1 / 18

DESENHO TÉCNICO

DESENHO TÉCNICO. CURSO: ENGENHARIA CIVIL PROFESSORA: ELVANA PLIMA – elvana.lima@pitagoras.com.br. CAPÍTULO 01 – INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO E A SUA SIMBOLOGIA AULA 02 DESENHO TÉCNICO E VISÃO ESPACIAL. BIBLIOGRAFIA AULA LEITURA OBRIGATÓRIA

ulla-burt
Télécharger la présentation

DESENHO TÉCNICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DESENHO TÉCNICO CURSO: ENGENHARIA CIVIL PROFESSORA: ELVANA PLIMA – elvana.lima@pitagoras.com.br

  2. CAPÍTULO 01 – INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO E A SUA SIMBOLOGIA AULA 02 DESENHO TÉCNICO E VISÃO ESPACIAL

  3. BIBLIOGRAFIA AULA LEITURA OBRIGATÓRIA FRENCH, Thomas E.; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. Capítulos: 1 – Introdução; 3 – Geometria gráfica. MANFÉ, G.; POZZA R.; SCARATO, G. Desenho técnico mecânico. Capítulos: 1 – O desenho geométrico.

  4. O QUE É DESENHO TÉCNICO? O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura. O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento. Apesar disso, ainda não havia conhecimentos sistematizados de geometria descritiva, o que tornava o processo mais livre e sem nenhuma normatização.

  5. O QUE É DESENHO TÉCNICO? O matemático francês Gaspar Monge (1746-1818), que possuía grande habilidade como desenhista, criou, utilizando projeções ortogonais, um sistema com correspondência biunívoca entre os elementos do plano e os do espaço. O sistema criado por Gaspar Monge, ou Método Mongeano, que foi publicado em 1795 com o título Geometrie Descriptive, é a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico.

  6. O DESENHO TÉCNICO X O DESENHO ARTÍSTICO Afresco da Capela Sistina – O Pecado Original

  7. O DESENHO TÉCNICO X O DESENHO ARTÍSTICO Afresco da Capela Sistina – A Criação de Adão

  8. O DESENHO TÉCNICO X O DESENHO ARTÍSTICO Estes são exemplos de desenhos artísticos. Os artistas transmitiram suas idéias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou.

  9. O DESENHO TÉCNICO X O DESENHO ARTÍSTICO Projeto arquitetônico de residência.

  10. O DESENHO TÉCNICO X O DESENHO ARTÍSTICO Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Observe alguns exemplos.

  11. O DESENHO TÉCNICO X O DESENHO ARTÍSTICO

  12. O QUE É VISÃO ESPACIAL? Visão espacial é a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exigem treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais. Conhecendo-se a metodologia utilizada para a elaboração do desenho bidimensional, é possível entender e conceber mentalmente a forma espacial representada na figura plana.

  13. Ruy Ohtake – Residência em Valinhos/SP

  14. Ruy Ohtake – Residência em Valinhos/SP

  15. Ruy Ohtake – Residência em Valinhos/SP

  16. Ruy Ohtake – Residência em Valinhos/SP

  17. DESENHO TÉCNICO E A ENGENHARIA Nos trabalhos que envolvem os conhecimentos tecnológicos de engenharia, a viabilização de boas idéias depende de cálculos exaustivos, estudos econômicos, análise de riscos, etc. que, na maioria dos casos, são resumidos em desenhos que representam o que deve ser executado ou construído ou apresentado em gráficos e diagramas que mostram os resultados dos estudos feitos. Todo o processo de desenvolvimento e criação dentro da engenharia está intimamente ligado à expressão gráfica. O desenho técnico é uma ferramenta que pode ser utilizada não só para apresentar resultados como também para soluções gráficas que podem substituir cálculos complicados.

  18. DESENHO TÉCNICO E A ENGENHARIA Apesar da evolução tecnológica e dos meios disponíveis pela computação gráfica, o ensino de Desenho Técnico ainda é imprescindível na formação de qualquer modalidade de engenheiro, pois, além do aspecto da linguagem gráfica que permite que as idéias concebidas por alguém sejam executadas por terceiros, o desenho técnico desenvolve o raciocínio, o senso de rigor geométrico, o espírito de iniciativa e de organização. Assim, o aprendizado ou o exercício de qualquer modalidade de engenharia irá depender, de uma forma ou de outra, do desenho técnico.

More Related