1 / 23

Conceito de Direito

Conceito de Direito. A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito. Ideologia. Roberto Lyra Filho utiliza-se do termo “ideologia” conforme significado dado por Karl Marx. Conceito de ideologia.

yardan
Télécharger la présentation

Conceito de Direito

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito

  2. Ideologia Roberto Lyra Filho utiliza-se do termo “ideologia” conforme significado dado por Karl Marx

  3. Conceito de ideologia O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real. (...) Michael Lowy. Ideologia e ciência social. São Paulo: Cortez, 1985. p. 12.

  4. Somente se levarmos em conta o advento e a natureza do Estado moderno (poder soberano aplicado sobre toda uma nação), poderemos compreender a função implícita ou explícita da ideologia, sua tentativa para fazer com que o ponto de vista particular da classe que exerce a dominação (política) apareça para todos os sujeitos sociais e políticos como universal, e não como interesse particular de uma classe determinada. (...) Marilena Chauí. Cultura e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.

  5. Correntes ideológicas na conceituação do Direito 1. Positivismo jurídico; 2. Jusnaturalismo – Direito Natural

  6. A proposta do positivismo é de fazer do direito mais científico, onde os doutrinadores iam buscar algo, no próprio direito, ou fora dele, aquilo em que todas as regras jurídicas tinham em comum, nesse sentido Austin, a exemplo, diz que a norma que é encontrada no direito é advinda de um soberano, que tem obediência habitual dos súditos, sem restrições jurídicas, e que as normas são sancionadas. Kelsen e Bobbio, superando a teoria de Austin diz que as normas jurídicas são encontradas em uma espécie de forma piramidal, ressaltando, assim a idéia de ordenamento jurídico (ou dinâmica jurídica para Kelsen) onde o que dava validade ao ordenamento é a norma hipotética fundamental que estaria no alto dessa pirâmide normativa fazendo com que todas as outras normas a obedecessem, essa norma seria algo como "obedeçam a assembléia constituinte".

  7. POSITIVISMO O Direito é norma respaldada pelo Estado.

  8. O conceito de direito depende, sobretudo, de quem se está mencionando. Para os jusnaturalistas o conceito de direito está em algo acima da lei, algo que legitima do direito, uma vez que o direito natural se sobrepõe às regras, onde, só é regra (jurídica) se estiver de acordo com esse direito. O direito natural é perfeito e imutável, enquanto que o direito pautado em regras de conduta (mais tarde chamado de direito positivo) é imperfeito, e, quando em desacordo com esse, o direito normativo é nulo. O conceito dos positivistas é o que diz que inexiste o direito natural, uma vez que não se pode verificar o direito de algo que não sabemos de onde vem e como é.

  9. JUSNATURALISMO Existe um direito universal, imutável

  10. Correntes ideológicas na conceituação do Direito Positivismo jurídico e Jusnaturalismo – Direito Natural : impedem a conceituação do Direito pela Filosofia

  11. Sociologia Jurídica • Roberto Lyra Filho propõe então uma visão dialética destas duas concepções através de uma terceira partindo para a Sociologia Jurídica. • Sociologia jurídica = ramo da sociologia do conhecimento = conceitos a partir de uma análise científica e histórica.

  12. Visões sociológicas tradicionais Sociologia conservadora  para esse tipo de sociologia o direito exerce a função de controle social (mudança, só dentro das regras do jogo que o poder em exercício estabelecer)

  13. Visões sociológicas tradicionais Sociologia da “mudança, conflito e coação”admite-se a existência de uma contracultura, que pode fazer com que a dominante se reforme, ou pode ser imposta por revolução.

  14. Visão Dialética • Dialética do ponto de vista de Karl Marx: • Dialética materialista

  15. Visão Dialética A história de toda a sociedade é a história da luta de classes (Karl Marx e Friederich Engels – Manifesto do Partido Comunista – 1848)

  16. Visão Dialética a luta de classes produz mudanças no direito = “Dentro do processo histórico, o aspecto jurídico representa a articulação dos princípios básicos da Justiça Social atualizada, segundo padrões de reorganização da liberdade que se desenvolvem nas lutas sociais do homem”

  17. Visão Dialética Trata-se do direito realizando a Justiça (não a Justiça ideológica do Jusnaturalismo, ou aquela representada pelo positivismo, mas sim aquela fruto da evolução do homem)

  18. Visão Dialética a luta faz parte do direito que não é uma coisa fixa, mas um processo de libertação permanente = o direito não “é”, ele “vem a ser”, assim o revolucionário de ontem é o conservador de hoje e o reacionário de amanhã

  19. Visão Dialética • a luta (contradições) se dá entre os grupos de normas e entre as normas em si. Por isso, as leis, mesmo feitas pela classe dominante, podem ser utilizadas pelos dominados • LOGO...

  20. Visão Dialética “DIREITO E JUSTIÇA CAMINHAM ENTRELAÇADOS; LEI E DIREITO É QUE SE DIVORCIAM COM FREQUENCIA”

  21. Visão Dialética “A justiça real está no processo histórico de que é resultante, no sentido de que é nele que se realiza progressivamente.”

  22. Visão Dialética “O Direito, em resumo, se apresenta como positivação da liberdade conscientizada e conquistada nas lutas sociais e formula os princípios supremos da Justiça Social que nelas se desvenda”

More Related