1 / 6

CEAP CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CEAP CURSO: ADMINISTRAÇÃO. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DOCENTE ESP : Gisele Andrade. A construção social do sujeito.

royce
Télécharger la présentation

CEAP CURSO: ADMINISTRAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CEAPCURSO: ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DOCENTE ESP: Gisele Andrade

  2. A construção social do sujeito • Na Índia, onde os casos de meninos-lobos foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. Não tinham nada de humano e o seu comportamento era exatamente semelhante aquele dos seus irmãos lobos. • “ Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.Eram incapazes de permanecer em pé.Só se alimentavam de carne crua ou podre,comiam e bebiam como animais, lambendo os liquidos”.

  3. Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu. Necessitou de seis anos para aprender a andar e pouco antes de morrer só tinha um vocabulário de 50 palavras.Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. • ‘Ela chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente as pessoas que cuidavam dela. A sua inteligência permitiu-lhe comunicar com outros por gestos e depois por palavras rudimentar, aprendendo a executar ordens simples.”

  4. O relato descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social.Amala e Kamala por terem sido privadas desse contato com outras pessoas não conseguiram se humanizar, não aprenderam a se comunicar através da fala,não foram ensinadas a usar determinados utensílios e instrumentos sociais, não desenvolveram processos de pensamento lógico.

  5. No entanto, o caso de Amala e Kamala representa uma exceção.Em geral, o bebê nasce, cresce, vive e atua em um mundo social.É na interação com outros que as necessidades do ser humano tendem a ser satisfeitas. Necessidades que implicam sua própria sobrevivência - alimentação,abrigo, proteção, amparo, segurança, Conhecimento. Através deste contato,que a criança adquire a através dela, a de se comunicar com os outros e a organizar seu pensamento.

  6. O trabalho faz o homem se organizar para alcançar determinados fins, respondendo aos impasses que a natureza coloca a sua sobrevivência.Ao transformar a natureza, os homens criam cultura, refinam, cada vez mais, técnicas, instrumentos - saber, enfim, transformam-se a si mesmos: desenvolvem as suas funções mentas (percepção, atenção, memória, raciocínio) e sua personalidade(sua maneira de sentir e atuar no mundo).

More Related