1 / 13

PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE

PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE. Monitora Ana Cristina Duprat Disciplina: Genética Humana. Penetrância e expressividade são conceitos relacionados à correlação genótipo –fenótipo . PENETRÂNCIA. TUDO OU NADA

oistin
Télécharger la présentation

PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PENETRÂNCIA E EXPRESSIVIDADE Monitora Ana Cristina Duprat Disciplina: Genética Humana

  2. Penetrância e expressividade são conceitos relacionados à correlação genótipo –fenótipo.

  3. PENETRÂNCIA TUDO OU NADA É a presença ou não de uma característica ou condição clínica determinada por um gene. Ou o indivíduo a tem ou não tem.

  4. PENETRÂNCIA Como fator estatístico, a Penetrância refere-se à fração de pessoas, portadoras obrigatórias de um gene determinado, que manifestam seu fenótipo específico. Exemplo: para certa doença, todos os indivíduos que herdam o gene mutante têm a apresentação clínica. A penetrância é 100% - completa.

  5. PENETRÂNCIA INCOMPLETA (REDUZIDA) Quando a freqüência de expressão do fenótipo é inferior a 100%. Quer dizer, alguns portadores do gene não o expressam. Mas a hereditariedade não muda, pois esses portadores podem transmitir o gene da doença para a próxima geração.

  6. PENETRÂNCIA “skipping a generation” No heredrograma de doenças autossômicas dominantes, a transmissão parece “pular uma geração”: na verdade, é uma pessoa heterozigota, em quem o gene não teve penetrância.

  7. PENETRÂNCIA Exemplo: Retinoblastoma É autossômico dominante. Estudos familiares mostram que cerca de 10% dos portadores obrigatórios do gene de susceptibilidade ao retinoblastoma não possuem a doença.

  8. EXPRESSIVIDADE É a graduação do fenótipo – o quanto é expresso. o grau de defeito exercido pelo gene o grau de manifestação clínica a natureza e a gravidade do fenótipo

  9. EXPRESSIVIDADE VARIÁVEL As manifestações de um fenótipo diferem em pessoas que apresentam o mesmo genótipo.

  10. EXPRESSIVIDADE VARIÁVEL As variações são INTER e INTRA familiares. A etiologia não é conhecida. Entre famílias diferentes, é provável que seja a heterogeneidade do locus mutante. Expressividade variável é característica de doenças autossômicas dominantes.

  11. EXPRESSIVIDADE Exemplo: Síndrome de Waardenburg É autossômica dominante. Alterações de pigmentação: heterocromia de íris; íris azul brilhante típica; mecha branca de cabelo; cabelo grisalho Alterações da audição: nenhuma; moderada; perda total

  12. Penetrância e Expressividade são conceitos distintos.Penetrância: sim ou não?Expressividade: o quanto é?

  13. Penetrância incompleta e Expressividade variável são mecanismos, pelos quais os genes de doenças autossômicas dominantes se mantenham na população, até em freqüências altas. Mas NÃO devem ser a única justificativa para a expressão variada do fenótipo, levando à idéia de monogenia e à simplificação,deve-se procurar outras possibilidades como: Poligenia: vários genes envolvidos em uma doença Influência dos fatores ambientais sobre as manifestações clínicas da doença.

More Related