1 / 9

CAPA

Grupo: Anna Leísa Waack João Pedro Brígido Gabriela Mozart Lana de Luca Lucas Pinho Mariana Serran. CAPA. Turma: 8m3 Professores: Juliana Bezerra Cícero Augusto. Países.

isaura
Télécharger la présentation

CAPA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Grupo: Anna Leísa Waack João Pedro Brígido Gabriela Mozart Lana de Luca Lucas Pinho Mariana Serran CAPA Turma: 8m3 Professores: Juliana Bezerra Cícero Augusto

  2. Países • A Guerra do Pacífico confrontou o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. Bolívia Peru Chile

  3. CHILE

  4. BOLÍVIA

  5. PERU

  6. Origens • Foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1881 (séc. XIX) • A guerra se originou por motivo de desavenças entre o Chile e a Bolívia o controle de uma parte do deserto de Atacama rica em recursos minerais. Este território era explorado pelas imprensas chilenas de capital britânico. O aumento de taxas sobre a exploração mineral logo se transformou numa disputa comercial, crise diplomática e por fim, guerra. • O clima seco da região facilitou o acúmulo de grande quantidades de nitratos. Foram descobertos na década de 1840, de que estes recursos serviam como fertilizantes para a agricultura e podiam ser usados na fabricação de explosivos tornou a área ainda mais disputada.

  7. Sobre a Guerra →A primeira batalha em alto-mar, Batalha de Chipana, se sucedeu em 12 de abril de 1879. As corvetas peruanas Unión e Pilcomayo se depararam com a corveta chilena Magallanes a caminho de Iquique. Depois de duas horas de duelo, a Unión sofreu problemas com o motor e a corveta Magallanes conseguiu escapar sem grandes danos. →Tendo completo controle dos mares, o exército chileno iniciou a invasão do Peru. A Bolívia, incapaz de recuperar sua província do Litoral (Antofagasta), juntou-se à defesa peruana em Tarapacá e Tacna dando início a campanho por terra.

  8. Características da Guerra • Novas Tecnologias: • minas terrestres com dispositivo de controle; • rifles curtos; • balas perfuradoras de armaduras; • torpedos e barcos para desembarques de tropas em praias; • Submarino Peruano: • Alguns analistas peruanos acreditam que se o serviço secreto tivesse sido eficiente naquela época, o conflito poderia ter visto a introdução de um protótipo de submarino pelo lado peruano.

  9. Conseqüências • Termos de paz: Sob os termos do Tratado de Ancón, o Chile ocupou as províncias de Tacna e Arica por 10 anos, onde depois do tempo estipulado seria realizado um plebiscito que decidiria a nacionalidade da região. Os dois países nunca concordaram com os termos do plebiscito. Finalmente, em 1929, sob o intermédio do presidente estadunidense Herbert Hoover, um acordo foi feito no qual o Chile ficou com Arica; O Peru readquiriu Tacna e recebeu $6 milhões em indenizações. Em 1884, a Bolívia assinou uma trégua que deu total controle da costa pacífica ao Chile, com suas valiosas reservas de cobre e nitratos. Um tratado de 1904 tornou este arranjo permanente. • Conseqüências de longo prazo: Para os bolivianos, a perda de um acesso soberano ao oceano Pacífico ainda é um assunto delicado, evidente durante os tumultos internos de 2004 acerca da nacionalização das reservas de gás e na eleição de Evo Morales para a presidência da república em 2005. Muitos dos problemas do país ainda são atribuídos à falta de um acesso ao mar. O Chile se deu melhor, anexando um lucrativo território com imensas reservas de cobre e nitratos.

More Related