRUA t(s) 0 t1 t2 t3

  24. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Ano Lectivo 2012/2013 | Docente Marília Silva Soares GRÁFICOS POSIÇÃO TEMPO f = x (t) • Um gráfico posição tempo permite-nos saber: • a posição do corpo a cada instante de tempo; • o sentido do movimento (positivo se a coordenada de posição aumenta ao longo do tempo e negativo de esta diminuir); • A velocidade média entre dois quaisquer pontos, a partir dos valores da posição e do tempo correspondentes e usando a expressão: x3 x2 x (m) x1 x4 t4 t(s) 0 t1 t2 t3 • Corresponde ao valor da velocidade! • Quanto mais inclinada estiver a reta, maior será a velocidade do movimento do corpo; • Quanto menos inclinada estiver a reta, menor será a velocidade do movimento do corpo. O gráfico é um segmento de reta, com uma certa inclinação, que passa pela origem do referencial, que coincide com a posição no instante inicial .

  25. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Ano Lectivo 2012/2013 | Docente Marília Silva Soares GRÁFICO VELOCIDADE TEMPO f = v(t) • Através de um gráfico velocidade – tempo podemos saber: • O valor algébrico da velocidade em cada instante; • O sentido do movimento consoante o sinal do valor algébrico da velocidade; • A distância (deslocamento) pelo cálculo da área da figura geométrica formada entre o eixo do tempo e a linha que une os valores da velocidade. V (m/s) Área = v x t v Para o cálculo da distância percorrida a área é sempre positiva, quer seja acima ou abaixo do eixo temporal, mas para o cálculo do deslocamento consideram-se positivas as áreas que estão acima do eixo temporal e negativas as que estão abaixo do eixo temporal. t(s) 0 t

  26. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Ano Lectivo 2012/2013 | Docente Marília Silva Soares GRÁFICO ACELERAÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO f = a(t) • Um gráfico aceleração – tempo dá-nos informações sobre: • O valor algébrico da aceleração em cada instante (aceleração instantânea); • O sentido da aceleração consoante o sinal do seu valor algébrico; • Por comparação com os valores da velocidade, como o sinal da velocidade dá, em cada instante, o sentido do movimento, se a aceleração tiver sinal contrário ao da velocidade, tem sentido ao do movimento (movimento retardado) e, se tiver o mesmo sinal da velocidade, tem o sentido do movimento (movimento acelerado) V (m/s) am= 0 v am< 0 am> 0 t(s) 0 t1 MRU t2 t3 MRUR MRUA

  27. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares 1 – Movimentos e suas características 1.3. Tipos de movimentos • Como se classificam os movimentos? • Quais as suas características?

  28. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Ano Lectivo 2012/2013 | Docente Marília Silva Soares TIPOS DE MOVIMENTOS • Os movimentos classificam-se de acordo com o tipo de trajetória descrita pelo corpo em movimento: • Se trajetória é retilínea, então, movimento classifica-se como movimentoretilíneo; • Se trajetória é curvilínea, então o movimento classifica-se como movimento curvilíneo. Os movimentos também se podem classificar de acordo com a velocidade do corpo:

  29. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares TIPOS DE MOVIMENTOS MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (M. R. U.) • Tipo de trajetória: retilínea; • Velocidade do movimento: constante; … distâncias iguais são percorridas em intervalos de tempos iguais, ou seja, as distâncias percorridas são diretamente proporcionais aos tempos gastos a percorrê-las. … quando não há inversão do sentido, o valor da distância percorria é igual ao do deslocamento; … quando não há inversão de sentido, o valor da velocidade é igual à rapidez média e é dado pelas expressões:

  30. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares TIPOS DE MOVIMENTOS MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (M. R. U. V.) Movimento retilíneo uniformemente variado (M.R. U.V.) Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado

  31. Unidade 1 – EM TRÂNSITO Movimentos e Forças Docente: Marília Silva Soares TIPOS DE MOVIMENTOS MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO (M. R. U. A.) • O valor da velocidade aumenta uniformemente ao longo do tempo; • Este movimento carateriza-se pelo facto de a velocidade e a aceleração terem o mesmo sinal algébrico. • O gráfico posição-tempo (x = f(t) ) não é uma reta, tem a forma de uma curva (parábola). • Se os gráficos, tanto da velocidade como da aceleração estão acima do eixo temporal, o movimento fez-se no sentido considerado positivo da trajetória; • Se os gráficos, tanto da velocidade como da aceleração estão abaixo do eixo temporal, o movimento fez-se no sentido considerado negativo da trajetória. • O sinal do valor algébrico da aceleração tem de ser o mesmo do da velocidade. • O gráfico de v = f(t) é uma reta com declive negativo; o valor da velocidade diminui ao longo do tempo. • O gráfico de a = f(t) é uma reta horizontal que está abaixo do eixo do tempo, porque a aceleração tem sentido negativo (sinal contrário ao do da velocidade).

More Related